Mobilidade 1
Superintendência de Tecnologia STA – STE – STR - PSTP Compartilhar: por que? O que é a web 2.0? Superintendência de Tecnologia STA – STE – STR - PSTP
O que é web 2.0?
O termo web 2.0 é utilizado para descrever a tendência que reforça o conceito de COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO, e COLABORAÇÃO dos internautas com sites e serviços virtuais, ou seja: O que é web 2.0? Usuários acrescentam valor!
O que é web 2.0?
Novos paradigmas Distribuir / empurrar a mensagem Controle da reputação Um para muitos Conhecimento Tradicional Engajar / envolver a comunidade Gestão da reputação Muitos para muitos Inteligência Coletiva
Antes
Com as redes sociais...
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O que são redes sociais
Prodesp 2.0
Alguns dados sobre redes sociais no Brasil Fonte:
O Case Obama
Mais de 100 milhões de dólares arrecadados pela internet 87% de toda a arrecadação veio através da internet. 93% dos doadores contribuíram com menos de U$ 100 Mybarackobama.com Uma rede social onde os eleitores podem criar seus próprios blogs para discussão, enviar recomendações, criar seu mini-site para arrecadação de doações, organizar eventos, etc. YouBama: Canal de vídeos feitos por usuários Flickr: fotos tiradas por voluntários, não por profissionais Após eleição: change.gov e data.gov O case Obama
Mídias sociais como ferramenta de mobilização – Irã #iranelection Os iranianos fizeram uso exemplar de uma ferramenta simples para driblarem um regime ditatorial, com iniciativas e coordenação sem precedentes.
Uso dos sites de redes sociais para engajar as pessoas – para motivá- las a entrar em ação, não apenas online, mas no mundo real. Através de mídias sociais, as pessoas se comunicavam em tempo real e alcançavam grandes audiência sem nenhum custo. Mídias sociais como ferramenta de mobilização – Egito
Oportunidades de negócios – Sites de compras coletivas O Brasil já tem mais de sites de compras coletivas. As redes sociais foram fundamentais para alavancar esses sites.
Oportunidades de negócios – Sites de compras coletivas
Uso das Redes Sociais - Educacional
Uso das Redes Sociais – Opiniões e manifestações
Uso das redes sociais - repercussão Anúncio errado publicado em 29/06/2010 na Folha de São Paulo, 1 dia após vitória do Brasil por 3 x 0 sobre o Chile.
Uso das redes sociais - repercussão
Aproximação governo - cidadão Ouça a opinião do cidadão. O que tem sido falado espontaneamente sobre o governo e os serviços públicos. Estabeleça um diálogo direto com o cidadão. Permita que o cidadão participe de decisões Compartilhe resultados Estimule o conteúdo gerado pelo seu público e seja estimulado por ele
O Governo nas redes sociais
Outros exemplos de Governo 2.0
Dados Abertos
Web 2.0, Web 3.0 e as oportunidades para o governo Usar as comunidades virtuais como base de relacionamento do governo. Customizar e personalizar a interface de governo para o cidadão, conceito de “Meu Governo” Oferecer SaaS (Software as a Service) para o cidadão/usuário Disponibilizar centrais integradas de atendimento à população Adotar o software multicanal, que pode rodar nos mais variados dispositivos
Tratar o cidadão como o centro das decisões Disponibilizar a mobilidade, tanto para quem produz como para quem consome os serviços públicos Dispor de serviços proativos, alertas automáticos pessoais, regionais etc. Integrar-se nos níveis de governo, onde variados serviços são oferecidos em um único atendimento Web 2.0, Web 3.0 e as oportunidades para o governo
Monitorando as redes sociais
Links
Consumidores protestam contra preço alto da gasolina - de-gasolina/ de-gasolina/1328 Crítica leva Brastemp ao topo do Twitter shl shl Eleições no Irã e o Twitter: usando mídias sociais a favor da democracia Web 2.0, Web 3.0 e as oportunidades para o governo
Obrigado Edna Carvalho Ferreira Facebook.com/edna.carvalhoferreira Andrea Mihee Jin Facebook.com/deiachang Leandro Marques Ferreira Facebook.com/leandromarques.info