Resultados Regionais Altamira – abril 2015. DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Estadual x Municipal Média de Proficiência em Língua Portuguesa.

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Resultados Regionais Altamira – abril 2015

DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Estadual x Municipal Média de Proficiência em Língua Portuguesa

DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Estadual x Municipal Média de Proficiência em Matemática

DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Estadual x Municipal Número de alunos

DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Urbana x Rural Média de Proficiência em Língua Portuguesa

DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Urbana x Rural Média de Proficiência em Matemática

DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Urbana x Rural Número de alunos

Médias de Proficiências Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Altamira 4º ano EF 147,7 Básico ,938,615,73,8 5º ano EF 175,4 Básico ,039,623,65,8 7ª série EF 196,4 Básico ,339,521,54,7 8ªsérie EF 205,2 Básico 95346,548,64,70,2 1ªsérie EM 203,8 Abaixo do Básico ,533,26,20,1 2ªsérie EM 220,7 Abaixo do Básico ,034,27,40,4 3ªsérie EM 227,5 Abaixo do Básico 95467,023,29,70,1 Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Anapú 4º ano EF 121,4 Abaixo do Básico 46368,225,36,30,2 5º ano EF 146,4 Abaixo do Básico 36955,035,28,71,1 7ª série EF 175,6 Básico 25152,536,79,61,2 8ªsérie EF 194,5 Abaixo do Básico 22055,940,93,20,0 1ªsérie EM 206,1 Abaixo do Básico 24859,735,15,20,0 2ªsérie EM 220,1 Abaixo do Básico 16660,933,75,40,0 3ªsérie EM 221,8 Abaixo do Básico 10969,727,52,80,0 Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Brasil Novo 4º ano EF 159,9 Básico 27427,746,421,94,0 5º ano EF 184,9 Básico 19320,244,030,65,2 7ª série EF 181,8 Básico 20449,033,815,71,5 8ªsérie EF 198,4 Abaixo do Básico 22756,039,24,80,0 1ªsérie EM 205,3 Abaixo do Básico 27560,734,54,40,4 2ªsérie EM 226,6 Abaixo do Básico 16650,042,27,80,0 3ªsérie EM 217,4 Abaixo do Básico 20775,817,96,30,0 Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Medicilândia 4º ano EF 139,3 Básico 41250,038,69,71,7 5º ano EF 163,0 Básico 38842,037,916,23,9 7ª série EF 193,7 Básico 25131,547,419,91,2 8ªsérie EF 209,6 Básico 23938,556,94,20,4 1ªsérie EM 211,5 Abaixo do Básico 26254,239,36,10,4 2ªsérie EM 230,3 Básico 20050,043,06,01,0 3ªsérie EM 221,2 Abaixo do Básico 16275,920,43,70,0 Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Porto de Moz 4º ano EF 114,5 Abaixo do Básico 49977,415,25,61,8 5º ano EF 128,9 Abaixo do Básico 57774,619,84,90,7 7ª série EF 173,4 Abaixo do Básico 33155,332,311,21,2 8ªsérie EF 188,2 Abaixo do Básico 28563,835,40,4 1ªsérie EM 207,3 Abaixo do Básico 34559,138,02,90,0 2ªsérie EM 209,2 Abaixo do Básico 28772,523,73,80,0 3ªsérie EM 214,8 Abaixo do Básico 22979,017,93,10,0 Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Senador José Porfírio 4º ano EF 141,8 Básico 23143,742,411,72,2 5º ano EF 164,3 Básico 23736,643,916,53,0 7ª série EF 202,0 Básico 13827,544,223,25,1 8ªsérie EF 205,1 Básico 12044,250,85,00,0 1ªsérie EM 221,9 Básico 9242,448,97,61,1 2ªsérie EM 235,4 Básico 9044,437,817,80,0 3ªsérie EM 234,7 Abaixo do Básico 8063,723,812,50,0 Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Uruará 4º ano EF 135,4 Básico 44256,330,812,00,9 5º ano EF 167,7 Básico 36833,444,018,83,8 7ª série EF 191,0 Básico 31739,537,518,94,1 8ªsérie EF 217,1 Básico 19437,653,68,80,0 1ªsérie EM 202,3 Abaixo do Básico 44862,533,93,60,0 2ªsérie EM 218,1 Abaixo do Básico 24264,929,35,40,4 3ªsérie EM 219,8 Abaixo do Básico 19273,520,85,70,0 Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Vitória do Xingú 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 184,2 Básico 2740,844,414,80,0 8ªsérie EF 205,3 Básico 4344,253,52,30,0 1ªsérie EM 225,6 Básico 19040,049,510,50,0 2ªsérie EM 233,1 Básico 12347,940,711,40,0 3ªsérie EM 244,3 Abaixo do Básico 12352,835,811,40,0 Língua Portuguesa

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico ,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico ,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico ,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico ,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico ,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico ,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico ,323,38,30,1 URE10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM 206,6 Abaixo do Básico ,535,95,50,1 2ªsérie EM 221,4 Abaixo do Básico ,434,27,10,3 3ªsérie EM 224,8 Abaixo do Básico ,822,67,60,0 Pacajá 4º ano EF 131,3 Abaixo do Básico 54457,732,98,31,1 5º ano EF 167,8 Básico 50836,541,918,13,5 7ª série EF 198,0 Básico 30829,646,420,13,9 8ªsérie EF 224,5 Básico 26626,365,47,90,4 1ªsérie EM 212,7 Abaixo do Básico 30153,937,58,30,3 2ªsérie EM 220,4 Abaixo do Básico 20455,438,75,90,0 3ªsérie EM 211,4 Abaixo do Básico 21377,916,95,20,0 Língua Portuguesa

Médias de Proficiências Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Altamira 4º ano EF155,2Abaixo do Básico155157,433,78,10,8 5º ano EF171,9Abaixo do Básico138655,036,77,40,9 7ª série EF197,4Abaixo do Básico130355,531,810,62,1 8ªsérie EF220,9Abaixo do Básico95154,044,01,90,1 1ª série EM225,7Abaixo do Básico144363,236,00,80,0 2ªsérie EM238,0Abaixo do Básico109967,230,42,40,0 3ªsérie EM243,4Abaixo do Básico95577,621,41,00,0 Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Anapú 4º ano EF137,0Abaixo do Básico45177,121,11,80,0 5º ano EF155,5Abaixo do Básico36576,421,41,90,3 7ª série EF184,8Abaixo do Básico25168,525,55,60,4 8ªsérie EF213,7Abaixo do Básico22162,934,42,70,0 1ª série EM230,9Abaixo do Básico24754,344,50,80,4 2ªsérie EM233,6Abaixo do Básico16669,330,10,60,0 3ªsérie EM229,8Abaixo do Básico10991,78,30,0 Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Brasil Novo 4º ano EF164,0Abaixo do Básico27046,342,610,70,4 5º ano EF188,4Básico19236,950,011,51,6 7ª série EF184,0Abaixo do Básico20470,022,16,41,5 8ªsérie EF210,0Abaixo do Básico22764,435,20,40,0 1ª série EM223,8Abaixo do Básico27564,434,90,70,0 2ªsérie EM241,6Abaixo do Básico16660,838,01,20,0 3ªsérie EM236,0Abaixo do Básico20786,014,00,0 Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Medicilândia 4º ano EF148,9Abaixo do Básico41865,328,56,00,2 5º ano EF168,2Abaixo do Básico39261,730,96,60,8 7ª série EF206,9Básico25142,245,410,02,4 8ªsérie EF229,7Abaixo do Básico23844,552,13,40,0 1ª série EM232,3Abaixo do Básico26254,942,42,30,4 2ªsérie EM242,6Abaixo do Básico19861,635,43,00,0 3ªsérie EM230,9Abaixo do Básico16287,712,30,0 Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Porto de Moz 4º ano EF128,9Abaixo do Básico57284,612,61,90,9 5º ano EF146,1Abaixo do Básico60681,415,82,60,2 7ª série EF183,5Abaixo do Básico32867,526,16,10,3 8ªsérie EF206,7Abaixo do Básico28373,525,80,70,0 1ª série EM223,7Abaixo do Básico34564,934,50,60,0 2ªsérie EM228,2Abaixo do Básico28779,819,90,30,0 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico22991,77,90,40,0 Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Senador José Porfírio 4º ano EF147,5Abaixo do Básico24265,730,62,90,8 5º ano EF163,7Abaixo do Básico23863,832,43,80,0 7ª série EF209,3Básico13842,842,012,32,9 8ªsérie EF226,0Básico12048,448,33,30,0 1ª série EM235,5Básico9345,254,80,0 2ªsérie EM240,9Abaixo do Básico8962,937,10,0 3ªsérie EM242,6Abaixo do Básico8081,217,51,30,0 Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Uruará 4º ano EF150,7Abaixo do Básico46163,130,65,90,4 5º ano EF166,0Abaixo do Básico43061,432,85,50,3 7ª série EF192,4Abaixo do Básico31961,528,59,10,9 8ªsérie EF233,1Básico19442,849,06,71,5 1ª série EM225,3Abaixo do Básico44965,732,71,60,0 2ªsérie EM239,2Abaixo do Básico24262,036,81,20,0 3ªsérie EM232,4Abaixo do Básico19287,512,00,50,0 Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Vitória do Xingú 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF200,0Básico2751,933,311,13,7 8ªsérie EF229,2Básico4346,551,22,30,0 1ª série EM235,7Básico18753,043,33,70,0 2ªsérie EM239,4Abaixo do Básico12365,035,00,0 3ªsérie EM242,5Abaixo do Básico12385,414,60,0 Matemática

Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico ,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico ,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico ,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico ,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico ,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico ,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico ,017,20,80,0 URE 10 4º ano EF 5º ano EF 7ª série EF 8ªsérie EF 1ª série EM227,0Abaixo do Básico330161,337,41,20,1 2ªsérie EM237,5Abaixo do Básico237067,231,21,60,0 3ªsérie EM238,1Abaixo do Básico205783,116,30,60,0 Pacajá 4º ano EF139,5Abaixo do Básico56275,221,03,60,2 5º ano EF169,4Abaixo do Básico50859,633,76,10,6 7ª série EF204,3Básico30847,738,311,72,3 8ªsérie EF242,5Básico26730,862,56,70,0 1ª série EM235,5Básico30049,748,32,00,0 2ªsérie EM237,1Abaixo do Básico20468,630,90,50,0 3ªsérie EM234,0Abaixo do Básico21283,915,60,50,0 Matemática

Fatores Associados ao Desempenho Escolar Altamira – abril 2015

Objetivos Altamira – abril 2015 Verificar os fatores que levam a diferentes desempenhos escolares. Esses fatores podem estar associados às características dos alunos, das turmas, dos professores, das escolas e do ambiente.

Questionários do SisPAE Os fatores deste estudo foram extraídos, principalmente, dos questionários aplicados pelo SisPAE 2014, incluindo: – Questionário dos alunos; – Questionário dos professores; – Questionário do diretor; e – Questionário da escola (infraestrutura)

Primeiramente são construídas medidas associadas aos itens dos questionários. Nos casos mais complexos utiliza-se a teoria de resposta ao item (TRI). No presente estudo todas as medidas foram agregadas para escolas. A associação com o desempenho escolar é feita por análise de regressão.

46 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Defasagem escolar – A defasagem do aluno foi feita com base na informação da idade do aluno. – Calculou-se a média da defasagem dos alunos de cada escola.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Expectativa de curso superior na percepção do aluno considerando os itens do questionário: Com base na nas suas expectativas, você acredita que irá: 30. Ingressar numa universidade pública. 31. Ingressar numa faculdade particular. Foi calculada a porcentagem de alunos que pretende fazer faculdade por escola

48 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível socioeconômico do aluno (NSE_A) Medida construída com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Itens usados do questionário: 4. Até que série/ano sua mãe ou a responsável por você estudou? 5. Até que série/ano seu pai ou o responsável por você estudou? 6. Sua rua é asfaltada ou tem calçamento? 7. Sua residência tem energia elétrica? 8. Sua residência tem água na torneira? 9. Sua rua tem coleta de lixo? 10. Tem alguém que mora com você que recebe Bolsa Família?

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível socioeconômico do aluno (NSE_A) 11. Sanitário 12. Geladeira 13. TV em cores 14. Máquina de lavar roupa 15. Aparelho de DVD 16. Automóvel (carro/moto) 17. Dicionário de Língua Portuguesa e/ou outras línguas. 18. Jornal de Notícias, como Diário do Pará, O Liberal, Amazônia e etc.? 19. Revistas de Informação Geral como Veja, Época, Super Interessante etc.? 20. Livros 21. Na sua casa, trabalha alguma empregada doméstica? 22. Sem considerar livros escolares, jornais e revistas, quantos livros existem no local onde você mora? 23. Com qual frequência você vê seus pais, ou responsáveis por você, lendo (jornais, revistas, livros etc.)? 26. Você tem computador no local onde você mora?

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível socioeconômico do aluno (NSE_A) – Depois de obtido o nível socioeconômico dos alunos, calculou- se a média por escola como uma medida do nível socioeconômico da escola (NSE_AE) – Observamos que os alunos de 4º e 5º ano parecem ter tido dificuldades para responder esses itens do questionário (muitos itens sem resposta e, aparentemente, muitos itens mal respondidos). A construção deste e de outras medidas do questionário dos alunos foram feitas com as respostas das séries mais avançadas. Embora os valores das medidas foram atribuídas para todos alunos que responderam a maioria dos itens.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível de satisfação dos alunos com a escola (NSAE_A) Medida construída com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Depois de obtida a medida por aluno, calculou-se a média por escola como uma medida da escola (NSAE_AE) Itens usados do questionário:

36. Tenho participado de coisas interessantes na escola. 37. Acho que vale a pena estudar nesta escola. 38. Estou sempre aprendendo coisas novas nesta escola. 39. Sinto-me bem cuidado(a) nesta escola. 40. Sinto que sou valorizado(a) nesta escola. 41. A escola em que estudo é acolhedora. 42. Gosto de estudar nesta escola. 43. Eu me sinto cheio(a) de energia e animado(a) na escola. 44. Gosto de ir para a escola. 50. Nas aulas, o(a) professor(a) ouve a opinião dos alunos. 51. O(A) professor(a) sempre esclarece minhas dúvidas. 52. Aprendo a matéria que o(a) professor(a) ensina. 56. O(A) professor(a) explica até que todos entendam a matéria. 57. Para o(a) professor(a), a turma toda pode aprender. 58. Eu capricho na hora de fazer os meus trabalhos. 59. O(A) professor(a) é claro ao explicar a matéria. 60. Acho as aulas interessantes e animadas.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível do clima escolar, na percepção dos alunos (NCE_A) Medida construída com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Depois de obtida a medida por aluno, calculou-se a média por escola como uma medida da escola (NCE_AE) Itens usados do questionário:

45. A escola é uma bagunça. Ficam muitos alunos do lado de fora da sala fazendo barulho. 46. Quando alguém me ameaça ou agride, não adianta reclamar na direção. Tudo continua do mesmo jeito. 47. A turma demora a fazer silêncio, depois que o(a) professor(a) entra em sala. 48. Durante as aulas, há muito barulho e bagunça, o que atrapalha quem quer estudar. 49. Por qualquer motivo, os alunos são colocados para fora da sala pelo Professor.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível de relacionamento na escola, na percepção dos alunos (NRE_A) Medida construída com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Depois de obtida a medida por aluno, calculou-se a média por escola como uma medida da escola (NRE_AE) Itens usados do questionário:

64. Como você vê a relação entre professores e estudantes? 65. Como você vê a relação entre estudantes e estudantes? 66. Como você vê a relação entre professores e gestores? 67. Como você vê a relação entre os professores? 68. Como você vê a relação entre estudantes e gestores? 69. Como você vê a relação entre estudantes e funcionários? 70. Como você vê a relação entre professores e funcionários?

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de instrução dos professores Foram criadas duas variáveis indicadoras (tipo sim-não) se a escola tem professores na série sem curso superior; se a escola tem professores na série com pós-graduação.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de instrução dos professores Foram criadas duas variáveis indicadoras (tipo sim-não) se a escola tem professor que leciona predominantemente português; se a escola tem professor que leciona predominantemente matemática; A primeira variável será usada como possível fator associado em língua portuguesa e a segunda como possível fator associado em matemática.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Projeto de redução da taxa de abandono escolar. Variável indicadora (tipo sim-não). Considerado sim quando a maioria dos professores respondem que concordam que existe esse projeto na escola. Projeto de redução da taxa de reprovação escolar. Variável indicadora (tipo sim-não). Considerado sim quando a maioria dos professores respondem que concordam que existe esse projeto na escola.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de comprometimento do professor (NCP_P) 19. Participei da elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola. 20. Conheço o Projeto Político Pedagógico da Escola. 21. Conheço as metas de Desempenho estabelecidas para a Escola. 28. Converso com os pais sobre os problemas de aprendizagem de seus filhos na escola. 29. Converso com os pais sobre os problemas disciplinares de seus filhos na escola. 43. Sempre corrijo e discuto a correção do dever de casa com os alunos. 44. Utilizo os resultados da avaliação para melhorar o que faço. 45. Utilizo os resultados das avaliações para rever minha prática pedagógica. 48. Ensino o mesmo assunto de várias maneiras, se for necessário, para que todos aprendam. 49. Sinto-me responsável pela aprendizagem dos alunos. 50. As minhas aulas são sempre planejadas. 51. Procuro utilizar vários recursos para tornar as aulas mais atraentes. 52. Procuro passar trabalhos interessantes e desafiadores para os Alunos. 53. Sempre arrumo tempo para pesquisar novos assuntos para minhas aulas.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de comprometimento do gestor, na percepção do professor (NCGes_P) 65. O diálogo e a participação de outros atores escolares não são valorizados pela gestão desta escola. 66. O gestor desta escola só toma suas decisões depois de ouvir outros atores envolvidos com a escola. 67. O planejamento anual das atividades é feito coletivamente. 68. O diretor desta escola tem por hábito consultar o Colegiado da Escola e ouvir as pessoas interessadas pelas questões da escola. 69. É obrigação da direção da escola prestar contas de todos os resultados, decisões e providências da escola. 70. A equipe gestora informa e incentiva a informação aos pais sobre o desempenho dos estudantes.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de satisfação do professor (NSP_P) 14. Gostaria de continuar lecionando nesta escola. 15. Considero meu trabalho importante para o desenvolvimento desta escola. 16. Eu me sinto gratificado(a) pela carreira que escolhi. 17. A experiência nesta escola me faz crescer profissionalmente. 18. Apoiaria meu filho se ele quisesse ser professor. 30. Sinto que sou valorizado(a) nesta escola. 31. Gosto de fazer parte da equipe desta escola. 32. Gosto de trabalhar nesta escola. 33. Eu me sinto cheio(a) de energia e animado(a) na escola. 34. Gosto de ir para a escola.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos diretores Se o diretor tem Pós-Graduação Se o diretor também é professor Se o diretor exerce atividade fora do magistério Três variáveis indicadoras (tipo sim-não)

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos diretores Nível de satisfação dos diretores (NS_D) 9. Foi uma decisão acertada ter me candidatado a diretor(a) desta escola. 10. Considero meu trabalho importante para o desenvolvimento desta escola. 11. Ser diretor(a) de escola é gratificante. 12. A experiência como diretor(a) desta escola me faz crescer profissionalmente. 13. A escola em que trabalho é acolhedora. 14. Gosto de trabalhar nesta escola. 15. Eu me sinto cheio(a) de energia e animado(a) na escola. 16. Gosto de ir para a escola.

Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos diretores Nível de participação e de interação dos agentes escolares (NPIAE_D) 17. Os professores me apoiam no cumprimento das regras da escola. 18. Os professores desta escola fazem esforço para interagir com a Comunidade. 20. Os professores trabalham juntos e cooperam uns com os outros. 22. As transgressões às normas de funcionamento e convivência da escola são resolvidas na própria escola. 23. A escola tem vários parceiros que ajudam a manter um atendimento de qualidade aos alunos. 24. Tenho por norma consultar o Conselho da Escola e ouvir as pessoas sobre as questões da escola. 25. O diálogo e a participação da comunidade é a melhor maneira de proteger a escola. 27. Tenho o hábito de informar aos pais ou responsáveis sobre o desempenho dos alunos. 28. Atendo pais de alunos para tratar de problemas disciplinares e de aprendizagem de seus filhos. 29. A permanência do aluno mais tempo na escola é incentivada promovendo ações de seu interesse. 30. O planejamento anual das atividades é feito coletivamente.

Medidas baseadas nos questionários de escola (infraestrutura) Indicador de pichação Indicador de depredação Duas variáveis indicadoras (tipo sim-não)

Medidas baseadas nos questionários de escola (infraestrutura) Nível de Estrutura Predial da Escola (NEP_E) 02. Telhado. 03. Paredes internas. 04. Piso. 05. Portas. 06. Janelas. 07. Banheiros. 08. Cozinha.

Indicadores extraídos do Censo Escolar 2013 se a escola é rural (1 = rural, 0 = urbana) se a escola é estadual (1 = estadual, 0 = municipal) se a escola é capital (1 = Belém, 0 = outras cidades) número de computadores totais por 100 alunos matriculados.

Modelo de Regressão Sejam: Y a proficiência média dos alunos de uma escola; X 1 o primeiro fator associado relativo a escola; X 2 o segundo fator associado relativo a escola; e assim por diante. para uma dada escola i, tem-se: Y i =  +  1 X 1i +  2 X 2i  k X ki +  i (i = 1, 2,..., n) onde o termo  representa o efeito de uma infinidade de outros fatores que podem estar afetando a proficiência, o termo aleatório do modelo. Os  ’s são estimados pelos dados e representam a influência de cada fator no desempenho. Observa-se que a magnitude das estimativas dos  ’s não só está associado à força da relação, mas também às unidades de medida das variáveis.

Principais resultados

Comentários dos fatores associados ao desempenho em Língua Portuguesa As medidas de alunos (cinco últimas linhas da tabela do Slide anterior) são as que mais estão associadas ao desempenho. Escola com mais alunos em defasagem escolar tende a ter desempenhos piores. Por ex., na 3ª série do EM, as escolas em que a média de defasagem de seus alunos é um ano maior, o seu desempenho médio tende a reduzir em 16,5 unidades na escala do Saeb/SisPAE. Quanto melhor o Nível do Clima Escolar e o Nível de Relacionamento na Escola, ambos na percepção do aluno, melhor é o desempenho do aluno

Comentários dos fatores associados ao desempenho em Língua Portuguesa Relação “curiosa” no Nível de Satisfação dos Alunos. Tem efeito positivo no 4º e 5º ano e efeito negativo para séries mais avançadas, especialmente no 3º EM. Uma possível explicação para isto é que os melhores alunos de séries mais avançadas são mais críticos, em consequência, seus níveis de satisfação tendem a ser menores.

Comentários dos fatores associados ao desempenho em Língua Portuguesa Em relação as características de escola e ambiente, verifica-se: Escolas rurais de 4º e 5º ano do EF apresentaram menor desempenho que as urbanas. No ensino elementar, escolas da rede estadual tendem a ter desempenho pior. No 4º e 5º ano, o desempenho tende a ser pior nas escolas em que: Diretor não tem Pós-Graduação Diretor é também professor Há professor sem curso superior

Comentários dos fatores associados ao desempenho em Matemática

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado Interação com a defasagem escolar 5º ano EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA1250,600,161,44 BAIXO AMAZONAS3260,510,002,38 CARAJÁS1530,490,061,70 LAGO DE TUCURUI1100,710,082,67 MARAJÓ2040,990,002,44 METROPOLITANA3260,570,031,66 RIO CAETÉS2250,730,061,55 RIO CAPIM2220,690,001,81 RIO GUAMÁ2660,660,032,00 TAPAJÓS650,680,101,64 TOCANTINS2940,880,083,00 XINGU860,650,082,10 Total24020,680,003,00

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com a defasagem escolar 8ª série EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA880,500,102,75 BAIXO AMAZONAS2430,480,001,47 CARAJÁS1230,440,051,65 LAGO DE TUCURUI690,760,191,92 MARAJÓ1370,980,142,70 METROPOLITANA2240,450,002,09 RIO CAETÉS1060,580,021,73 RIO CAPIM980,600,171,73 RIO GUAMÁ1310,570,001,70 TAPAJÓS420,410,001,36 TOCANTINS1520,780,001,88 XINGU650,530,111,28 Total14780,590,002,75

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com a defasagem escolar 3ª série do EM, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA160,740,391,23 BAIXO AMAZONAS350,530,031,19 CARAJÁS400,710,161,47 LAGO DE TUCURUI120,880,411,57 MARAJÓ250,880,131,45 METROPOLITANA1270,780,171,73 RIO CAETÉS380,850,451,82 RIO CAPIM260,890,371,41 RIO GUAMÁ460,770,251,21 TAPAJÓS90,650,141,18 TOCANTINS380,810,151,91 XINGU180,770,061,23 Total4300,770,031,91

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com a defasagem escolar 5º ano EF, Língua Portuguesa NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA 127,6025,161,44 BAIXO AMAZONAS 326,51220,002,38 CARAJÁS 154,4934,061,70 LAGO DE TUCURUI 111,7191,082,67 MARAJÓ 204,98270,002,44 METROPOLITANA 325,5716,031,66 RIO CAETÉS 225,7262,061,55 RIO CAPIM 223,68500,001,81 RIO GUAMÁ 265,6567,032,00 TAPAJÓS 64,6910,101,64 TOCANTINS 292,8901,083,00 XINGU 86,6497,082,10 Total 2402,68100,003,00

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com a defasagem escolar 3ª série EM, Língua Portuguesa NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA 16,7389,391,23 BAIXO AMAZONAS 35,5349,031,19 CARAJÁS 40,7065,161,47 LAGO DE TUCURUI 12,8827,411,57 MARAJÓ 25,8761,131,45 METROPOLITANA 127,7766,171,73 RIO CAETÉS 38,8502,451,82 RIO CAPIM 26,8859,371,41 RIO GUAMÁ 46,7744,251,21 TAPAJÓS 9,6491,141,18 TOCANTINS 38,8118,151,91 XINGU 18,7721,061,23 Total 430,7709,031,91

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com o Nível do Clima Escolar, na percepção do aluno 5º ano EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA125-0,11-0,961,51 BAIXO AMAZONAS326-0,01-1,081,84 CARAJÁS153-0,14-0,861,29 LAGO DE TUCURUI110-0,15-1,271,10 MARAJÓ204-0,10-1,631,84 METROPOLITANA326-0,19-0,971,56 RIO CAETÉS225-0,16-1,211,81 RIO CAPIM222-0,14-1,331,84 RIO GUAMÁ266-0,20-1,221,48 TAPAJÓS65-0,08-0,631,53 TOCANTINS294-0,10-1,201,58 XINGU86-0,04-1,131,53 Total2402-0,12-1,631,84

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

45. A escola é uma bagunça. Ficam muitos alunos do lado de fora da sala fazendo barulho. 46. Quando alguém me ameaça ou agride, não adianta reclamar na direção. Tudo continua do mesmo jeito. 47. A turma demora a fazer silêncio, depois que o(a) professor(a) entra em sala. 48. Durante as aulas, há muito barulho e bagunça, o que atrapalha quem quer estudar. 49. Por qualquer motivo, os alunos são colocados para fora da sala pelo Professor.

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado Interação com o Nível do Clima Escolar, na percepção do aluno 8ª série EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA88-0,05-0,851,14 BAIXO AMAZONAS2430,15-0,751,36 CARAJÁS123-0,06-0,761,04 LAGO DE TUCURUI69-0,03-0,60,76 MARAJÓ1370,26-0,711,58 METROPOLITANA224-0,15-0,85,91 RIO CAETÉS106-0,03-0,70,94 RIO CAPIM980,00-1,051,05 RIO GUAMÁ131-0,04-0,75,98 TAPAJÓS420,04-0,39,96 TOCANTINS1520,04-0,641,25 XINGU650,07-0,551,47 Total14780,02-1,051,58

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com o Nível do Clima Escolar, na percepção do aluno 3ª série do EM, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA160,24-0,18,63 BAIXO AMAZONAS350,35-0,18,94 CARAJÁS400,12-0,38,62 LAGO DE TUCURUI120,16-0,16,52 MARAJÓ250,33-0,28,94 METROPOLITANA1270,19-0,79,81 RIO CAETÉS380,16-0,37,62 RIO CAPIM260,19-0,161,12 RIO GUAMÁ460,27-0,651,21 TAPAJÓS90,24-0,101,06 TOCANTINS380,34-0,181,11 XINGU180,20-0,201,16 Total4300,23-0,791,21

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com o Nível do Clima Escolar, na percepção do aluno 5º ano EF, Língua Portuguesa NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA 127-,1083-,961,51 BAIXO AMAZONAS 326-,0112-1,081,84 CARAJÁS 154-,1353-,861,29 LAGO DE TUCURUI 111-,1433-1,271,10 MARAJÓ 204-,1075-1,631,84 METROPOLITANA 325-,1943-,971,56 RIO CAETÉS 225-,1528-1,211,81 RIO CAPIM 223-,1414-1,331,84 RIO GUAMÁ 265-,1988-1,221,48 TAPAJÓS 64-,0710-,631,53 TOCANTINS 292-,1093-1,201,58 XINGU 86-,0436-1,131,53 Total 2402-,1241-1,631,84

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com o Nível do Clima Escolar, na percepção do aluno 3ª série EM, Língua Portuguesa NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA 16,2360-,18,63 BAIXO AMAZONAS 35,3483-,18,94 CARAJÁS 40,1168-,38,62 LAGO DE TUCURUI 12,1591-,16,52 MARAJÓ 25,3322-,28,94 METROPOLITANA 127,1891-,79,81 RIO CAETÉS 38,1647-,37,62 RIO CAPIM 26,1874-,161,12 RIO GUAMÁ 46,2745-,651,21 TAPAJÓS 9,2389-,101,06 TOCANTINS 38,3366-,181,11 XINGU 18,2031-,201,16 Total 430,2261-,791,21

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com o Comprometimento do Professor, na percepção do aluno 5º ano EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA 122,3721-2,331,33 BAIXO AMAZONAS 339,5003-1,381,33 CARAJÁS 156,5120-1,461,33 LAGO DE TUCURUI 107,3718-1,161,33 MARAJÓ 214,4109-2,841,33 METROPOLITANA 323,2332-1,211,33 RIO CAETÉS 227,3257-1,931,33 RIO CAPIM 227,5059-1,361,33 RIO GUAMÁ 263,3166-2,241,33 TAPAJÓS 65,5726-1,091,33 TOCANTINS 311,3783-1,531,33 XINGU 86,4509-1,351,33 Total 2440,3949-2,841,33

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com o Comprometimento do Professor, na percepção do aluno 5º ano EF, Língua Portuguesa NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA 124,3634-2,331,33 BAIXO AMAZONAS 336,5105-1,381,33 CARAJÁS 157,5172-1,461,33 LAGO DE TUCURUI 106,3693-1,161,33 MARAJÓ 214,4026-2,841,33 METROPOLITANA 322,2298-1,211,33 RIO CAETÉS 225,3232-1,931,33 RIO CAPIM 226,5137-1,361,33 RIO GUAMÁ 259,3168-2,241,33 TAPAJÓS 64,5824-1,091,33 TOCANTINS 307,3855-1,531,33 XINGU 86,4508-1,351,33 Total 2426,3967-2,841,33

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Interação com o Comprometimento do Gestor 5º ano EF, Língua Portuguesa NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA 124,1987-1,261,15 BAIXO AMAZONAS 336,2056-1,921,15 CARAJÁS 157,2877-1,351,15 LAGO DE TUCURUI 106,1389-1,961,15 MARAJÓ 214,0451-2,241,15 METROPOLITANA 322,0229-2,351,15 RIO CAETÉS 225,1286-1,611,15 RIO CAPIM 225,1414-2,451,15 RIO GUAMÁ 259,0210-2,001,15 TAPAJÓS 64,1881-1,171,15 TOCANTINS 307,0754-1,571,15 XINGU 87,2044-1,471,15 Total 2426,1195-2,451,15

Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

Avaliação é um chapéu de muitas pontas.

Obrigado ! Guaracy Tadeu Rocha