APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.

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Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança

LIDERANÇA A globalização dos Mercados e a Concorrência Gerenciamento versus Liderança

GERÊNCIA PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO E RECRUTAMENTO DE PESSOAL CONTROLE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS LIDERANÇA ESTABELECIMENTO DA ORIENTAÇÃO ALINHAMENTO DE PESSOAL MOTIVAÇÃO E INSPIRAÇÃO

LIDER ADMINISTRADOR – ESTRATÉGICOS E EMPREENDEDORES Trabalha criativamente com integração e coesão grupais Induz a motivação espontânea, a ampla participação, ao poder decisório compartilhado, ao planejamento estratégico coletivo, as avaliações freqüentes e as reformulações estratégicas periódicas É um estrategista

ADMINISTRADOR LÍDER – (TÁTICO OPERACIONAL) Trabalha com objetivos definidos por instância superior Estimula a motivação e coesão grupais Faz cumprir o planejamento estratégico Delega e avalia desempenhos É um tático

LIDERANÇA Essência Teoria e Prática

ABORDAGENS ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem dos traços Abordagem do comportamento Abordagem situacional

ESTILOS DE COMPORTAMENTO DE CHEFIA AUTOCRÁTICO Autoridade total Uso do poder e da coação Decisões ditatoriais Pode gerar submissão

ESTILOS DE COMPORTAMENTO DE CHEFIA DEMOCRÁTICO Autoridade compartilhada Uso da negociação Decisões por consenso Pode gerar real aceitação

ESTILOS DE COMPORTAMENTO DE CHEFIA LAISSEZ-FAIRE Liberdade total Deixa fazer Decisões transferidas ao grupo Pode gerar descompromisso

ESTILOS DE LIDERANÇA

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Centrada na tarefa Centrada na pessoa

ESTILOS DE LIDERANÇA Diretivo Delegante Apoiador Inspirador

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER Autoconfiança Bom humor Competência Autenticidade Responsabilidade Organização Conhecimento dos homens Energia Originalidade Concentração

TIPOS DE LÍDERES Vontade-poder Amor-sabedoria Inteligência Abstrata Harmonia por oposição Inteligência Concreta Devoção-Idealismo Ordem-Cerimonial

MAU USO DO PODER A retenção de informações O fascínio pelo poder O boato Os feudos A delação A hierarquia

FONTES INOVADORAS DE PODER O poder de prestar atenção O poder da comunicação O poder do autoconhecimento O poder da flexibilidade O poder da descentralização O poder da incerteza O poder da alternativa

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO Valorize as pessoas Reconheça os avanços Encoraje iniciativas Ofereça incentivos Enriqueça as funções Delegue autoridade Faça avaliações Promova mudanças