AULA 2 Construindo as bases teóricas para o Trabalho de Campo Integrado Disciplina: TRABALHO DE CAMPO INTEGRADO Curso: Geografia Professor: MSC. Carlos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaboração do Projeto do Trabalho Monográfico. A etapa denominada Elabora ç ão do projeto do trabalho monogr á fico constitui a última etapa da fase Pensando.
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Desenho teórico da pesquisa
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Pesquisa Social.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Introdução a Pesquisa Científica
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
RELATORIO DE PESQUISA Um roteiro para registrar os resultados do trabalho de campo.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
ANÁLISE DE TESE: GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR RODOVIÁRIO BRASILEIRO: O CASO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR- 163 NO ESTADO DO PARÁ TESE DE VANESSA JOSÉ DA ROCHA MESTRADO.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Indicadores de Saúde Conceito
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Tecnociência e suas implicações para a educação
AULA 1 O Trabalho de Campo Integrado Disciplina: TRABALHO DE CAMPO INTEGRADO Curso: Geografia Professor: MSC. Carlos da Silva Pateis Período: 2° Semestre.
Transcrição da apresentação:

AULA 2 Construindo as bases teóricas para o Trabalho de Campo Integrado Disciplina: TRABALHO DE CAMPO INTEGRADO Curso: Geografia Professor: MSC. Carlos da Silva Pateis Período: 2° Semestre Créditos: 6 Carga Horária: 90 horas/ aula Referências CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito. Trabalho de campo nas pesquisas geográficas. Trabalho apresentado na CONFERÊNCIA DA TERRA “FÓRUM INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE” realizada na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, de 21 a 24 de maio de 2008.

Trabalho de Campo O trabalho de campo em Geografia visa ao estudo das paisagens, que permite compreender e explicar as diferentes organizações espaciais. Atividade desenvolvida pelo pesquisador que se desloca de seu gabinete de trabalho para a área ou local de seu interesse (objeto de estudo), com a finalidade de realização das observações e levantamento das informações pertinentes. Trata-se então de um trabalho empírico, pois o pesquisador utiliza a observação e a experimentação para a coleta dos dados e informações, procurando atingir um conhecimento verdadeiro e objetivo, através do contato direto com a realidade observada. CAVALCANTI, 2008

O trabalho de campo é gerador de conhecimento geográfico, pois representa o lugar de onde se extraem informações para a elaboração de conhecimentos teóricos, bem como é também o local onde as teorias são testadas. CAVALCANTI, 2008 Segundo David (2002), [...] os “trabalhos de campo” e a “observação” sempre tiveram destaque na Geografia e é de fundamental importância que o geógrafo desenvolva a capacidade de observação de campo. Para isto, é preciso, treinar os sentidos a fim de se poder ver em detalhes a realidade observada. Para o autor citado, o principal instrumento do geógrafo, ao observar as paisagens ainda é o “olho”, ou seja, o “olho clínico do geógrafo”. DAVID, C. Trabalho de campo: limites e contribuições para a pesquisa geográfica, Revista GEO-UERJ. Rio de Janeiro: nº 11, p.19-24, 1º semestre de 2002.

A observação, de acordo com Gil (1995), nada mais é do que o uso dos sentidos com vistas a adquirir conhecimentos necessários para o cotidiano, podendo, porém, ser utilizada para fins científicos desde que tenha um objetivo formulado de pesquisa; seja sistematicamente planejada e submetida à verificação e controle. GIL, A. C. Método e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Ed. Atlas S.A., O processo de observação é uma das formas de se adquirir conhecimento através da utilização dos “sentidos”.

A observação sempre foi considerada de importância fundamental para o geógrafo, pois é através dela que se observam as paisagens com o intuito de desenvolver o conhecimento geográfico. É necessário então, fazer uma distinção entre o que se denomina de observação ou percepções cotidianas, do dia-a-dia, passivas ou não intencionais das observações científicas.

Observações cotidianas: observações do homem comum, no seu dia-a-dia e que são meramente contemplativas, sem maiores preocupações com o que está sendo observado. Exemplo: deslocamento da casa ao trabalho.

A observação científica é busca deliberada, com cautela e predeterminação, em contraste com a percepção da vida cotidiana, causal e em grande porção passivas. Na observação dita científica existe uma intenção no ato de observar, devendo-se saber de antemão o que se quer observar, deve-se ter um propósito em mente. O ato de observar é sempre norteado por alguma idéia, algum problema, ou alguma teoria, ou seja, sobre conhecimentos e experiências anteriores. Portanto, antes de efetuar qualquer observação é necessário desenvolver os conhecimentos teóricos, pois são eles que nortearão no processo de observação. CAVALCANTI, 2008

Ao observar uma paisagem é preciso selecionar aquilo que se quer interpretar, pois a noção da observação “completa” evidentemente não tem sentido algum, uma vez que observar é sempre selecionar, estruturar e, portanto, abandonar o que não se utiliza.

A observação científica é ao mesmo tempo ativa e seletiva, sendo procedida e guiada por hipóteses e/ou teorias que nos indicam quais os fatos ou fenômenos são mais relevantes para os nossos interesses. Mas, ao mesmo tempo em que se observa automaticamente se interpreta, através de um esforço mental, na tentativa de apreender o objeto observado.

Duas ou mais pessoas observando um mesmo objeto ou a mesma paisagem podem fazer diferentes interpretações. O mesmo objeto ou fenômeno pode ser visto e apreendido de maneiras diferentes por diferentes pessoas, em função de suas diferentes formações profissionais. Hotel Mont Blanc, instalado no alto da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão/ SP

1 Aspectos geológicos, geomorfológicos e pedológicos da região 2 Clima e recursos hídricos: caracterização e problemas na região 3 Fauna, flora e usos do solo na região: situação, problemas e perspectivas 4 A questão ambiental na legislação urbanística de São José do Rio Preto: adequação e limitações frente à realidade 5 Histórico da ocupação, caracterização sócio-econômica e aspectos demográficos da região e do município 6 Loteamentos irregulares no município: origens e conseqüências 7 Segregação sócio-espacial e a periferização da população de baixa renda na cidade 8 A expansão dos loteamentos fechados e suas implicações sócio- espaciais: o caso na cidade 9 Avenidas de fundo de vale: entre a solução para o trânsito e os problemas ambientais decorrentes 10 Os problemas do centro: deficiência na mobilidade, deterioração física e verticalização 11 O lugar do comércio ambulante na cidade Temas que serão abordados no TRABALHO DE CAMPO INTEGRADO?

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Elaboração, em grupo, do Roteiro de Excursão, segundo determinados temas; Desenvolvimento do tema do Roteiro de Excursão, durante o Trabalho de Campo; Avaliação final, dissertativa, individual, versando sobre temas analisados durante o Trabalho de Campo; Entrega do Relatório Final do Trabalho de Campo