Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VENDA DE ÍNDICES DE POTENCIAL CONSTRUTIVO. A possibilidade de transferência e alienação de Índices de Potencial Construtivo é mais um instrumento de ação.
Advertisements

C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
twitter.com/funasa Jaraguá do Sul, 18 de maio de 2016 Tema 6 Passo a passo para acesso a recursos do.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Cenários Econômico- ambientais da Indústria da Cana em Goiás a partir de Entrevista de seleção ao Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos.
IBAMA Diretoria de Licenciamento Ambiental Pavimentação/Reconstrução da Rodovia BR-319 Senado Federal, 06 de dezembro de 2013.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Geoprocessamento Prof. André Aparecido da Silva. Definição É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Perfil das Organizações Policiais MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
Karla Crosara Ikuma Rezende Gerência de Universalização e Ampliação do Acesso – PRUV Superintendência de Planejamento e Regulamentação - SPR Brasília/DF.
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
ESTUDO TRANSVERSAL.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ÁREA: CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE – CST DISCIPLINA DE POPULAÇÃO, ESPAÇO E MEIO AMBIENTE.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Audiência Pública: Qualidade da telefonia móvel e providências para sanar os problemas ARTUR COIMBRA SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.
O conceito de classe média no município de São Paulo: a utilização de indicadores para sua quantificação Leandro Blanque Becceneri.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
SER-212 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Aluno: Fernando Leonardi SJC, 22 de Agosto de 2008 Professor: Dr.Gilberto Câmara Engenheiro Cartógrafo
CARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM DO ENTORNO DA LAGOA ARROIO CORRENTE NO MUNICIPIO DE JAGUARUNA, SC. Área de Conhecimento: Ciências Biológicas - Ecologia/Educação.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
Relação do Desempenho Escolar e Sua Relação com Dados Socio-econômicos no Município de São Paulo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
1 13 de novembro Brasília Projeção populacional dos municípios brasileiros por sexo e grupos de idade Consultoria RIPSA/OPAS Eduardo Santiago Rosseti Apresentação.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Áreas entre 850 e m de altitude Áreas entre e m de altitude Áreas acima de m de altitude Estado de Santa Catarina Proposta do Ministério.
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
A distribuição espacial dos imigrantes segundo o status educacional, no Município de Belo Horizonte: uma abordagem espacial Aluno: Járvis Campos Apresentação.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
Resultados e conclusão Figura 1: Mapa de Manchas ano 2007 – Município de Cariacica/ES.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Projeto 100% Água Fabiana Coutinho L. Raposo Patrícia Pavan C. Abreu O-DOD – Divisão de Operação da Distribuição Vanuza Pratti Cristelo.
C RIAÇÃO, I NCORPORAÇÃO, F USÃO E D ESMEMBRAMENTO DE M UNICÍPIOS: Alguns aportes técnicos para o debate.
APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE POPULAÇÃO André Augusto Gavlak Geógrafo Análise Espacial de Dados.
ANÁLISE ESPACIAL DO VOTO ECONÔMICO PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010 NO ESTADO DE SÃO PAULO DAVID GUIMARÃES DR. MIGUEL DR. EDUARDO SER 301 – ANÁLISE.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
 Empregado rural  Conceito, contratos de trabalho, direitos peculiares, prescrição, moradia e realidade social dos empregados rurais do Brasil.  Introdução.
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha PHIS-Porto.
ESTRELAS DUPLAS Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Kharen Silva Imagem retirada deste site :
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
Bancos de dados geográficos e redes neurais artificiais: tecnologias de apoio à gestão do território José Simeão de Medeiros, 1999 Aluna: Grasiela Rodrigues.
Análise estatística de dados da PNAD: incorporando a estrutura do plano amostral Pedro Luís do Nascimento Silva, Djalma Galvão Carneiro Pessoa e Maurício.
Transcrição da apresentação:

Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos Responsáveis por Domicílio. André Luiz Miranda Silva Zopelari Apresentação como requisito para avaliação na disciplina CST-310 Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre

Martin Handford, Where´s Wally? Área de Estudo: Município de Rio Verde (sudoeste de Goiás).

Problema: Existe relação entre população com maior renda e ocupação de setores aonde a cana vem se expandindo?

Hipótese: Nos setores censitários aonde a cana vem se expandindo se concentra a classe de responsáveis pelo domicílio com maior nível de renda.

Material e Métodos: Fontes secundárias: dados censitários do IBGE - Censo 2010; Shapes do Censo Shapes diversos para se gerar o Mapa de Uso e Cobertura da terra Canasat – INPE: Shapes da expansão, reforma e soca canavieiras Dados sobre erosão e outras formas de degradação: Relatório de Impacto Ambiental.

Mudança Demográfica: A tabela 1 demonstra que a população do município aumentou entre 2000 e 2010, com algumas nuances que serão apresentadas mais adiante.

Pela Tabela 2, vale observar, para a escala do município – e não do setor – registrou-se uma apreciação no nível de rendimentos dos domicílios, ou seja, de todos os habitantes com atividades remuneradas, entre 2000 e 2010, especialmente naqueles em áreas consideradas urbanas, com acréscimo de quase 3%; contudo, também é digno de nota o decréscimo de aproximadamente 2% naqueles em áreas rurais. Mediante as informações acima, torna-se viável proceder-se a uma análise em nível de setores censitários, com o fito de se observar o comportamento dos valores relativos à renda dos responsáveis por domicílio no município, datados de 2010.

Figura 1: Concentração de Residências cuja pessoa responsável percebe acima de 20 salários mínimos.

Cerrado antropizado.

Figura 3: áreas cobertas por cerrado antropizado contendo cana-de-açúcar.

Figura 3 – Expansão da Cana no Município de Rio Verde.

Conclusões. A proposta do trabalho foi verificar a hipótese de que pessoas com maior nível de renda estão ocupando porções do território do município de Rio Verde em que a plantação de cana vem se expandindo. Para tal empresa, coletou-se dados demográficos no Censo do IBGE, dos anos 2000 e 2010; também obteve-se dados do município no Serviço de Informações Geográficas do Governo do Estado de Goiás, e, afeta ao mesmo Governo, o Serviço de Informações e Estatísticas. Os dados sobre agricultura foram conhecidos através do PROBIO, do Ministério do Meio Ambiente, e do Programa CANA-SAT do INPE. Procedeu-se a um cotejo em nível de setores censitários entre as variáveis de renda e os shapes de expansão da cana, assim como do Cerrado antropizado. Pode-se constatar que, com efeito, os domicílios cujo chefe percebe uma renda maior que 20 salários mínimos se concentram numa faixa do município onde nota-se a penetração de canaviais, e onde o cerrado foi mais transformado.

Obrigado.