Produção de conhecimento e Aprendizagem de ciências Aula 3 – 17/março/2014
BUSCANDO NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA... Van Helmont (1579/1644) teve um importante papel no desenvolvimento do conhecimento biológico. Experimento para “testar” uma hipótese. Sua hipótese se baseava numa ideia amplamente difundida, defendida por Aristóteles: “o alimento é a causa do crescimento"
Da ideia à hipótese Se o alimento é a causa do crescimento, ou seja, se o crescimento de uma planta se deve ao alimento que ela incorpora, …então, A quantidade que ela aumenta (em massa) tem que ser igual à que ela retira (em massa) do ambiente. Salgueiro
Pesou a planta e a terra seca no início da montagem (antes de plantar) e depois de cinco anos. Molhou o vaso com água, por furos numa placa sobre a superfície do vaso. A planta aumentou 74,5 Kg A terra diminui 57g
Van Helmont confirmou sua hipótese? Se não é do solo que a planta retira seu alimento, de onde obtem material para crescer? Van Helmont concluiu que a planta cresce retirando substâncias da água.
Olhando para o episódio como um fato da história da Biologia Que importância teve esse trabalho? Demonstrou que não é do solo que a planta retira alimento; Indicou papel importante da água; Inovação metodológica – experimento controlado A compreensão da fotossíntese como processo de nutrição vegetal ocorreu só em meados do séc. XIX. Antes disso: Propriedades do ar (ar viciado X ar vital) (Priestley, ); Influência da luz sobre a ação das plantas na purificação do ar; O papel do gás oxigênio na combustão Ampliação dos conhecimentos sobre as trocas gasosas; Ampliação dos conhecimentos de microscopia - cloroplastos
Possibilidades diferentes? Avaliando o contexto dos conhecimentos da época, conseguimos pensar em outras hipóteses possíveis?
Processo de produção de conhecimento na ciência e concepção de aprendizagem Processos de produção de conhecimento na ciência podem ser comparados a processos de aprendizagem (Bastos, 1998). Subsídios teóricos para a proposição de estratégias de ensino, currículo, material de apoio.
As teorias atuais determinam possibilidades e limites para a aquisição de novos conhecimentos. Teorias disponíveis – “caldo de cultura” Teorias se enfraquecem – ausência de aparatos teóricos Obstáculo epistemológico
O ato de observar é influenciado pelo observador Ato interpretativo, influenciado por teorias prévias
Discrepância entre teorias, ou entre teorias e dados estimula busca de novos conhecimentos Situações de conflito geram mudanças Situações desafiadoras – conflito cognitivo
Teorias atuais influenciam o processo de enunciação de problemas Problemas só se tornam relevantes e estimulantes à luz de teorias e modelos explicativos.
Processo de aquisição de conhecimento é descontínuo Substituição de teorias vigentes Alternância entre períodos de crise (revolução científica) e calmaria (ciência normal)
Processo de aquisição de conhecimento envolve etapas sucessivas de construção, desconstrução e reconstrução Idéias iniciais são gradativamente complementadas, ampliadas, testadas, reformuladas, rejeitadas, substituídas....
Que visão de ciência? A reflexão que fizemos até aqui se filia a uma determinada concepção de ciência? A relação entre modelo de aprendizagem e visão de ciência continua válida para outras concepções?
Processo de produção de conhecimento na ciência Visão empirista (ou ontológica) Visão não-empirista (ou epistemológica)
Perspectiva empirista da ciência: Leis e princípios estão codificados a priori nos fenômenos naturais. Cabe ao cientista extrair os conhecimentos que ali já estão definidos. Esse processo não depende da criação ou da construção.
Perspectiva não-empirista da ciência: Dada a sucessão de hipóteses e teorias conflituosas na História da Ciência, pode-se supor que elas não são leituras imparciais da natureza. Hipótese e teorias são interpretações da realidade que levam em conta os fatos objetivos e as visões pessoais dos cientistas. Teorias e hipóteses correspondem a interpretações provisórias.
Psicologia da Aprendizagem e Didática das Ciências: Visão empirista: aluno aprende por absorção de informações que já estão prontas no discurso do professor. Visão não-empirista: conhecimento é resultado de uma síntese pessoal, uma reelaboração do que é dito pelo professor. Conhecimento construído é de caráter pessoal.
Produção de conhecimento na ciência e no indivíduo As teorias atuais determinam possibilidades e limites para a aquisição de novos conhecimentos. Processo de aquisição de conhecimento é descontínuo O ato de observar é influenciado pelo observador Discrepância entre teorias, ou entre teorias e dados estimula busca de novos conhecimentos Teorias atuais influenciam o processo de enunciação de problemas Processo de aquisição de conhecimento envolve etapas sucessivas de construção, desconstrução e reconstrução
EXERCÍCIO: A CAIXA PREA Sugestão didática que se repete em diversos materiais desde os anos 60, quando se começou a valorizar a natureza da ciência como objeto do ensino. Nosas referências para esta aula: Crespo, e col, 2012 e Trivelato e col, 2012.
Cada grupo Recebe uma caixa Deve examinar emanipular a caixa de maneira a descrever o que há dentro dela. A descrição deve tentar responder: a)Se é um só objeto, ou mais; b)O que é possível dizer sobre o tamanho; c) O que é possível dizer sobre o formato; d) O que é possível dizer sobre o material cosntituinte. Alguns recursos podem ser usados para explorar o conteúdo da caixa, sem abri-la.
Cada grupo criou um “modelo" Em que se basearam para responder? As teorias e modelos científicos que já dominamos orientam e dirigem a interpretação a discussão e mesmo a observação.
Em sala de aula É importante que os alunos construam modelos? É importante que eles entendam que o conhecimento científico se baseia em modelos?