Www.funasa.gov.br www.facebook.com/funasa.oficial twitter.com/funasa FUNASA Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual de Goiás Ações 2010 -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Introdução e Conceitos Fundamentais
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Conferência das Cidades Mato Grosso
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
O Mundo Urbano Brasileiro
FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
Painel: Aspectos destacados
Conferência das Cidades Mato Grosso
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
Trabalhando pelo desenvolvimento sustentável regional e urbano
PROJETOS DE ENGENHARIA PARA O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO – PAC – REQUISITOS Uberlândia, 07 de maio de 2014.
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental PROGRAMA PRIORITÁRIO DE INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA Eng. Marcos Helano Fernandes.
Política Nacional de Habitação
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
Coordenação Regional de Santa Catarina
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
ASSEMAE 30 ANOS: PELA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANSAB
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Plano Municipal de Saneamento Básico Ponte Nova - MG 19 de novembro de 2009.
A ATUAÇÃO DO ESTADO EM ÁREAS DE RISCO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Objetivos Específicos:
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Coordenação Regional de Santa Catarina
PPA – PLANO PLURIANUAL O PPA é um instrumento de planejamento O PPA (Plano Plurianual) é um plano que se estende por 4 anos. LDO LOA.
PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO ago/2013
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
Política de Gestão e Saneamento Ambiental Município de Santo André
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Elaboração dos Planos Municipais
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Paulo Ferreira Secretário Nacional de Saneamento.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL COM O AUXÍLIO DA CARTILHA “O MUNICÍPIO QUE QUEREMOS: ENTENDA POR QUE SANEAMENTO É BÁSICO E SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE” Aline.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
Uma visão estratégica para o desenvolvimento. O Fim do Milagre Econômico Aspectos Institucionais Metas PLANSAB – atuação SANEAGO Planejamento Técnico.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
AO63 - METODOLOGIA PARA APOIO PARA ATUALIZAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB.
Painel 1 Saneamento Ambiental e a Construção do SNDU (Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano)
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Paulo Ferreira Secretário Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
twitter.com/funasa.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Eng.º Geraldo Leite Botelho, Msc Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Seminário.
Saneamento básico em Santa Catarina sob a ótica do Plansab Tatiana Santana T. Pereira Guilherme da Silva Pereira.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Elaboração de Planos de Saneamento Básico CONCLUSÃO Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton Farias Analista de Infraestrutura.
Transcrição da apresentação:

twitter.com/funasa FUNASA Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual de Goiás Ações

twitter.com/funasa MISSÃO INSTITUCIONAL Promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental. VISÃO DE FUTURO Até 2030, a Funasa, integrante do SUS, será uma instituição de referência nacional e internacional nas ações de saneamento e saúde ambiental, contribuindo com as metas de universalização do saneamento no Brasil.

twitter.com/funasa AÇÕES E PROGRAMAS Engenharia de Saúde Pública Saneamento para Promoção da Saúde Sistema de Abastecimento de Água Sistema de Esgotamento Sanitário Sistemas de Resíduos Sólidos Cooperação Técnica - Plano Municipal de Saneamento Básico Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas Melhorias Sanitárias Domiciliares Estudos e Pesquisas Saneamento Rural Projetos de Laboratórios Saúde Ambiental Ações Estratégicas em Saúde Ambiental Educação em Saúde Ambiental Controle da Qualidade da Água Atuação em desastres Ocasionados por Inundações

twitter.com/funasa ATUAÇÃO DA FUNASA EM SANEAMENTO RURAL  Plano Plurianual  PAC 2 ( )  Programa Água Para Todos  Comunidades Rurais  Comunidades Remanescentes de Quilombos - demandas encaminhadas pela SEPPIR (Programa Brasil Quilombola)  Assentamentos da Reforma Agrária - demandas encaminhadas pelo INCRA e por institutos de terras estaduais  Decreto nº7.535/2011: institui o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água - “Água Para Todos” - Plano Brasil Sem Miséria Saneamento Rural – Atendimento de Água – “Água Para Todos”

twitter.com/funasa Saneamento Rural – Atendimento de Água – “Água Para Todos” O Estado de Goiás não possui o Programa “Água Para Todos”, entretanto são desenvolvidas ações em Comunidades Remanescentes de Quilombolas, Assentamentos da reforma agrária, e até o ano de 2012 foram desenvolvidas Ações em Áreas Indígenas. Nas Comunidades Remanescentes de Quilombolas foram realizadas: 11 Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), divididos da seguinte forma: - 07 SAA na Comunidade Kalunga, - 01 SAA em Magalhães – Nova Roma, - 01 SAA em São João d’Aliança, - 01 SAA em Silvânia e - 01 SAA em Santa Rita do Novo Destino. Nos Assentamentos da Reforma Agrária, entre os anos de 2010 a 2013, foram construídos 48 poços e locados mais 53 poços a fim de dar acesso e uso da água. Nas Áreas Indígenas além dos poços construídos, houve a construção de Melhorias Sanitárias Domiciliares para que o acesso fosse universalizado.

twitter.com/funasa Fonte: Plano de Saneamento Básico Participativo, Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental PERFIL DOS MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELA FUNASA DESCRIÇÃO PERFIL DOS MUNICÍPIOS E FAIXA POPULACIONAL COM POPULAÇÃO ATÉ 50 MIL HABITANTES MAIOR COM POPULAÇÃO MAIOR QUE 50 MIL HABITANTES DEMAIS MUNICÍPIOS OU INTEGRANTES DE CONSÓRCIOS*** MUNICÍPIOS INTEGRANTES DE REGIÕES METROPOLITANAS, DE RIDE*, OU INTEGRANTE DE CONSÓRCIOS** ABASTECIMENTO DE ÁGUA FUNASA Ministério das Cidades ESGOTAMENTO SANITÁRIO FUNASA Ministério das Cidades MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS FUNASA Ministério das Cidades DRENAGEM URBANA E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS Ministério das Cidades * RIDE: Região Integrada de Desenvolvimento ** Consórcios públicos, nos termos da Lei nº /2005, acima de 150 mil hab. *** Consórcios públicos, nos termos da Lei nº /2005, acima de 150 mil hab.

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DE OBRAS Período Acompanhamento e fiscalização da execução física da Obra Neste período foram acompanhadas efetivamente 257 obras de Saneamento, com os seguintes resultados: 125 obras com recursos Funasa e Emendas Parlamentares, totalizando um valor de R$ ,30 91 obras com recursos do PAC1 num valor de R$ ,26 40 obras do PAC2 num total de R$ , obras concluídas num total de R$ ,30 de recursos aplicados.

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DE OBRAS Período Acompanhamento e fiscalização da execução física da Obra 50 obras do PAC1 e PAC2 foram concluídas, distribuídas da seguinte forma: 37 obras de Melhorias Habitacionais de Controle da Doença de Chagas – MHCDC 07 obras de Sistema de Abastecimento de Água – SAA 04 obras de Melhorias Sanitárias Domiciliares – MSD 02 obras de Sistema de Esgotamento Sanitário – SES, sendo que uma do PAC2 já foi entregue.

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DE OBRAS Período Acompanhamento e fiscalização da execução física da Obra 80 obras foram concluídas em Convênios e Emendas Parlamentares, distribuídas da seguinte forma: 12 obras de Melhorias Habitacionais de Controle da Doença de Chagas – MHCDC 16 obras de Sistema de Abastecimento de Água – SAA 18 obras de Melhorias Sanitárias Domiciliares – MSD 17 obras de Sistema de Esgotamento Sanitário – SES 17 obras de Resíduos Sólidos - RS

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DOS CONVÊNIOS DO PAC - GERAL Tipo de Intervenção PAC Qtde VALOR CONVÊNIO R$ %%% ExecuçãoConcluídos Não IniciadosParalisadaCanceladaEm TCE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ,37 8,82% 12 5,15% 7 0,74% 1 0,00% ESGOTAMENTO SANITÁRIO ,40 18,38% 25 1,47% 2 3,68% 5 0,74% 1 0,00% 0 0 MELHORIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES ,00 2,94% ,50% 17 0,00% 0 0,74% 1 0,00% 0 MELHORIAS HABITACIONAIS DOENÇA DE CHAGAS ,48 12,50% 17 27,21% 37 0,00% 0 0,74% Total ,25 42,65% 58 36,76%5016,91% 23 1,47% 2 2 0,74% PAC/FUNASA – SUEST-GO – METAS GERAL Fonte: SIGOB/2013 e SIGESAN/2013

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DOS CONVÊNIOS DO PAC – GERAL 1-PAC/FUNASA – SUEST-GO – METAS GERAL

twitter.com/funasa Tipo de Intervenção PAC Qtde Valor Convênio R$ %%% ExecuçãoConcluídosNão IniciadosParalisadaCanceladaEm TCE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ,37 9,38%97,29% 7 1,04% 1 0,00% ESGOTAMENTO SANITÁRIO ,40 8,33%81,04% 1 4,17% 4 0,00% MELHORIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES ,00 4,17%4 4 1,04% 1 0,00% MELHORIAS HABITACIONAIS - DOENÇA DE CHAGAS ,48 17,71%1738,54% 37 0,00% 0 1,04% TOTAL ,25 39,58%3851,04% 49 6,25% 6 1,04% – PAC1/FUNASA – SUEST-GO – METAS – PAC1 Fonte: SIGOB/2013 e SIGESAN/2013 ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DOS CONVÊNIOS DO PAC1

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DOS CONVÊNIOS DO PAC1 2 – PAC1/FUNASA – SUEST-GO – METAS – PAC1

twitter.com/funasa Tipo de Intervenção PAC Qtde Valor Convênio R$ %%% ExecuçãoConcluídosNão IniciadosParalisadaCancelada ABASTECIMEN TO DE ÁGUA ,37 7,50% 3 0,00% ESGOTAMENTO SANITÁRIO ,40 42,50% 17 2,50% ,00%0 MELHORIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES ,00 0,00% ,00% 16 0,00%02,50%1 TOTAL ,77 50,00% 20 2,50% 1 42,50% 17 2,50%1 1 3 – PAC2/FUNASA – SUEST-GO – METAS – PAC2 Fonte: SIGOB/2013 e SIGESAN/2013 ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DOS CONVÊNIOS DO PAC2

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DOS CONVÊNIOS DO PAC2 3 – PAC2/FUNASA – SUEST-GO – METAS – PAC2

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E EMENDAS PARLAMENTARES 4 - CV/FUNASA – SUEST-GO – RESULTADOS Fonte: SIGOB/2013 e SIGESAN/2013 Tipo de Intervenção Convênios Qtde Valor Convênio R$ %%% ExecuçãoConcluídosNão IniciadosEm TCEParalisadaCancelada ABASTECIMEN TO DE ÁGUA ,12 2,64% 12 14,76% 67 1,10% 5 2,64% 12 0,66% 3 7,05% 32 ESGOTAMENT O SANITÁRIO ,55 0,44% 2 7,49% 34 0,44% 2 0,00% 0 0,22% 1 1,10% 5 MELHORIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES ,39 2,20% 10 16,96% 77 0,22% 1 1,32% 6 0,44% 2 4,85% 22 MELHORIAS HABITACIONA IS - DOENÇA DE CHAGAS ,60 3,08% 14 8,15% 37 0,88% 4 0,44% 2 2 0,22% 1 RESÍDUOS SÓLIDOS ,49 1,98% 9 11,89% 54 0,44% 2 0,66% 3 0,00% 0 2,20% 10 PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB ,65 0,88% 4 0,00% 0 4,19% 19 0,00% TOTAL ,80 11,23% 51 59,25% 269 7,27% 33 5,07% 23 1,76% 8 15,42% 70

twitter.com/funasa ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E EMENDAS PARLAMENTARES Convênios

twitter.com/funasa ANÁLISE CRÍTICA DOS DADOS - DIFICULDADES A FALTA DE PADRONIZAÇÃO E DE QUALIDADE DOS PROJETOS APRESENTADOS - são os principais entraves tanto para execução das obras quanto para números de convênios Cancelados e Não Iniciados. A MÁ GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS, é a principal causa das obras paralisadas ou em TCE – Tomada de Conta Especial

twitter.com/funasa ANÁLISE CRÍTICA DOS DADOS – PONTOS POSITIVOS Apesar das dificuldades de pessoal e dos projetos apresentados, o acompanhamento da execução das obras físicas é constante; Consequentemente, há um grande número de obras concluídas; Atualmente a FUNASA conta com uma empresa terceirizada que atua no acompanhamento das principais obras em Execução. Entretanto, isso não exclui do nosso corpo técnico a necessidade de averiguação para a posterior emissão de laudo técnico.

twitter.com/funasa A FUNASA/SUEST-GO licitou e está executando 64 projetos completos (básico e executivo) divididos da seguinte forma: 22 projetos de Sistema de Abastecimento de Água (SAA) 42 projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), Valor dos Projetos de R$ ,75 Estão previstos ainda a elaboração ou execução de mais 72 projetos 13 projetos de Sistema de Abastecimento de Água (SAA) 59 projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Valor a ser investido de R$ ,05 ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM EXECUÇÃO PELA FUNASA

twitter.com/funasa ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM EXECUÇÃO PELA FUNASA RTP Levantamen to de campo Projeto Básico Projeto Executivo Estudos Ambientais ÁGUA Previsto Executado % executada 100,00%11,59%3,23%0,00% ESGOTO Previsto Executado % executada 100,00%16,13%12,00%13,33%0,00%

twitter.com/funasa PROJETOS SELECIONADOS POR CHAMAMENTO PÚBLICO -PAC2_2 TOTAIS PROJETOS APRESENTADOS PAC2_2 98 R$ ,66 SAA 27 R$ ,55 SES 71 R$ ,11 TOTAIS PROJETOS APROVADOS PAC2_2 43 R$ ,41 SAA 6 R$ ,69 SES 37 R$ ,72 No ano de 2013 houve um chamamento público para escolhas das obras para o PAC2. Os municípios se cadastraram no Sigob, portal de acompanhamento da Funasa, e foram selecionados a partir dos projetos que contemplassem etapa útil para o funcionamento do Sistema, seja de Água ou Esgotamento Sanitário.

twitter.com/funasa OBRAS INAUGURADAS Período

twitter.com/funasa Melhorias Sanitárias Domiciliares - MSD MSD – Santa Rita do Novo Destino

twitter.com/funasa SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SES ETE Corumbaíba – TC/PAC 0768/09

twitter.com/funasa MELHORIAS HABITACIONAIS PARA O CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS - MHCDC MHCDC – Posse Casa com 2 quartos

twitter.com/funasa MELHORIAS HABITACIONAIS PARA O CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS - MHCDC MHCDC – Sítio d’Abadia Casa com 2 quartos

twitter.com/funasa SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - SAA SAA – Zona Rural de Campos Belos – Povoado de Dois Irmãos

twitter.com/funasa Sistema de Resíduos Sólidos de Gouvelandia

twitter.com/funasa PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB Conferência Pública Municipal - Itapirapuã

twitter.com/funasa OBRIGADO Á TODOS Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual de Goiás Joilson Damasceno do Espirito Santo Engenheiro Sanitarista Rua 82, nº 179 – Setor Sul – Goiânia/GO CEP: Telefones: (62) /3055