Gestão Transparente, Gestão Regulada Humberto Falcão Martins PAINEL: TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DAS AGÊNCIAS REGULADORAS
Advertisements

IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos José Luiz Lins dos Santos Presidente da ABAR – 28 de agosto de 2013 O PAPEL DAS.
Marco legal e Inovação Fernando N. Ribeiro
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
Transparência no Brasil e no Mundo
Sistemas de Accountability
Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA) Oficina de Trabalho RIPSA no Estado Brasília, 10 dezembro 2007 A iniciativa RIPSA Nacional RIPSA.
A iniciativa “RIPSA Nacional”
Eduardo Marques Cem/Cebrap e Dcp/Usp
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
GTI Claudia Salles Haddad
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
Governança e Desenvolvimento
Modernização do Estado e Controle Externo O desafio do alinhamento estratégico PROMOEX Florianópolis 28/06/2007 Francisco Gaetani
Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas EBAPE/FGV – 14 Dezembro GOVERNANÇA REGULATÓRIA: DESAFIOS NO SISTEMA REGULATÓRIO BRASILEIRO.
Contexto e desafios da institucionalidade regulatória em Latino América Sebastian Lopez Azumendi Consultor em Governo e Regulação Nota: As opiniões desenvolvidas.
EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO DESCENTRALIZADA NO BRASIL E NO ESTADO DA BAHIA
Floriano de Azevedo Marques Neto
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Desenvolvimento Comunitário
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
ENARSE 2012.
EXPERIÊNCIAS CONTRATUAIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Humberto Falcão Martins Rio de Janeiro, maio de 2004 Painel Contratos de Gestão na Administração.
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos
Fundamentos da estrutura organizacional
Introdução: Conceitos
DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NO NORDESTE Humberto Falcão Martins.
Caio Marini, Diretor do Instituto Publix
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Profª Jaqueline Leite GESTÃO ESTRATÉGICA A INTERFACE COM O AMBIENTE.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Administração Pública Contemporânea:
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
GUIA REFERENCIAL DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
“Debates sobre definições estratégicas de políticas para os portos” – Ministério dos Transportes Wilen Manteli Presidente da Associação Brasileira dos.
COMPLIANCE 30/03/2010.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
5 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Cargos e Salários Sem Mistério
UMA NOVA SUSEP R OBERTO W ESTENBERGER – S UPERINTENDENTE abril/2015.
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Boa Gestão Financeira em África Conferência de Partes Interessadas Tunísia 3 de Novembro de 2010.
Gestão Pública – Seminário
CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA
Gestão de Tempo de Projeto
GESTÃO PÚBLICA Burocracia Planejamento e Processo Administrativo Prof. Msc Nelson Fossatt.
ClassesfifriFi(%) Fixi [145, 150 [1 1 [150, 155[ 15 [155, 160[4 [160, 165[0,25 13 [165, 170[ [170, 175[50, ∑ 1,00--
As mudanças e transformações na função de RH
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Brasília, 23 e 24 de abril de 2015 REUNIÃO DO GRUPO DE REPRESENTATES DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR.
Ouvidoria, Gestão das Políticas de Transparência e Acesso à Informação Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman –
Mapeamento de Processos
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Conceitos, premissas, atuação e desafios CONCEITOS GESTÃO “ Execução de forma contínua e virtuosa de processo.
INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015.
Estímulo à Inovação no Setor Público: estratégias de indução
BUROCRACIA DE MAX WEBER Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administração Turma: 2ª Etapa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
Políticas Públicas no Brasil Quatro modelos de relação Estado Sociedade As 4 gramáticas políticas do Brasil Clientelismo Corporativismo Insulamento burocrático.
REGULAÇÃO DO SETOR DE SANEAMENTO NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS AGÊNCIAS Cristina de Saboya Gouveia Santos Brasília, Agosto/2015.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Perspectivas sobre Coerência Regulatória Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social 24 a 29 de Maio de 2015 A Situação Atual e Modelos.
“Agências Reguladoras: Avaliação de Performance e Perspectivas” Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel Luiz Guilherme Schymura de Oliveira Brasília,
ANEEL: Visão Geral e Diferenças com ANP Edvaldo Santana Diretor da ANEEL Praia, Cabo Verde, Julho de 2009.
Transcrição da apresentação:

Gestão Transparente, Gestão Regulada Humberto Falcão Martins PAINEL: TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIA

Importância da transparência para regular a autonomia das instituições regulatórias

Autonomia como elemento essencial do modelo regulatório Kit reguladoras – Mandato fixo – Recursos vinculados – Autonomia (decisória e gerencial) Blindagem contra interferências predatórias Resguardar elementos/padrões técnicos nos processos decisórios Promover estabilidade de regras Promover o desempenho

A tendência autonomizante: a politização da administração Os pesos e contrapesos: a burocratização da política Autonomia regulada e inserida (governança) Disfunções da autonomia não regulada e não inserida: insulamento e predação/captura disfunções das limitações à autonomia A necessidade de regular e inserir/direcionar a autonomia

Transparência Regulação/controle da autonomia – Atributos institucionais – Conformidade à regras – Aplicação de recursos Inserção/direcionamento – Alinhamento com políticas públicas – Resultados – Esforços

Limitações à transparência Amplitude – Compliance – Operacional – Estratégica Atitude – transparência reativa (LAI) – Passiva – Ativa – Iluminação social