Nordeste Competitivo Brasília, 17 de abril de 2013.

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Transcrição da apresentação:

Nordeste Competitivo Brasília, 17 de abril de 2013

Elaborar o planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas dos Estados da Região Nordeste do Brasil, com a visão sistêmica regional Integrar física e economicamente os estados envolvidos no estudo Identificar e selecionar os Eixos de Transporte de menor custo, voltados tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo, que permitam tornar as regiões abrangidas pelo estudo mais competitivas e que, uma vez dotados de energia, telemática e capital humano, se transformarão em Eixos de Desenvolvimento regional Dar uma importante contribuição da iniciativa privada no processo de planejamento, reconstrução e melhoria da infraestrutura de logística de transporte Objetivos do Projeto

Planejamento convencional: realizados por trechos de modais de transporte – intervenções pontuais e melhorias locais Planejamento integrado: baseado na visão sistêmica regional – redução de custos logísticos de transporte e solução de gargalos logísticos PLANEJAMENTO CONVENCIONAL PLANEJAMENTO INTEGRADO

Seleção e detalhamento das principais cadeias produtivas Avaliação da potencial econômico Identificação dos macro-fluxos atuais e projetados Mapeamento da infraestrutura existente Identificação de gargalos de infraestrutura Modelagem e Priorização dos Eixos de Transporte Preparação do projeto Seleção de projetos Cronograma “high level” para implementação Fase 1Fase 2 7 meses5 meses Metodologia detalhada

- 196 projetos - 58 eixos de transporte - Investimento total R$ 71 bilhões

Os Eixos de Transporte foram priorizados em função do custo benefício e dos benefícios socioeconômicos gerados por cada eixo O custo benefício do eixo é dado pela relação entre as economias geradas pela sua implantação, dada pela redução do custo logístico de transporte, e o investimento necessário determinando assim o seu “pay back”, isto é, o tempo que demora para o investimento se pagar Os benefícios socioeconômicos são avaliados dentro dos critérios da sustentabilidade envolvendo as questões econômicas, ambientais, sociais e culturais O cruzamento entre os dois critérios define a prioridade Características e critérios de priorização dos Projetos

Prioridade média Prioridade alta RETORNO SOBRE INVETIMENTO BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO ATRATIVIDADE PARA INVESTIDOR 0,5 1,0 0 Prioridade altíssima médio alto Prioridade baixa baixo + - Matriz de priorização dos investimentos

Prioridade média AGUARDA Prioridade baixa Prioridade alta 23 BR020 Barreiras- Fortaleza 22 Cabotagem 1 2 BR116 3 BR Nova Transnord Balsas-Pecém BR Balsas-Vila do Conde FIOL Barreiras- Ilhéus Hidro-Ferro Barreiras-Suape Ferro TNL Juazeiro-Suape 7 23 BR020 Barreiras- Fortaleza 22 Cabotagem 1 BR101 2 BR Hidro-Ferro Barreiras- Sudeste Fortaleza-Natal 36 RodoHidro Parnaíba 34 Paraguaçu 39 Hidro Tocantins 3 BR Nova Transnord Balsas-Pecém BR BR BR BR BR Aeroportuário RETORNO SOBRE INVETIMENTO BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO médio alto baixo alto Prioridade altíssima

- 83 projetos priorizados - 9 eixos de transporte - Investimento total R$ 25,8 bilhões - Economia anual R$ 5,9 bilhões - Pay Back 4,4 anos

Investimento residual Projetos Relevantes 19671,17,4 Projetos Priorizados 8325,85,9 % Priorizados/Total 42,3%36,3% 80,1% 80,1% Número de projetos Economia potencial R$ bilhões

Investimento nos Eixos Prioritários por Modalidade Número de projetos

% do total Investimento necessário (R$ milhões) % do total Fonte de Recursos Privado56%655,83% PAC/PAC2/Gov.Federal3542%11.187,943% Privado/Público11%3.400,013% Governos Estaduais/BNDES911%868,33% A definir3340%9.704,838% Total 83100%25.816,8100% Status Em andamento2227%7.119,028% Projetados3137%10.132,039% Planejados1619%5.904,023% Idealizados1417%2.660,010% Total 83100%25.816,8100% Fontes de recursos e status dos projetos priorizados

Luiz Fernando Alves Ferreira Macrologística Consultoria Obrigado