O dual loop – alinhando o planejamento estratégico da SES ao planejamento operacional. Francisco Antônio Tavares Junior Assessor-chefe de Gestão Estratégica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMDI GERAES
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PARA RESULTADOS EM
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
Avaliando a Gestão para Resultados nas Áreas Fiscais dos Estados Setembro 2013.
Prof. Antonio Carlos Guil
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
Avaliação da situação de saúde
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Seminário Regional da Cooperação Brasil-Itália sobre Desenvolvimento Local e Regional PROJETOS ORIENTADOS PARA RESULTADOS Araraquara-SP
Como o Governo formula sua Estratégia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Planejar é preciso, viver não é preciso.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
Gerenciamento das Diretrizes
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
Florianópolis, 20 de setembro de Planejar é o ato de estabelecer onde se quer chegar e como chegar lá, a partir do ponto onde se está e dos recursos.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Software de Gestão Estratégica
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
AVALIAR e PLANEJAR.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Gestão da Saúde Pública
Março Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
Excelência na Gestão Pública
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Célia Cruz | Renata Brunetti
Plano de Contingenciamento de Gastos - PCG
Mapeamento de Processos
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
O que é PROJETO EXECUTIVO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oficina para Desdobramento e Alinhamento do Planejamento.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

O dual loop – alinhando o planejamento estratégico da SES ao planejamento operacional. Francisco Antônio Tavares Junior Assessor-chefe de Gestão Estratégica

Scorecards Pacto pela Saúde Planejamento de Consumo Estado para Resultados Relatórios Financeiros Painéis de Bordo LOA Programação Anual de Saúde Escritório de Projetos Execução Acordo de Resultados SIGPLAN GERAES LDO Plano Estadual de Saúde PMDI Scorecards Acordo de 2ª etapa Reuniões Relatórios de gestão Dashboards Gerenciamento de Projetos Relatório do TCE Arquivos Project Agenda de Compras Planilhas Painéis de Contribuição Projetos Estruturadores Agenda Setorial Mensagem do Governador PPAG Mapa Estratégico Boas idéias Balanced Scorecard POUCO ALINHAMENTO E MUITO RETRABALHO!!!

O governo do Estado de Minas Gerais, tem adotado a partir do Choque de Gestão, a lógica do duplo planejamento ou processo dual onde ocorrem estratégias “simultâneas e coerentes entre si” (VILHENA, [et al.] (org.) 2006) Para que os resultados propostos sejam alcançados é necessário um completo alinhamento entre o que se pretende, a estrutura organizacional e os processos realizados pela organização O primeiro passo significativo foi compreender sua inserção no planejamento estratégico do Governo Estadual. Isso inclui alinhar a visão de futuro e definir o mapa estratégico da Secretaria, fortemente articulado com o mapa estratégico do governo de Minas Gerais.

À partir da elaboração do Mapa Estratégico da SES/MG (feito em consonância com o PMDI e o PPAG), foram definidos e priorizados os programas e projetos estruturadores, bem como indicadores estratégicos para o acompanhamento das metas. Estes, por sua vez, são pactuados no Acordo de Resultados de 1ª etapa, instrumento que define as metas da organização e os seus compromissos com o Governador e com a sociedade.

De forma paralela ao processo de definição do mapa estratégico e da definição dos indicadores do mapa e dos painéis de contribuição das equipes, foi realizado um processo que surgiu como um fruto da percepção de que o processo de compras realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais precisava ser modernizado. Este processo é o planejamento de consumo, também já descrito em outro trabalho apresentado ao CONSAD. O grande ponto em questão é que embora as duas atividades se referissem a processos de planejamento, foram realizadas em sua 1ª etapa de forma desarticulada.

Riscos do desalinhamento A Secretaria e as áreas que a compõe não atingirem os resultados almejados (baixo desempenho); Possibilidade de aquisições não prioritárias para a Secretaria de Estado de Saúde, ocasionando desperdícios de recursos financeiros e sobrecarga na agenda do gestor de compras (baixo nível de execução ou execução desalinhada da estratégia); Falta de compreensão estratégica das áreas ao definirem suas demandas; O processo de planejamento de consumo reduzido a um processo de coleta sistemática de demandas que induz o consumo excessivo e desordenado pelas áreas.

Detalhamento do Planejamento Estratégico (Definição de metas por áreas, garantindo o alinhamento organziacional) Planejamento Operacional Consideração das metas para realização do planejamento de consumo. A lógica passa a ser: o que eu preciso “consumir” para alcançar minhas metas? Planejamento Estratégico da SES/MG (Onde queremos chegar? Quais serão as estratégias para chegar lá?)

Os Acordos de Resultados de 1ª etapa são desdobrados em contribuições por equipe. Cada equipe deve verificar e comprometer-se com suas contribuições. Para isso, foram realizadas reuniões de disseminação da estratégia, foi elaborada a cartilha do Mapa Estratégico e foram preenchidos os painéis de contribuição. Como resultado, foi elaborado o Acordo de 2ª etapa.

O processo de pactuação de metas antecedeu o planejamento de consumo e foi usado neste processo, de modo a induzir a lógica: o que eu devo fazer? O que preciso para fazer?

O CICLO COMPLETO

AGENDA ESTRATÉGICA VISÃO: Ser instituição modelo de inovação da gestão da saúde pública no Brasil, contribuindo para que MG seja o Estado onde se vive mais e melhor. METAS MOBILIZADORAS: Redução da mortalidade infantil Redução do APVP por doenças cardiovasculares e diabetes Redução do APVP por causas externas Ampliar resolubilidade micro e macrorregional Universalização da Atenção Primária Saúde em Casa Viva Vida Hiperdia Urgência & Emergência Mais Vida Transporte em Saúde Regulação Assistencial Pro-hosp Prontuário Eletrônico Teleassistência Farmácia de Minas ACORDO DE RESULTADOS Central de Resultados (Assessoria de Gestão Estratégica) Painel de Controle Escritório de Projetos Núcleo de Planejamento Estratégico GABINETE SUPERINTENDÊNCIA A SUPERINTENDÊNCIA B... PARCEIRO (MUNICÍPIOS, BENEFICIÁRIOS, ETC) GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE ASSESSORIA A... ACORDO DE RESULTADOS CONTRATUALIZAÇÃO