REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Regina Célia Baptista Belluzzo
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Reflexões sobre educação online
A Era da Informação: economia, sociedade e cultura
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Ana Cristina Ghisleni
CIDADANIA PLANETÁRIA.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Informática na Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Aula 6: Redes Sociais - (Facebook)
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
MEIOS ELETRÔNICOS, VÍNCULO E DISTÂNCIA TRANSACIONAL
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
CiaClass Plataformas Colaborativas
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
SOCIOLOGIA 2º e 3º EM Professor Tiago Amorim.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
REDES SOCIAIS E OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO NA WEB 2.0 Fabio Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A Escola Necessária. A Tecnologia chegou na escola!
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
CTV PRODUÇÕESção e Evangelização na Cultura Digital.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
XI ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA – ARARAQUARA 09/15 Cidades sustentáveis : em busca de alternativas.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Aldeia Global O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Rodolpho Paggiaro C. de Arruda Estudo Sobre a Utilização de Software para Transferência de Conhecimento nas Organizações.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito Método de aplicação Objetivos,competitividade.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília

Essa palestra está organizada a partir de 3 questões: 1. A nova relação tecnologia, ciberespaço e conhecimento 2. Aprendizado autônomo e colaborativo (como conhecemos) 3. Aprendizado (conhecimento) e redes sociais Potencializar o aprendizado de indivíduos nas instituições com missão de capacitação para maior impacto do seu desempenho nas organizações onde trabalham e na sociedade. e 1 desafio

Duas experiências profissionais Diretor do Centro de Educação a Distância Universidade de Brasília Coordenador da Rede Global de Aprendizagem para o Desenvolvimento (GDLN)

O CONTEXTO ATUAL REDES SOCIAIS CONHECIMENTO CIBERESPAÇO

Como conhecemos

E hoje?

TIPOS DE RELAÇÕES Nível 1Nível 2Nível 3 HIERÁRQUICA EM REDE GRAUS DE COMANDO GRAUS DE AUTONOMIA

“ Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos” REDE SOCIAL “A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivos em comum e também valores a serem compartilhados” Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

São as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. Redes Sociais na INTERNET “O Orkut foi criado por um ex-aluno da Universidade de Stanford chamado Orkut Büvükkökten e lançado em 2004 pelo Google. Exemplo: Orkut É um sistema virtual que possibilita a conexão entre pessoas e a afiliação delas a comunidades. Os indivíduos são mostrados em forma de perfis, é possível receber conexões diretas (amigos) e indiretas (amigos dos perfis), e também como organizações sob forma de comunidades, com ferramentas de interação variadas, tais como fóruns para comunidades”

Manuel Castells, em sua trilogia “A era da informação” (1999), nos fala em seu primeiro volume da Sociedade em Rede. Rede é um conjunto de nós interconectados. Nó é o ponto no qual uma curva se entrecorta. Redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação (ex: valores ou objetivos de desempenho) Redes são instrumentos apropriados para uma economia capitalista baseada na inovação, globalização e concentração descentralizada; para o trabalho, trabalhadores e empresas voltadas para a flexibilidade e adaptabilidade; para uma cultura de desconstrução e reconstrução contínuas.

Autonomia para conhecer Colaboração para conhecer Indivíduos como seres sociais em rede

E a capacitação? Redes sociais como um forte instrumento Cidadania Solidariedade Desenvolvimento social sustentável

Muito obrigado! Bernardo Kipnis, Ph.D Faculdade de Educação Universidade de Brasília Tel: (61)