Teorias de Enfermagem necessidades humanas Virginia Henderson

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Advertisements

Recursos Terapêuticos Biohídricos
AÇÃO SOCIAL. A ENTIDADE Quem Somos Somos pessoas de todos os credos, raças, cores e classes sociais unidas com a única intenção de fazermos o bem. Procuramos.
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Marcos da evolução da Enfermagem em Portugal Batalha LMC, PhD, RN; Amaral-Bastos M, Especialista SIP Madrid, Maio de 2014 La visión profesional del cuidado.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
CHAlgarve . Unidade de Faro. Serviço de Medicina Intensiva 1
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Parte 1.VISÃO ARQUITETÔNICO DO CENTRO CIRÚRGICO PARA ENFERMAGEM. Prof. Enf. Thiago Silva Mestre em Enfermagem Doutorando em Educação FACULDADES INTEGRADAS.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
Disciplina Sistemas de Informações em Transportes Sistema de Informações para Transporte Emergencial : Atendimento Pré-hospitalar Orientador Prof. Dr.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
PROPRIEDADE. NOÇÕES HISTÓRICAS Até a época romana: inexistia a propriedade privada – apenas propriedade coletiva. Até a época romana: inexistia a propriedade.
Prof. Dr° Vagner Custódio
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
Florence Nightingale > prática baseada em: conhecimentos científicos Década de 70 Wanda Horta > desenvolveu um novo modelo assistencial > assistência planejada.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Foram descobertos por Rizzolatti e colaboradores, na área pré-motora de macacos. Alguns neurônios da área F5, localizada no lobo frontal, era ativado quando.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Profª Filomena Coser Marinho
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Indicadores de Saúde Conceito
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
A utilização das T.I.C. como recurso pedagógico Laurinda Rita Serafim.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
PROFª Mauro Junior  O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja a função consiste em assegurar.
CUIDADO E CURA EM ENFERMAGEM “A eterna vigilância é o preço da segurança pois, alguns devem velar, enquanto outros dormem.” “A eterna vigilância é o.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

Teorias de Enfermagem necessidades humanas Virginia Henderson -Disciplina: História e Ética -Fernando Verissimo; -Marinês Santos do Amaral; -Marri Andressa Hilbert de Souza.

Quem era Virginia Henderson? Nascida em 30 de novembro de 1897, em Kansas City Missouri, EUA. Formou-se em 1921,na Escola do Exército, concluindo seus estudos e Mestrado em 1926. Ministrou cursos com enfoque na Enfermagem Clínica, de 1930 á1948. Foi educada durante a era do empirismo na medicina e na enfermagem.

Legado Foi educadora de enfermagem muito conhecida, junto com colaboradores criou um currículo Básico de enfermagem para a National League for Nursing, no qual o ensino era ‘’centralizado no paciente e organizado em torno dos problemas de enfermagem, não dos diagnósticos médicos’’.

Henderson acreditava... Que a ‘’função exclusiva do enfermeiro é assistir ao indivíduo, doente ou saudável, no desempenho das atividades que contribuem para sua saúde ou recuperação, que ele realizaria sem auxílio se tivesse força . E fazer isso de tal maneira que o ajude a obter a independência tão rapidamente quanto possível’’.

Ela definiu o paciente como alguém que necessita de cuidados de enfermagem, mas não limitava esta ao atendimento dos doentes . Seu conceito de enfermagem envolveu a participação do enfermeiro nas 14 atividades que conduzem o indivíduo à sua independência.

Atividades de Henderson para assistência ao paciente 1. Respirar normalmente 2. Comer e beber de forma adequada

Atividades de Henderson para assistência ao paciente 3. Eliminar os resíduos orgânicos 4. Movimenta- se e manter uma postura desejável

Atividades de Henderson para assistência ao paciente 5. Dormir e repousar 6. Manter o corpo limpo

Atividades de Henderson para assistência ao paciente 7. Vestir e despir- se selecionando o vestuário adequado 8.Manter temperatura do corpo dentro de parâmetros normais ,ajustando as roupas e modificando o ambiente

Atividades de Henderson para assistência ao paciente 9. Evitar perigos no ambiente e lesões em terceiros 10. Comunicar –se com os outros para expressar emoções

Atividades de Henderson para assistência ao paciente 11. Seguir padrões religiosos de acordo com a própria fé 12. Trabalhar de forma que haja sensação de realização

Atividades de Henderson para assistência ao paciente 13. Participar de várias formas de recreação 14. Aprender, descobrir ou satisfazer a curiosidade que leva ao desenvolvimento normal e à saúde, e usar os serviços de saúde disponíveis

Para Henderson , “ a pessoa é a figura central dos cuidados de enfermagem e o enfermeiro deve ajuda-la a torna- se independente nas satisfação das suas necessidades o mais cedo possível”.

A ‘’ Senhora Virginia ‘’ Como era conhecida por Seus amigos, morreu em 1996,com 98 anos.

Bibliografia Bases Teóricas para Enfermagem, segunda edição , capítulo 7 pag: 161 a 164 autores: Melanie McEwen, Evelyn M. Wills.