Extração de DNA Prof. Silmar Primieri.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obtenção do material: Vírus Bactérias; fungos
Advertisements

Extração de DNA de Plantas.
Características Gerais dos Vírus
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Aulas 9 e 10 Bio A Caderno 2 – página 151.   Carboidratos = açúcares  Responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o funcionamento.
Equilíbrio Heterogéneo Aulas 6  Equilíbrio Heterogéneo:  Produto de Solubilidade  Efeito do ião comum, pH e iões complexos  Titulações de precipitação.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
EDTA H4Y Dissociação H4Y H+ + H3Y- Ka1= 1,0 x 10-2 = ([H+].[H3Y-])/[H4Y] H3Y- H+ + H2Y-2 Ka2= 2,2 x 10-3 = ([H+].[H2Y-2])/[H3Y-]
COLÉGIO ALTERNATIVO/2015 Profº.Esp.Me. Fernando Senna (Tutor) Biologia Turma de EAD/2015.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
DESTILAÇÃO.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
Procesamento downstream
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Reino Monera.
CitologiaCitologia 1º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff.
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Misturando as coisas... Prof.: Silvio.
ELETROFORESE GEL DE POLIACRILAMIDA.
Ácido Ribonucleico RNA. Histórico 1869 – 1943: A descoberta - Ácidos orgânicos - Ribose Desoxiribose - DNA – animais RNA – leveduras 1944 – 1960: Era.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
CURSO DE PERÍCIAS FORENSES EPM maio/09
Modulo 5 : A Membrana Plasmática
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
wTcHg&feature=channel.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Transporte Ativo Podemos dizer que o transporte ativo é o contrário do passivo. Sendo assim esse tipo de transporte requer o uso de energia e se baseia.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
RECORDANDO FENÔMENO FÍSICO FENÔMENO QUÍMICO NÃO OCORRE FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS SUBSTÂNCIA PURA SIMPLESCOMPOSTA O 2,
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS
DNA = ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLÉICO PROPRIEDADES DO DNA O DNA é universal em todos os seres vivos; o que muda é o arranjo. Apresenta duas propriedades:
TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
PROF: DIOGO SILVA Isolamento de DNA e RNA. INFORMAÇÕES.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Transcrição da apresentação:

Extração de DNA Prof. Silmar Primieri

Conceitos Prévios O que é DNA? Onde se localiza o DNA na célula? Do que são formadas as membranas celulares? Qual a estrutura do DNA?

O que é DNA? Unidade básica informacional do DNA é o gene. Ser humano possui em torno de 30mil genes Tamanho do genoma dos organismos é relativo a sua complexidade. Virus 5-10 pb E. coli 4,640 pb Humano 2,900,000 pb

Onde se localiza o DNA na célula?

Do que são formadas as membranas celulares? A lise celular é o processo de ruptura ou dissolução da membrana celular que leva à morte da célula e liberação de seu conteúdo.

Qual a estrutura do DNA? • DNA: • RNA: DNA (acido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) estoca e transfere a informação genética dos organismos vivos. • DNA: – maior constituinte do núcleo – representação estável de completa composição genética de um organismo • RNA: – encontrado no núcleo e citoplasma – chave para o fluxo de informação dentro de uma célula

Extração de DNA Extração de DNA é um procedimento de rotina para isolar e coletar o DNA. É a primeira etapa para subsequente análise molecular ou forense. DNA pode ser extraído de quase qualquer tecido celular intacto: Pele Sangue Saliva Sêmen Muco Músculo Osso Outros...

Propósito da extração do DNA Obter DNA em uma forma relativamente purificada o qual poderá ser utilizado em investigações Tipo de tecido para transplante Detecção de patógenos Testes de paternidade Identificação de doenças congênitas Identificação de genes problemáticos Pesquisa

Etapas básicas para extração de DNA Existem 3 etapas básicas na extração de DNA, os detalhes vão depender do tipo de amostra e de qualquer substância que pode interferir com a extração e análise: Romper as células e remover a membrana lipídica; Remover proteínas celulares ligadas ao DNA que pode ser, por adição de uma protease, por precipitação com acetato de sódio ou de amônio, ou utilizando um passo de extração com fenol/clorofórmio. Precipitar o DNA em etanol frio ou isopropanol, o DNA é insolúvel no álcool e adere-se em conjunto, esta etapa também remove os sais.

Lise celular Na extração de DNA de plantas, esta etapa se refere a quebra da parede celular e membrana plasmática A parede celular (feita de celulose) é rompida pela força mecânica (por exemplo, moagem das folhas)

Lise celular Em seguida, a adição de um detergente que rompem as membranas celulares Os detergentes são capazes de romper as membranas devido à sua natureza anfipática (tendo ambas as regiões hidrofílicas e hidrofóbicas). As moléculas de detergente são capazes de separar as membranas O resultado final da lise é que o conteúdo das células de plantas são distribuídos em solução.

Precipitação Etapa em que o DNA é separado do restante dos componentes celulares. A primeira parte usa fenol/clorofórmio para remover as proteínas do DNA

Precipitação A segunda parte é a adição de sais, que interrompem as ligações de hidrogênio entre a água e a molécula de DNA O DNA é então precipitado separando das proteínas usando isopropanol ou etanol. Com o uso de uma microcentrífuga, o DNA forma um pellet no fundo do recipiente

Lavagem e Ressuspensão O DNA precipitado é carregado com sais de acetato. É "lavadas" com uma solução de etanol a 70% para remover os sais e outras impurezas solúveis em água. Ressuspensão O DNA limpo é agora ressuspenso num tampão para garantir a estabilidade e armazenamento à longo prazo.

Revisão do processo de extração de DNA Quebra da parede e membrana celular Separação dos sólidos do DNA dissolvido através de centrifugação. Precipitação do DNA usando isopropanol Flowchart of the various steps Centrifugação para separar o DNA dos sais e açucares dissolvidos. Lavagem e secagem do pellet de DNA com Etanol. DNA dissolvido

Checando a qualidade do DNA O produto da extração do DNA será utilizado nas experiências subsequentes. DNA de má qualidade não terá um bom desempenho no PCR. Você vai avaliar a qualidade de sua extração de DNA utilizando o seguinte protocolo: Misturar 10 uL de ADN com 10 mL de tampão de carregamento Coloque esta mistura em um gel de agarose a 1% Analisar os resultados

Resultados esperados Abaixo encontra-se um gel de agarose que tem cinco amostras de DNA genômico a partir de várias plantas. Note que o DNA corre com um peso molecular muito elevado e como uma banda clara, espessa. Este DNA foi extraído em um laboratório de pesquisa em condições ideais. 1 kbp and 100 bp ladders Genomic DNA of 5 species of cereals

Uma comparação de métodos de extração de DNA usados em laboratórios de pesquisa e ensino Lysis: moer em N2 líquido e uso de detergente Precipitação Parte I: phenol/chloroformio para se livrar das proteínas Precipitação Parte II: adição de sais para romper as ligações de hidrogênio entre a água e o DNA Precipitação Parte III: adição de etanol para retirar o DNA da solução Lavagem e Ressuspensão: DNA é lavado com etanol, seco e ressuspenso em H20 ou TE buffer. Ensino Lysis: moer em argamassa / pilão e uso de detergente Precipitação Parte I: Nenhuma (químicos muito perigosos) Precipitação Part II: adição de sais para romper as ligações de hidrogênio entre a água e o DNA Precipitação Parte III: adição de etanol para retirar o DNA da solução Lavagem e Ressuspensão: DNA é lavado com etanol, seco e ressuspenso em H20 ou TE buffer.

Resultados esperados para DNA extraído em laboratório de ensino Pista A: Cevada Pista B: Milho Pista C: Aveia Pista D: Arroz Pista E: Trigo Note que o DNA foi cortado (particularmente para o trigo) - divididos em numerosos fragmentos e não é uma banda única limpo na parte superior - estes são meados variavam os fragmentos de tamanho (1000- 10,000bp faixa de tamanho) As faixas brilhantes no 100 - gama 1000 pb são RNA, que também fica extraído usando este protocolo A B C D E Ladder

https://www.youtube.com/watch?v=M1QO1iglT5o https://www.youtube.com/watch?v=vO50-ZRQtuY