Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS.
Advertisements

ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Contato Área temática: Saúde Apoio: CENEX HC PBEXT/PROEX Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Medicina 1. Aluno.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E PREPARO PARA A CIRURGIA DA OBESIDADE MÓRBIDA E GRUPO PÓS-CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO COM ALUNOS E PROFESSORES QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, PARA A INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS EM ESCOLAS.
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
Qualidade de vida e sintomas depressivos em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise Rosario BP 1, Parcias SR 2 ( 1-Bolsista PUIC, medicina 2-Prof.Drª.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
PERFIL ACADÊMICO DOS ALUNOS DO IF-USP* Fernando Augusto Silva, Maria Regina D. Kawamura Instituto de Física da Universidade de São Paulo Panorama Geral.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal.
INSTITUTO DA FAMÍLIA PROMOVE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Seu diagnóstico e suas múltiplas abordagens
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
Sistema para agendamento e controle de pacientes para a Clínica Escola de Fisioterapia (CEF) da Unisul Ciências Exatas e da Terra Johannes S Silveira Ferreira.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Bases genéticas do Autismo e suas manifestações Acadêmicas Camila Piccoli da Rosa e Vânia Ramos dos Santos Elisa Sisti Docente do curso de Biomedicina.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Introdução O adoecimento cardíaco se caracteriza como um importante problema de saúde tanto no Brasil como no mundo. Trazendo dados da World Health Organization (WHO) (2004), Ragozini et al (2005) afirmam que 29,2% das mortes no mundo são causadas por doenças cardiovasculares. Nacionalmente esta realidade também é impactante. No ano de 2000 este tipo de adoecimento foi responsável por 32% das internações e por 10% dos óbitos do país (MS – Ministério da Saúde, 2004). De acordo com Romano (2001), os fatores psíquicos influenciam na etiologia deste adoecimento e, além disso, podem prejudicar a evolução do mesmo, no que diz respeito a adesão ao tratamento, a influência no curso do adoecimento e a modificação dos hábitos de vida. Partindo desta associação de fatores, esta pesquisa buscou identificar os agentes estressores de pacientes com adoecimento cardíaco hospitalizados através de um levantamento de dados documental. Objetivos Objetivo geral: Identificar os agentes estressores decorrentes do processo de adoecimento e hospitalização em pacientes com adoecimento cardíaco hospitalizados. Objetivos específicos: Identificar os principais agentes estressores de pacientes com adoecimento cardíaco hospitalizados em processo diagnóstico submetidos a exames. Identificar os principais agentes estressores de pacientes com adoecimento cardíaco hospitalizados em etapa hospitalar pré- operatória. Identificar os principais agentes estressores de pacientes com adoecimento cardíaco hospitalizados em etapa hospitalar pós- operatória. Metodologia Esta pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa de delineamento documental e de caráter exploratório. Tem como sujeitos investigados os pacientes que estiveram internados em uma ala destinada a pacientes com adoecimento cardíaco em um Hospital Geral de Florianópolis e foram atendidos por estagiários do Projeto de Extensão de Psicologia e Cardiologia do Curso de Psicologia da UNISUL nos semestres e Foram consideradas três etapas hospitalares, nas quais foram realizados atendimentos com os pacientes: Em exame, Pré-operatório e Pós-operatório. Inicialmente identificou-se os atendimentos realizados em cada etapa hospitalar em separado. Posteriormente Identificou-se o agente estressor nomeado pelo estagiário em cada atendimento realizado e, por fim, colocou-se os dados em gráficos para facilitar a visualização dos resultados e posterior análise. Resultados Conclusões Entre os estresses encontrados com maior freqüência nos atendimentos, pode-se destacar a ansiedade pela espera de exames ou de procedimentos cirúrgicos (presente em 56 atendimentos), o medo da morte (presente em 27 atendimentos), a ansiedade de separação de casa (presente em 24 atendimentos) e a ansiedade de recuperação da saúde (presente em 20 atendimentos). Deste modo, pode-se concluir que grande parte dos estresses identificados dizem respeito a esperas prolongadas por procedimentos, ou pelo próprio processo de hospitalização e não especificamente pelo adoecimento cardíaco. Bibliografia OMS. Relatório Mundial da Saúde: Saúde mental: nova concepção, nova esperança, Lisboa, 1. ed., Disponível em:. Acesso em: 17 set RAGOZINI, Cinthia Alves et al. A atuação da psicologia clínica hospitalar em cardiologia. In: ISMAEL, Silvia Maria Cury (org.). A prática psicológica e sua interface com as doenças. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, ROMANO, Bellkiss Wilma. Psicologia e Cardiologia: Encontros Possíveis. São Paulo: Casa do Psicólogo, Apoio Financeiro: Unisul Legenda dos estresses psicológicos 1- Ameaça à integridade (medo de morte e de reincidência da doença); 2- Medo de estranhos (equipe de saúde); 3- Ansiedade de separação (de casa, da família, do trabalho...); 4- Medo de perda de amor e de aprovação; 5- Medo ou perda de controle de funções do corpo; 6- Medo de perda de partes do corpo; 7- Medo de Retaliação (doença percebida como castigo); 8- Ansiedade frente à falta de informação sobre o adoecimento; 9- Ansiedade pela espera (do diagnóstico, do exame, da cirurgia...); 10- Ansiedade pela recuperação da saúde; 11- Outros; 12- Não foi identificado estresse psicológico. OS AGENTES ESTRESSORES DE PACIENTES COM ADOECIMENTO CARDÍACO HOSPITALIZADOS Grande Área: Ciências Humanas.