Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cadeia logística integrada supply chain
Advertisements

DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Ana Carolina M. Nogueira Bruno Anderson
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Administração de Recursos Materiais Capítulo 8
Distribuição GRUPO 14FY.
Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final
Grupo 19 B – Subgrupo Y. Envolve as relações empresa- cliente-consumidor. É responsável pela distribuição do produto acabado até os pontos-de-venda ao.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 6 CONCEITOS DE LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN Estrutura de Supply.
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
Repensando a Logística
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Logística de distribuição
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
Repensando a Logística
U08 – Grupo 19S Logística de distribuição
Perguntas U04 (pág. 39 à 53) Repensando a Logística Grupo: 19S SubGrupo 1 – Júlio e Rafael.
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A LOGÍSTICA
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Introdução Gustavo Alves da Costa Bandeira Unidade 3
Estrutura da Cadeia Logística
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Grupo 8H Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
GRUPO 6.
Repensando a Logística
Repensando da logística
A LOGÍSTICA COMPARADA COM SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Enumere os fatores que têm afetado os distribuidores, tornando o papel futuro destes, incerto. - consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Capítulo 8 Distribuição
Logística Planejamento e Programação Logística
Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
Rafaela Batista – 10/04859 Alexandre Oliveira - 09/88677.
Grupo H – Subgrupo Y Israel Leite Marcos Ribeiro
Logística de Distribuição
Unidade 8 Grupo: 14FY Rafael dos Santos Morais. - O supply chain é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam.
Iniciando na logística empresarial
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Logistica & Distribuição
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Impacto da Logística na Indústria Integrantes do grupo: R.A Bruno Baraldi Bullio Rodrigo Barbosa Carlos Henrique P. Pinheiro César Grilo.
Douglas Pereira da Silva
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
Logística e Gerenciamento da
Logística 1 Conceitos e definições 2 Objetivos da logística
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégia Empresarial
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Logística Integrada Fabricante Fornecedor de Insumos Distribuidor
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Transcrição da apresentação:

Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo

Objetivo Satisfação do Cliente Utilidade Lugar Utilidade Momento Utilidade Posse

Satisfação do Cliente…  Está relacionada com a capacidade de um produto ou serviço atender ou exceder às necessidades ou expectativas do comprador Satisfação do Cliente

Utilidade de Lugar…  Utilidade de lugar é o valor criado ou agregado a um produto ao torná- lo disponível para compra ou consumo no lugar certo Satisfação do Cliente Utilidade Lugar

Utilidade de Momento…  Utilidade de momento é o valor criado ou agregado a um produto ao torná- lo disponível para compra ou consumo no momento certo Satisfação do Cliente Utilidade Momento

Utilidade de Posse…  Utilidade de posse é o valor criado ou agregado a um produto ao se permitir que o cliente adquira esse produto Ex: oferta de crédito, descontos por volume, prazos de pagamento Satisfação do Cliente Utilidade Posse

ADMINISTRAÇÃO DA LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS Administração da Logística pode ser definida como sendo “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto-de-origem até o ponto-de-consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” (Council of Logistics Management).

Membros da SC Pré fornecedor fornecedor Fabricante Varejo Consumidor Broker Distribuidor Pré fornecedor fornecedor

Elementos Principais Fornecedor Cliente Planejar ComprarProduzirDistribuir

CADEIA DE SUPRIMENTOS Fatores importantes:  A cadeia de suprimentos inclui todas as atividades e processos necessários para fornecer um produto ou serviço a um consumidor final;  Qualquer número de empresas pode ser ligada em uma cadeia de suprimentos;  Um cliente pode ser o fornecedor de outro cliente de modo que a cadeia total possua muitas relações do tipo fornecedor- cliente;  Embora o sistema de distribuição possa dar-se diretamente do fornecedor para o cliente, dependendo dos produtos e dos mercados, poderá também conter diversos intermediários (distribuidores), como atacadistas, depósitos e varejistas;  Produtos ou serviços geralmente fluem de um fornecedor para o consumidor, enquanto demanda e projeto geralmente fluem de um cliente para o fornecedor. Raramente isso não acontece.

CADEIA DE SUPRIMENTOS Fatores importantes :  Embora esses sistemas variem de setor para setor e de empresa para empresa, os elementos básicos são os mesmos: suprimento, produção e distribuição. A importância relativa de cada um depende dos custos desses três elementos.

CADEIA DE SUPRIMENTOS Conflitos dos sistemas tradicionais  No passado, os sistemas de suprimento, produção e distribuição eram organizados segundo funções separadas que se reportavam a diferentes departamentos de uma empresa.  Muitas vezes, políticas e práticas dos diferentes departamentos maximizavam os objetivos departamentais sem considerar o efeito que poderiam ter outras partes do sistema.

 Para obter o máximo de lucro, uma empresa deve ter pelo menos quatro objetivos principais: 1. Prover o melhor serviço ao cliente; 2. Prover os mais baixos custos de produção; 3. Prover o menor investimento em estoque; 4. Prover os menores custos de distribuição.  Esses objetivos criam conflitos entre as áreas de marketing, produção e finanças, porque cada uma delas possui responsabilidades diferentes nessas áreas. CADEIA DE SUPRIMENTOS Conflitos dos sistemas tradicionais

 O aumento do poder aquisitivo e maior conscientização do consumidor a respeito dos seus direitos, levou ao surgimento de mercados domésticos e internacionais de bens e serviços  Cresce a variedade de produtos e serviços que foram lançados neste século, vendidos e distribuídos em todas as partes do planeta  Aumenta a demanda pelas atividades de logística dado ao acréscimo do nível de complexidade das operações que devem ser planejadas, implementadas e controladas para fazer face aos novos desafios a que são submetidas as organizações de todo o mundo 2.3 O PAPEL DA LOGÍSTICA NA ECONOMIA

 SERVIÇO AO CLIENTE: “Implica a implementação bem sucedida do conceito integrado de administração da logística para proporcionar o nível necessário de satisfação do cliente ao menor custo possível”

Objetivos: Reduzir os custos de fornecimento Reduzir o tempo total Aumentar as margens dos produtos Aumentar a produção Melhorar o retorno dos investimentos

Objetivos: Reduzir os custos de fornecimento Reduzir o tempo total Aumentar as margens dos produtos Aumentar a produção Melhorar o retorno dos investimentos

Logística x SCM Foco intra-company Foco inter-company Integração entre elos Perspectiva sistêmica LogísticaSCM Indicadores logísticos Indicadores da cadeia Foco na operação Atenção à concepção TI é meio/apoio Relevância da TI

Logística x SCM Foco intra-company Foco inter-company Integração entre elos Perspectiva sistêmica LogísticaSCM Indicadores logísticos Indicadores da cadeia Foco na operação Atenção à concepção TI é meio/apoio Relevância da TI

Por que SCM? Expansão necessária da lógica de racionalização interna das operações para a cadeia; Lógica econômica redução de custos de transação; Aspectos relativos às relações de poder. Qual será a demanda futura? Quanto/onde produzir? O que, quanto e quando comprar? O que, quanto, onde e por quando tempo estocar? Quando abastecer, de onde, como? Alguns problemas “simples”...

Questões centrais para o SCM As diferentes unidades (empresas, fábricas, depósitos etc) em uma determinada cadeia de suprimentos objetivos diferentes e/ou conflitantes; Uma cadeia de suprimentos é um sistema dinâmico que evolui e se altera ao longo do tempo. As cadeias de suprimentos são redes complexas; “Casar” suprimento e demanda é um desafio; Os sistemas se transformam com o passar do tempo; Muitos problemas são novos; O “problema” não é somente técnico. A complexidade do problema

Questões centrais para o SCM As diferentes unidades (empresas, fábricas, depósitos etc) em uma determinada cadeia de suprimentos objetivos diferentes e/ou conflitantes; Uma cadeia de suprimentos é um sistema dinâmico que evolui e se altera ao longo do tempo. As cadeias de suprimentos são redes complexas; “Casar” suprimento e demanda é um desafio; Os sistemas se transformam com o passar do tempo; Muitos problemas são novos; O “problema” não é somente técnico. A complexidade do problema