7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
STC 6 Urbanismo e Mobilidade (UM)
Advertisements

Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM MATO GROSSO DO SUL
Perspectivas do Trem de Alta Velocidade Bernardo Figueiredo Julho/2013.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Aula Teórica nº 19 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9.3. Taxa de juro e procura agregada 9.4. Crescimento monetário.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Para entender o que é política pública Produção cultural
A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Turismo de Natureza Por: Rui Sousa G. Leitão.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Capitalista Socialista Misto
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
CRIMES, INFRAÇÕES AMBIENTAIS E BIOPIRATARIA.  Lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), o termo “biopirataria” foi usado para alertar sobre o fato.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Artesanato Políticas Culturais.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA FIESC AÇÕES 2013 e AGENDA /02/2014.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto privado Construção e Arquitectura Associar conceitos de construção e arquitectura à integração social e à melhoria do bem-estar individual Participar no processo de planeamento e construção de edifícios recorrendo a terminologias próprias e procurando garantir condições para as práticas de lazer Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos da área de STCExemplos da área de CLC Contexto privado Construção e Arquitectura - Conhecer os espaços funcionais dos alojamentos das famílias e apresentar algumas reestruturações que tenha realizado na sua habitação. - Identificar diferentes tecnologias utilizadas nos materiais de construção (tintas anti- fungos, isolamento, tipos de canalização, etc.) e conhecer a construção de novos edifícios de arquitectura inovadora – respeito pelos critérios de segurança sísmica, de isolamento térmico e acústico, ou de inclusão de serviços (climatização, aspiração central, etc.). - Relacionar as propriedades do betão e do ferro com a sua utilização na fabricação dos elementos estruturais. - Reconhecer que uma habitação/espaço habitacional deve incluir, desde o seu planeamento, condições que contribuem para uma maior qualidade de vida. - Conhecer o significado de termos específicos da construção e da arquitectura (alvará, hipoteca, etc.). - Saber comunicar com operários/ técnicos no caso de uma reclamação, pedido de esclarecimento, alteração de uma obra, etc. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Temas Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto profissional Ruralidade e Urbanidade Promover a qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano Intervir em contextos profissionais considerando a ruralidade ou urbanidade que os envolvem e procurando retirar daí benefícios para a integração socio-profissional

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos da área de STCExemplos da área de CLC Contexto profissional Ruralidade e Urbanidade - Conhecer profissões relacionadas com a produção agrícola; explorar modos de evolução das actividades primárias como factor de desenvolvimento regional, p. ex., agricultura biológica, produtos tradicionais, produtos tradicionais. - Conhecer produtos químicos adequados a diversas intervenções, equipamentos agrícolas e respectivas aplicações e as diferentes técnicas agrícolas, apresentando vantagens e desvantagens. - Conhecer as etapas do ciclo do azoto e explorar a acção das bactérias das raízes das leguminosas e dos solos nas reacções de transformação dos compostos azotados. - Reconhecer que o crescente interesse pelo restauro do património rural e urbano constitui novas oportunidades de trabalho. - Identificar e compreender regionalismos, sotaques e gírias profissionais. - Reconhecer a importância de preservar o património rural e urbano, enquanto herança cultural.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto institucional Administração, Segurança e Território Mobilizar informação sobre o papel das diferentes instituições no âmbito da administração, segurança e território Identificar sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos da área de STCExemplos da área de CLC Contexto institucional Administração Segurança e Território - Conhecer algumas instituições que regulam o sistema – rodoviário, fluvial/marítimo, ferroviário ou aeroportuário; compreender como diferentes instituições têm poderes, campos de actuação e modos de regulação distintos. - Conhecer algumas técnicas associadas à vigilância, sinalização, segurança e explorar o seu modo de funcionamento. - Conhecer diferentes soluções para regulação de fluxos de tráfego. - Identificar e compreender mapas, sinalização, PDM, legislação… - Compreender a relação do Estado com os cidadãos em matéria de administração do território. - Ler e compreender os textos produzidos pelo Estado (Governo, Autarquias…) em matéria de Administração do território.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto macro- estrutural Mobilidades Locais e Globais Reconhecer diferentes formas de mobilidade territorial – local e global – e sua evolução Relacionar mobilidades e fluxos migratórios com a disseminação de patrimónios linguísticos e culturais e seus impactos

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- estrutural Mobilidades Locais e Globais - Conhecer fluxos migratórios verificados em Portugal (séc. XX) – emigração para a Europa, imigração dos PALOP, Brasil, da Europa de Leste, migrações internas e relacionar estes fluxos migratórios com as oportunidades económicas, políticas e culturais, étnicas entre países e regiões ou condições ambientais, de reprodução e outras; explorar algumas características das áreas de atracção e repulsão populacional. - Conhecer os meios de transporte utilizados nas migrações ao longo dos tempos e relacionar a evolução dos meios de transporte com a migração. - Reconhecer algumas etnias e relacionar as suas migrações com dinâmicas do ecossistema; explorar formas de intervenção humana que alteram o equilíbrio do ecossistema. - Identificar causas das migrações, relacionando o multiculturalismo com as novas ofertas culturais. - Defender o património linguístico português no mundo, compreendendo a sua importância como veículo de cultura. - Compreender que a língua é fundamental para o funcionamento das sociedades e para a integração social das pessoas de diferentes origens.