Teoria das Relações Humanas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abordagem Humanística da Administração
Advertisements

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS ABRIL /2006 Prof. Mauri C. Soares
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Escola das Relações Humanas
Escola das Relações Humanas -
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DECORRÊNCIAS DA TRH Apreciação crítica.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração – Principais correntes
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Editora Campus/Elsevier
Teoria Geral da Administração Capítulo 05 1º PERÍODO – AULA 10
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Principais características da Escola de Relações Humanas
Escola das Relações Humanas
Abordagem Humanística
Teorias da Administração I
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A Escola de Relações Humanas
ELTON MAYO RELAÇÕES HUMANAS.
Teoria Comportamental
UNIDADE 3 O MOVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS
Administração Geral - Aula 04
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Origem: Estudos e experiências na Western Eletric em Hawthorne a partir de 1927: Analisava a relação entre produtividade e iluminação Utilizava o paradigma.
Administração Origem Definição Ad, administrar para,tendência,
Abordagem Humanística
A evolução conceitual Características Teoria Clássica
Teorias gerais da administração
Liderança e Relações Interpessoais
Teoria Geral da Administração
Escola de Relações Humanas
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Sociologia das Organizações
Abordagem Comportamental da Administração
Teoria das Relações Humanas
Abordagem humanistica da administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Escola Relações Humanas
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
O movimento das relações humanas
Teorias da Motivação O processo Motivacional
Gestão Estratégica de Pessoas
4º fase:sala de montagem de terminais  Inicio-se em novembro de 1931 á maio de 1932  Grupo...era formado por nove soldadores e dois inspetores e um observador.
DESENHO DE ORGANIZAÇÃO - MINTZBERG
Escola Relações Humanas
Revisão sobre os Estudos da Motivação
Curso de Engenharia Mecânica CAPÍTULO 7: ENVOLVENDO AS PESSOAS
- - Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações.
O INDIVÍDUO E A ORGANIZAÇÃO
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS
PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Ciclo Motivacional O que é Motivação?
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
MOTIVAÇÃO.
Perspectiva Natural das Organizações Sobrevivência Necessidades dos Grupos Conflito Influência da estrutura informal sobre a formal Necessidades da Organização.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADM. Origens... ORIGENS: Obs.: OPOSIÇÃO Obs.: Essa escola foi basicamente um movimento de “ OPOSIÇÃO ”à Teoria Clássica... Desumanização.
Escola das Relações Humanas
Teoria das Relações Humanas
A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS E AS EXPERIÊNCIAS DE HAWTHORNE.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
Transcrição da apresentação:

Teoria das Relações Humanas Origens da Teoria das Relações Humanas a escola da administração científica se preocupou com o fator material os psicólogos começaram a se preocupar com o fator humano os métodos científicos de Taylor encontraram resistência por parte dos operários levando a uma queda de produção (por volta de 1930) (resistência à mudança) - retira controle e criatividade do trabalhador - torna o trabalhador infeliz, descontente - torna o trabalhador sujeito às greves - gera alto índice de instabilidade profissional - a eficácia desaparece

Teoria das Relações Humanas A Necessidade de Humanizar e Democratizar a Administração O desenvolvimento das ciências humanas As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin As conclusões da experiência de Hawthorne.

Teoria das Relações Humanas Hawthorne é um distrito de Chicargo, onde aconteceu uma pesquisa feita por Elton Mayo e uma equipe de Harvard numa fábrica de 40.000 funcionários a Western Electric Company. ELTON MAYO - (1880-1949) - Freqüentou o curso de Medicina, fez pesquisas em África e foi professor na Universidade de Queensland

Teoria das Relações Humanas A Experiência de Hawthorne Conclusões da Experiência de Hawthorne : Nível de Produção Resultante de Integração Social Comportamento Social dos empregados Recompensas e Sanções Sociais Grupos Informais Relações Humanas Importância do Conteúdo do Cargo Ênfase nos Aspectos Emocionais

Teoria das Relações Humanas A nova teoria deu ênfase ao homem e ao clima psicológico de trabalho, enfatizando a necessidade do trabalhador pertencer a um grupo. Considerou principalmente as expectativas dos trabalhadores, a organização e liderança informais e a rede não convencional de comunicações

Teoria das Relações Humanas Organização formal: organização planejada ou definida no organograma e sacramentada pela Direção, comunicada a todos pelos manuais de organização. Organização informal: é a organização que surge espontaneamente e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal, a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos

Teoria das Relações Humanas A Civilização Industrializada e o Homem O trabalho é uma atividade tipicamente grupal O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social A tarefa básica da administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar A pessoa humana é motivada pela necessidade de “ estar junto” de “ser reconhecida” A civilização industrializada traz como conseqüência a desintegração dos grupos

Teoria das Relações Humanas Decorrência da Teoria das Relações Humanas Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores. As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com quem interagem. O comportamento dos grupos é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança. As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros.

Teoria das Relações Humanas Teoria de Campo de Lewin (Kurt Lewin foi um judeu alemão que migrou para os Estados Unidos em 1933, onde ele adotou a cidadania em 1940 ) O conjunto de seus conceitos sobre espaço de movimento livre, espaço de vida, região; forças de campo (motivos que dependem das pressões de grupo), barreiras (obstáculos à ação individual, resultantes de restrições do grupo) ou locomoção (mudança da posição do indivíduo em relação ao grupo); atmosfera, decisão e sentimento de grupo, entre outros, foi denominado de Teoria do Campo.

Teoria das Relações Humanas Necessidades Humanas Básicas Necessidade Fisiológicas Necessidade Psicológicas Necessidades de Auto-realização

.Ciclo Motivacional Equilíbrio Estímulo ou Incentivo Satisfação Necessidade Tensão Comportamento ou Ação

Frustração e Compensação Equilíbrio Estímulo ou Incentivo Barreiras Necessidade Tensão Comportamento ou Ação

Moral elevado Moral baixo Fanatismo Euforia Atitudes positivas Satisfação Otimismo Cooperação Coesão Colaboração Aceitação dos objetivos Boa vontade Identificação Atitudes negativas Insatisfação Pessimismo Oposição Negação Rejeição dos objetivos Má vontade Resistência Dispersão Agressão

Estilos de Liderança Liderança autocrática Estilos de Liderança Liderança autocrática . O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo Liderança liberal . O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo Liderança democrática Há liberdade total para decisões grupais ou individuais, e mínima participação do líder.

Teoria das Relações Humanas Comunicação É a troca de informação entre indivíduos, por isso constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.

Teoria das Relações Humanas A comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais: a)     Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam conduzir-se nas suas tarefas. b)     Proporcionar as atitudes necessárias que promovam motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

Teoria das Relações Humanas Apreciação Crítica da Teoria das Relações Humanas 1. Oposição Cerrada à teoria Clássica 2. Inadequada Visualização dos Problemas de Relações Industriais 3. Concepção Ingênua e romântica do Operário 4. Limitação do Campo Experimental 5. Parcialidade das Conclusões 6. Ênfase nos Grupos Informais 7. Enfoque Manipulativo das Relações Humanas