O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Durante séculos, a atenção psicológica aos enfermos confundiu-se com a atenção religiosa. O acompanhamento em clínicas e hospitais era realizado por Freiras.
Advertisements

ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE COLETIVA
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Marcos da evolução da Enfermagem em Portugal Batalha LMC, PhD, RN; Amaral-Bastos M, Especialista SIP Madrid, Maio de 2014 La visión profesional del cuidado.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Curso sobre Projeção em Psicanálise Método projetivo O sentido da projeção A projeção segundo Freud Tipos de projeção Mecanismos envolvidos A percepção.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Realinhamento do Planejamento Estratégico baseado no Processo de Tomada de Decisão Iran Rolisola - Unimed SBO, Americana e Nova Ode ssa.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
Módulo II – ENTREVISTA A Coordenadora do Instituto de Pesquisas Psicossociais: Maria Auxiliadora Marques convida os acadêmicos e profissionais da área.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
Prof. Dr° Vagner Custódio
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
INSTITUTO DA FAMÍLIA PROMOVE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Seu diagnóstico e suas múltiplas abordagens
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
1- C OMO VOCÊ PERCEBE A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHADOR DE SAÚDE E O USUÁRIO ? O trabalhador oferece um atendimento humanizado, e o usuário tem uma boa aceitação.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
PROFª Mauro Junior  O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja a função consiste em assegurar.
Transcrição da apresentação:

O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL

“O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médico sanitária completa tanto curativa como preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar, e cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisa em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.“ (Ministério da Saúde)

HOSPITAL  Vem de Hospes que significa hóspede e deu a origem para “hospitalis” e “hospitium”  Grécia, India, Arábia/Pérsia e Egito- pratica da medicina domiciliar, mas com protótipo de instituição. Surge o primeiro hospital em 360 d.C.  Isolamento e Construção dos hospitais. Valetudinários e Taberna Medicae

HISTÓRICO  St. John- 1º hospital geral  Hospital Jesus de Nazareth; Brasil: Santa casa de Santos (1538)  primeiro registro de psicólogo no âmbito hospitalar (Hospital McLean): desenvolvimento de pesquisas pioneiras sobre Psicologia Hospitalar  Brasil (Matilde Serviço de Psicologia Hospitalar no Hospital das Clínicas/USP)

HISTÓRICO  Dra Bellkiss Romano no InCor  O primeiro curso de Psicologia Hospitalar do PUC/SP sob coordenação Bellkiss  Regina D’Aquino cria, em Brasília, um trabalho junto a pacientes terminais. Wilma C. Torres cria Programa de Estudos e Pesquisas em Tanatologia da FGV/RIO

HISTÓRICO  Angerami-Camon cria curso de especialização em PH no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. Heloisa BC Chiattone cria setor em serviço de pediatria  1983 – I Congresso Nacional de Psicólogos da Área Hospitalar  fundação da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH)  reconhecimento da PH como especialidade pelo Conselho Federal de Psicologia

DEFINIÇÃO DA ESPECIALIDADE  Atua em instituições de saúde nos níveis primário, secundário e terciário  Atua em instituições de ensino superior e/ou centros de estudo e pesquisa visando aperfeiçoamento ou especialização dos profissionais (latu senso e strictu senso)  Atende a pacientes e familiares

 Membros de equipe multidisciplinar  Alunos e pesquisadores quando estes estão em pesquisa de campo  Avalia e acompanha intercorrências psíquicas quando o paciente está em tratamento DEFINIÇÃO DA ESPECIALIDADE

 Favorece a promoção e recuperação da saúde física e mental  Promove intervenção para melhorar a relação médico/paciente e paciente/família  Pacientes clínicos/cirúrgicos em diferentes especialidades

DEFINIÇÃO DA ESPECIALIDADE  Atendimento psicoterapêutico, grupos, psicoprofilaxia, avaliação diagnóstica, interconsulta  Ambulatório, enfermarias, PS, UTI  Atua de forma interdisciplinar

REALIDADE ATUAL  Aumento do interesse na atuação  Aumento do número de hospitais com psicólogos atuando  Desenvolvimento de Cursos de Formação/ Especialização (PROBLEMA)  Desenvolvimento de pesquisas e publicações  Diversos eventos científicos

DESAFIO Aumento da oferta de profissionais X Realidade do mercado de trabalho - Vínculo empregatício - Carga horária - Remuneração - Postura e valorização profissional Contrato onipotente