Relembrando: A liderança depende da:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDERANÇA, PODER E CONFIANÇA
Advertisements

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
Texto: Poder e política Autor: Robbins
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Liderança Situacional
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
Comprometimento.
TREINAMENTO DE LÍDERES
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
A arte de Liderar.
QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NA LIDERANÇA DE GRUPOS E EQUIPES
POLÍTICA.
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
LIDERANÇA Profª Denise Ferreira.
PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Empreendedorismo pode ser aprendido
Considerações sobre Motivação e Liderança
PODER Profª Denise Ferreira.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA MOTIVACIONAL
As formas de Poder.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Administração de Recursos Humanos II
Solidificando seus relacionamentos
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O que é Liderança? Liderança
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Introdução ao Marketing
Administração de Recursos Humanos II
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Planejamento Organizacional Integrado
Unidade VI Perspectiva do Poder
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Estudando com Simony Rego Barrros
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
CAPITULO 7.
A Liderança e seus Conceitos
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Poder e Política Prof. Dra. Joelma Kremer IFSC – Campus Lages
Professor Douglas Pereira da Silva
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA EU 29 ANOS, 15 DIAS, TANTOS MINUTO, SEGUNDOS....
Avaliação de Desempenho
1.
Poder e Política nas Organizações
LIDERANÇA.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

Relembrando: A liderança depende da: Confiança Uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista. A confiança é um processo que depende de uma história (familiaridade) baseada em algumas experiências relevantes, mas limitadas (risco).

Lealdade Abertura Integridade Competência Consistência Honestidade e confiabilidade Competência Habilidades e conhecimentos técnicos e interpessoais do indivíduo Consistência Segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento que uma pessoa demonstra nas situações. Lealdade Disposição de proteger e defender uma outra pessoa Abertura Saber que a outra pessoa tem total confiança em você.

PODER E POLÍTICA Administração de Materiais CAPÍTULO 11

DEFINIÇÃO DE PODER Poder Capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Dependência O relacionamento entre B e A (quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A nesse relacionamento).

Poder coercitivo O poder baseado no medo. Temos cinco bases ou fontes de poder: coerção, recompensa, legitimidade, talento e referência Poder coercitivo O poder baseado no medo. Poder de recompensa Submissão obtida com base na capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros.

Poder de talento Poder de referência Poder legítimo Influência que se exerce como resultado da perícia, da habilidade específica ou do conhecimento. Poder de referência Influência baseada na posse, por uma pessoa, de traços pessoais ou recursos desejáveis. Poder legítimo O poder que uma pessoa tem como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização.

A pessoa pode tornar as coisas difíceis para os outros e você não quer que ela se irrite (poder coercitivo). A pessoa pode fornecer benefícios ou recompensas especiais e você considera vantajoso trocar favores com ela (poder de recompensa). A pessoa tem o direito, considerando a posição que ocupa e as responsabilidades do trabalho que você realiza, de esperar que você cumpra suas obrigações legítimas (legitimidade de poder).

A pessoa tem experiência e conhecimento para conquistar seu respeito e você leva em conta os julgamentos dela em relação a certos assuntos (poder do talento). Você gosta da pessoa e considera prazeroso fazer coisas para ela (poder de referência).

DEPENDÊNCIA: A chave para o poder Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A sobre B. A posse/controle de recursos organizacionais escassos são fonte de poder para a administração. O acesso a fontes opcionais de recursos (por exemplo, múltiplos fornecedores) diminui o poder do controlador dos recursos. O que cria a dependência Importância do recurso para a organização. Escassez do recurso. Não-substituição do recurso.

Política: o poder em ação Quando grupos são formados, busca-se exercer o poder. As pessoas procuram criar um nicho para, a partir dele, exercer influência, receber recompensas e crescer em sua carreira. Nas organizações, quando os funcionários traduzem seu poder em ações, dizemos que estão fazendo política. Aqueles que possuem boas habilidades políticas são capazes de utilizar eficazmente suas bases de poder.

Vamos definir comportamento político nas organizações como aquelas atividades que não são requeridas como parte do papel formal na organização, mas influenciam, ou tentam influenciar, a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela.

É uma definição suficientemente ampla para incluir vários comportamentos políticos, como a retenção de informações importantes para os tomadores de decisões, a denúncia de colegas, o arquivamento de reivindicações, a divulgação de boatos, o vazamento para a mídia de informações confidenciais sobre as atividades da empresa, a troca de favores com outras pessoas na organização, para benefício mútuo, e favorecer ou prejudicar um indivíduo ou uma decisão.

A ética do comportamento político Infelizmente, as respostas dadas às questões costumam ser articuladas de maneira a fazer com que práticas antiéticas pareçam éticas.

O Quadro a seguir ilustra uma árvore de decisões para guiar as ações éticas

VÍDEO: O PODER DA VISÃO Duração: ± 10 minutos

Em grupo responder e entregar - Definição atual de Liderança - Qualidades de um líder (08 no mínimo) - Escolha uma dessas qualidade e explique o que é! - A Liderança pode ser aprendida? Se sim de que maneira. Se não porquê?

Estudo de caso capítulo 11 Bill Fowler e a Blackmer Atividade em grupo pagina 42 Estudo de caso capítulo 11 Bill Fowler e a Blackmer Em grupos responder e entregar as 03 questões