PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA

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Transcrição da apresentação:

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1: CONCEITOS REPRESENTATIVOS Professora: Geórgia Feitosa REFERÊNCIAS DONDIS, D.A.. Anatomia da mensagem visual.In: DONDIS, D.A.. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo, Martins Fontes, 2007.

Três Níveis de recepção e expressão das mensagens visuais PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 Três Níveis de recepção e expressão das mensagens visuais REPRESENTACIONAL SIMBÓLICO ABSTRATO

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 REPRESENTACIONAL Aquilo que vemos e identificamos com base no ambiente e na experiência. Como isso acontece?

Referentes REPRESENTACIONAL PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 REPRESENTACIONAL Referentes Para organizarmos a nossa percepção a respeito das coisas do mundo, precisamos distribuir os objetos em categorias, e de uma forma simplificada conseguimos identificar o que faz parte de cada grupo. Alguns elementos possuem uma ligação mais estreita com os protótipos, outros nem tanto.

REPRESENTACIONAL PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 REPRESENTACIONAL O que vai determinar o nível de semelhança entre o objeto real e o referente é a capacidade de percepção do sujeito que faz essa referência, a intenção, o instrumento escolhido para registrar e a sua habilidade em realizar o registro. Podemos optar por fazer o registro com um desenho, uma escultura, um filme, ou mesmo um retrato. E dependendo do modo que escolhemos registrar outros fatores podem interferir na composição da imagem. Mas lembrem-se o registro, por mais fiel que seja a realidade capturada, é sempre aberto a diferentes significações.

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 REPRESENTACIONAL

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 REPRESENTACIONAL Um conceito representacional ampara-se na realidade. Mas, dentro do conceito está embutida a abstração do olhar do artista, idealizador, que de um modo único, vê esta realidade com base na sua experiência.

SIMBÓLICO PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 SIMBÓLICO Trata-se de um vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribuiu significados. O símbolo deve ser eficaz, deve ser conhecido, lembrado e reproduzido com facilidade. Não pode ter grande quantidade de informação, devem ser simples. Os símbolos são contextualmente e historicamente demarcados. Os símbolos podem ser ressignificados com o tempo O folclore, a religião, a publicidade, o cinema, a internet são responsáveis pela composição e divulgação de muitos símbolos que conhecemos hoje.

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 SIMBÓLICO

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 ABSTRATO A qualidade cinestésica de um fato visual reduzido a componentes visuais básicos e elementares, enfatizando os meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 ABSTRATO Quanto mais representacional for a informação visual, mais específica será sua referência; quanto mais abstrata, mais geral e abrangente. A abstração de um modo geral é uma simplificação da realidade a traços mínimos que ainda assim lhe façam referência.

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 A abstração pode chegar a um nível de ausência de vínculo com a realidade, como nas artes abstratas, como as obras de Picasso no século XX.

Tomemos como exemplo a casa PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 A abstração tem sido associada a pintura e a escultura, no entanto, a abstração está presente inclusive nas ciências, como por exemplo a arquitetura. Tomemos como exemplo a casa

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 Uma casa não se assemelha a nada na natureza, não de forma direta, mas a um conceito adotado pelos seres humanos e animais desde o início da existência. O conceito de abrigo

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 ABSTRATO

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 ABSTRATO

Os moradores ( suas necessidades e comportamentos) PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 A construção dessa casa ou o seu projeto deve considerar alguns elementos importantes, tais como: A área Geografia/relevo O clima Os moradores ( suas necessidades e comportamentos)

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 Toda manifestação abstrata é profunda, o elemento representacional nela é um detalhe de referência, de identidade que indica as relações mais próximas que podemos fazer. O abstrato, portanto é conceitual, pois elucida as associações mais primitivas e mais complexas que podemos fazer a partir das nossas experiências.

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 EXERCÍCIO As empresas, de um modo geral, procuram expressar sua identidade nos símbolos que adotam como logomarca. Veja o caso do Bradesco.

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1

PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 1 Essa foi a representação abstrata, que se tornou simbólica, de uma árvore.Apresente a sua versão representacional, simbólica e abstrata para a carnaúba. Lembrem-se: A expressão representacional deve conter elementos que tenham relação direta com a realidade. A expressão simbólica deve ter um objetivo a ser comunicado; A expressão abstrata deve ser a versão mais profunda e simplificada da representacional.