Produção de conhecimento e Aprendizagem de ciências Aula 3 – 17/março/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Matemática para todos Educação Básica
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Pedagogia da pesquisa-ação
Educação Estatística e Probabilística
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Epistemologia genética – Jean Piaget
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação no contexto do Trabalho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Programa Ler e Escrever
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alfabetização e Letramento
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Psicologia Científica
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Matemática em Ambiente Computacional
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Diretoria de Ensino – Região de Andradina
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
PIAGET. Fatos psicogenéticos (Driver, Asoko, Leach, Mortimer & Scott, 1999; Montoya, 2004)  Evidenciam a necessidade urgente de abolir, no campo educacional,
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
As Concepções Pedagógicas.
Tendências atuais do ECLE
PARADIGMAS DE PESQUISA
FATOS, LEIS E TEORIAS Metodologia Científica Augusto Bispo.
M ODELOS DE ENSINO E RECURSOS METODOLÓGICOS AULAS PRÁTICAS Aula 9 – 02/maio/2011.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.
A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Produção de conhecimento e Aprendizagem de ciências Aula 3 – 17/março/2014

BUSCANDO NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA...  Van Helmont (1579/1644) teve um importante papel no desenvolvimento do conhecimento biológico.  Experimento para “testar” uma hipótese.  Sua hipótese se baseava numa ideia amplamente difundida, defendida por Aristóteles: “o alimento é a causa do crescimento"

Da ideia à hipótese  Se o alimento é a causa do crescimento, ou seja, se o crescimento de uma planta se deve ao alimento que ela incorpora,  …então,  A quantidade que ela aumenta (em massa) tem que ser igual à que ela retira (em massa) do ambiente. Salgueiro

Pesou a planta e a terra seca no início da montagem (antes de plantar) e depois de cinco anos. Molhou o vaso com água, por furos numa placa sobre a superfície do vaso.  A planta aumentou 74,5 Kg  A terra diminui 57g

Van Helmont confirmou sua hipótese?  Se não é do solo que a planta retira seu alimento, de onde obtem material para crescer?  Van Helmont concluiu que a planta cresce retirando substâncias da água.

Olhando para o episódio como um fato da história da Biologia  Que importância teve esse trabalho?  Demonstrou que não é do solo que a planta retira alimento;  Indicou papel importante da água;  Inovação metodológica – experimento controlado  A compreensão da fotossíntese como processo de nutrição vegetal ocorreu só em meados do séc. XIX. Antes disso:  Propriedades do ar (ar viciado X ar vital) (Priestley, );  Influência da luz sobre a ação das plantas na purificação do ar;  O papel do gás oxigênio na combustão  Ampliação dos conhecimentos sobre as trocas gasosas;  Ampliação dos conhecimentos de microscopia - cloroplastos

Possibilidades diferentes?  Avaliando o contexto dos conhecimentos da época, conseguimos pensar em outras hipóteses possíveis?

Processo de produção de conhecimento na ciência e concepção de aprendizagem  Processos de produção de conhecimento na ciência podem ser comparados a processos de aprendizagem (Bastos, 1998).  Subsídios teóricos para a proposição de estratégias de ensino, currículo, material de apoio.

As teorias atuais determinam possibilidades e limites para a aquisição de novos conhecimentos.  Teorias disponíveis – “caldo de cultura”  Teorias se enfraquecem – ausência de aparatos teóricos  Obstáculo epistemológico

O ato de observar é influenciado pelo observador  Ato interpretativo, influenciado por teorias prévias

Discrepância entre teorias, ou entre teorias e dados estimula busca de novos conhecimentos  Situações de conflito geram mudanças  Situações desafiadoras – conflito cognitivo

Teorias atuais influenciam o processo de enunciação de problemas  Problemas só se tornam relevantes e estimulantes à luz de teorias e modelos explicativos.

Processo de aquisição de conhecimento é descontínuo  Substituição de teorias vigentes  Alternância entre períodos de crise (revolução científica) e calmaria (ciência normal)

Processo de aquisição de conhecimento envolve etapas sucessivas de construção, desconstrução e reconstrução  Idéias iniciais são gradativamente complementadas, ampliadas, testadas, reformuladas, rejeitadas, substituídas....

Que visão de ciência?  A reflexão que fizemos até aqui se filia a uma determinada concepção de ciência?  A relação entre modelo de aprendizagem e visão de ciência continua válida para outras concepções?

Processo de produção de conhecimento na ciência  Visão empirista (ou ontológica)  Visão não-empirista (ou epistemológica)

Perspectiva empirista da ciência:  Leis e princípios estão codificados a priori nos fenômenos naturais.  Cabe ao cientista extrair os conhecimentos que ali já estão definidos.  Esse processo não depende da criação ou da construção.

Perspectiva não-empirista da ciência:  Dada a sucessão de hipóteses e teorias conflituosas na História da Ciência, pode-se supor que elas não são leituras imparciais da natureza.  Hipótese e teorias são interpretações da realidade que levam em conta os fatos objetivos e as visões pessoais dos cientistas.  Teorias e hipóteses correspondem a interpretações provisórias.

Psicologia da Aprendizagem e Didática das Ciências:  Visão empirista: aluno aprende por absorção de informações que já estão prontas no discurso do professor.  Visão não-empirista: conhecimento é resultado de uma síntese pessoal, uma reelaboração do que é dito pelo professor.  Conhecimento construído é de caráter pessoal.

Produção de conhecimento na ciência e no indivíduo  As teorias atuais determinam possibilidades e limites para a aquisição de novos conhecimentos.  Processo de aquisição de conhecimento é descontínuo  O ato de observar é influenciado pelo observador  Discrepância entre teorias, ou entre teorias e dados estimula busca de novos conhecimentos  Teorias atuais influenciam o processo de enunciação de problemas  Processo de aquisição de conhecimento envolve etapas sucessivas de construção, desconstrução e reconstrução

EXERCÍCIO: A CAIXA PREA Sugestão didática que se repete em diversos materiais desde os anos 60, quando se começou a valorizar a natureza da ciência como objeto do ensino. Nosas referências para esta aula: Crespo, e col, 2012 e Trivelato e col, 2012.

Cada grupo Recebe uma caixa Deve examinar emanipular a caixa de maneira a descrever o que há dentro dela. A descrição deve tentar responder: a)Se é um só objeto, ou mais; b)O que é possível dizer sobre o tamanho; c) O que é possível dizer sobre o formato; d) O que é possível dizer sobre o material cosntituinte. Alguns recursos podem ser usados para explorar o conteúdo da caixa, sem abri-la.

Cada grupo criou um “modelo" Em que se basearam para responder?  As teorias e modelos científicos que já dominamos orientam e dirigem a interpretação a discussão e mesmo a observação.

Em sala de aula  É importante que os alunos construam modelos?  É importante que eles entendam que o conhecimento científico se baseia em modelos?