Orçamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Custos ... afinal, o que é isto?
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Administração Estratégica
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Administração Financeira III
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
Pós-Graduação - EAD FACINTER
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
PLANO DE NEGÓCIO.
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
Departamento Jurídico-Financeiro
MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade II 2ª Parte
Aula 08 Revisão para AV1.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Orçamento Empresarial
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Planejamento Estratégico
O plano de Negócio.
Planejamento Financeiro Orçamentário
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico
CONTROLADORIA X SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Planejamento e Responsabilidade Social
Auditoria e Acompanhamento.
Planejamento Estratégico
Técnico Contabilidade
OSM Organização, Sistemas e Métodos
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Controle Orçamentário Gerencial
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Etapas do processo orçamentário
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Função produção.
Sistema de Informação de Controladoria
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Sistema de Informações Gerenciais
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Gestão Estratégica de Negócios
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Gestão de Custos Aula 1.
Contabilidade Aula 1.
Administração Financeira e Orçamentária I
Planejamento estratégico
Controladoria.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Orçamento

Conceitos gerias e elementos Orçamento: Plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. Considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a obrigação dos gestores de prestar contas de suas atividades, possa ser encontrado. Participação nas definições estruturais: top-dowm bottom-up

Conceitos gerais e elementos Etapas de um orçamento de uma empresa industrial: Princípios gerais de planejamento, diretrizes dos cenários, premissas e pré-planejamento; Plano de marketing; Plano de suprimentos, produção e estocagem (PSPE); Plano de investimentos no ativo permanente; Plano de recursos humanos; Plano financeiro.

Princípios gerais de planejamento Levam em conta a necessidade estrutural e servem de checklist para o adequado desenvolvimento do orçamento. São eles: Envolvimento administrativo; Adaptação organizacional; Contabilidade por área de responsabilidade; Orientação por objetivos; Comunicação integral; Expectativas realísticas; Oportunidade; Aplicação flexível; Acompanhamento e Reconhecimento do esforço individual e do grupo.

1. Envolvimento administrativo: Compreender o papel do planejamento nos negócios e dedicar recursos ao seu desenvolvimento, apoiando o instrumento nas suas vária etapas e cobrando resultados. Viabilizar a participação das várias áreas da organização. 2. Adaptação organizacional: As responsabilidades organizacionais devem estar claras. Sobreposições de funções devem ser evitadas.

3. Contabilidade por área de responsabilidade: Unidades de negócios, centro de lucros, centros de custos e centros de responsabilidades devem estar claramente definidos na contabilidade e devem ser considerados na geração de informações. 4. Orientação por objetivos: Os objetivos são refletidos por várias áreas. Os indivíduos devem ser responsáveis pelos objetivos de sua área de atuação. Quando os objetivos são definidos levando em conta indivíduo, área, empresa, a amarração permite evitar a dubiedade no atingir metas da organização.

5. Comunicação integral: A comunicação no planejamento empresarial é algo que ocorre a partir do momento em que a instituição decide que a participação deve ocorrer e em que grau e nível. Quanto mais clara e apoiada for a comunicação no processo de planejamento, mais facilmente os problemas serão tratados por todos. 6. Expectativas realísticas: Devem ser evitados plano acomodado como também o plano agressivo em demasia.

7. Oportunidade: Ligada ao momento mais adequado de dispor das informações para a sua utilização. Um minucioso cronograma de elaboração deve ser elaborado para viabilizar a montagem no tempo disponível. 8. Aplicação flexível: “O plano não deve dominar a organização.” Serve de instrumento a serviço dos executivos e não uma camisa de força que impeça ações.

9. Acompanhamento: Identificar as variações, ações corretivas ou de manutenção/disseminação, planejar e executar. 10. Reconhecimento do esforço individual e do grupo: Identifica as variações favoráveis e desfavoráveis, relacionando tal desempenho a uma área e a um indivíduo e proporcionando consequências na remuneração.

Diretrizes Corresponde ao briefing ( mapa) da alta administração, direcionando as ações para os vários problemas. É a tradução daquilo que foi decidido no planejamento estratégico e deve ocorrer no intervalo de tempo a ser considerado.

Cenários O cenário deve considerar, dentre outros elementos, considerando aspectos que possam afetar o negócio da organização: Cenário político; Cenário econômico; Cenário mercadológico. Cenários diferentes demonstram valores diferentes para a mesma informação a ser orçada.

Premissas Pressupostos, uma vez que são definidas por alguém na empresa antes de o processo de planejamento ser iniciado. Podem ser separadas em: Operacionais; De estruturação; Econômico-financeiras.

Pré-planejamento Permite antever as principais tendências esperadas pela alta administração. Consiste na montagem da demonstração de resultados a partir da sensibilidade dos executivos. Consiste em uma forma de direcionar as ações para racionalizar, facilitar processo de montagem do instrumento.

Etapas da montagem do orçamento Etapa operacional. - Consiste nos planos que proporcionam condições de estruturação das atividades da organização, de maneira a integrar as atividades, as operações. Etapa financeira. Corresponde à tradução de todas as atividades para uma mesma linguagem comum, no caso a monetária, Existência dos demonstrativos contábeis.

Etapa operacional 1. Plano de marketing: Indica a atividade comercial da organização, no que se refere a volume físico de venda, por período, por área, por preço etc. Deve definir política de descontos, prazos, gastos com comunicação e despesas comerciais previstas. 2. PSPE: Trata de estoques de produtos acabados, produtos em processo e matérias-primas, produção própria e /ou terceirizada, suprimentos de materiais e necessidade de mão de obra da organização. A área de operações deve estar estruturada para coordenar as atividades de planejamento dos processos de suprimentos, produção e de estocagem.

2. PSPE: Trata de estoques de produtos acabados, produtos em processo e matérias-primas, produção própria e /ou terceirizada, suprimentos de materiais e necessidade de mão de obra da organização. A área de operações deve estar estruturada para coordenar as atividades de planejamento dos processos de suprimentos, produção e de estocagem.

3. Plano de investimentos no ativo permanente Explicita os gastos que serão efetuados em movimentação referentes a ativos do permanente da organização. Envolve todos os tipos de investimentos do permanente, tais como imobilizado, diferido e investimentos entre outras entidades. 4. Plano de recursos humanos Deve tratar os elementos referentes aos recursos humanos na organização, desde estrutura organizacional, preenchimento dessa estrutura, movimentações de funcionários, remuneração, treinamento, admissões e desligamentos, consultorias na área, etc.

Etapa financeira 1. Plano financeiro Corresponde à etapa do plano em que as demonstrações financeiras são disponibilizadas e a análise global é viabilizada. A função do plano financeiro consiste em permitir que todas as decisões tomadas nos vários subplanos sejam transformadas em um único denominador, no caso, o monetário. Deve conter o fluxo de caixa, a demonstração de resultados e o balanço patrimonial para o intervalo de temo considerado.

Sistema de Informações Gerenciais Consiste na espinha dorsal do controle gerencial. Viabilizou uma abordagem mais enfática e agressiva em termos de controle gerencial. Fig. 3.2 Dimensões: Dimensão da seleção informada. Dimensão da apresentação da informação. Restrição para uma informação confiável e relevante.

Sistema de Informações Gerenciais Atributos: confiabilidade. Abrangência. Tempestividade. Fig. 3.3