Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sulamita M.S.Morini - Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211.
Advertisements

COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
Gestão da Informação e do Conhecimento  MODELO PROCESSUAL DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO – CHOO (2006) 1-NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 3-ORGANIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
A Gestão de Bibliotecas e o desenvolvimento de coleções Maria de Fátima Moreira Martins Maria de Fátima Moreira Martins Mestre em Ciência da Informação.
Pesquisa científica e levantamento bibliográfico Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia AZ051 - Introdução à Pesquisa em Zootecnia Prof.
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade 2013/2014 Continuação.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Marilia Sant Anna Roberto Almeida. Definição O Colégio Invisível é um grupo de pesquisadores trabalhando numa linha de conhecimento ou especialidade científica.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
O Profissional da Informação frente aos novos desafios Margarida Meira.
Introdução a Pesquisa Científica
Princípios, Normas e Política de indexação
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
TRATAMENTO E FLUXO DE DOCUMENTOS NAIR Y. KOBASHI RESUMOS: TEORIA E M É TODOS ECA-USP 2011.
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
PROJETO DE INTEGRAÇÃO QUALITOR E FACEBOOK Aproximação do conceito de “Social Relationship Management” (SRM) à plataforma de atendimento Qualitor.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, MARTINELLI,
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Pioneiro de uma concepção ampla e diversificada de patrimônio cultural e de sua documentação e promoção, Mário de Andrade foi um dos mentores da criação,
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
1 O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO Profª Miracy B S Gustin Faculdade de Direito -UFMG.
Conjunto significativo de pesquisas conhecidas pela denominação "estado da arte" ou "estado do conhecimento". pesquisa bibliográfic a.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
SABi - INTERFACE WEB Capacitação no Uso do SABi
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
Divulgação de periódicos retrospectivos publicados pela UFBA: disponibilização na Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UFBA Vania Cristina Sousa.
Gerenciamento das comunicações do projeto Gestão de Projetos Acadêmicos: Felipe Schafaschek, Marcos Vieira, Victor Chiesse.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Relevância e prioridade da informação Aldo de Albuquerque Barreto.
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
O que é informação?.
Transcrição da apresentação:

Ciclo documentário

Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer pessoa as informações que ela necessita, no momento que as solicita, Manter repositórios atualizados, Permitir a comunicação entre as pessoas e o conhecimento registrado.

Equação Fundamental da Ciência da Informação (Brookes): K(S) + ΔK = K(S+ΔS) ΔI O sujeito recebe uma nova informação (ΔI) através de um processo comunicativo. (LE-COADIC, 1996)

Teoria da comunicação: Emissor (código) Canal de transmissão Receptor (decodificação) Informação comum Risco de silêncio e/ou ruído retroalimentação /feedback A emissão é intencional; o receptor é submetido ao fluxo de mensagens.

Ciclo Social da Informação Comunicação UsoConstrução (LE-COADIC, 1996)

Documentação é memória, seleção de ideias, reagrupamento de noções e de conceitos, síntese de dados. Necessário selecionar, avaliar, traduzir e recuperar documentos capazes de responder a necessidades específicas, que mudam continuamente.

Criação da Informação Fatos, idéias e imagens se transmutam da mente do autor para uma inscrição de informação Sistema de Armazenamento, Recuperação da Informação Seleção, Entrada, Classificação, Armazenamento, Recuperação, Uso REALIDADE Assimilação, apropriação da informação pelo indivíduo I K I = Informação K = Conhecimento Fluxos da Informação (SMIT e BARRETO, 2002)

Fluxos da Informação Dois critérios permeiam o fluxo de informação: o das tecnologias da informação, que possibilitam melhor acesso à informação; e, o da Ciência da Informação, que intervém para qualificar este acesso, levando em conta as competências do usuário para sua assimilação FLUXO INTERNO FLUXO EXTREMO (SMIT e BARRETO, 2002)

Pesquisa da informação Estimativa preliminar Aquisição obtenção Tratamento intelectual dos documentos Tratamento material dos documentos (Registros etc.) Tratamento material dos documentos Pesquisa da s informações bibliográficas Pesquisa de documentos Suportes da informação Transferência da informação Para um suporte Pesquisa dos documentos para a informação e confecção dos produtos documentais Difusão seletiva da informação (DSI) Reprodução ConsultaPublicaçãoEmpréstimo Operações de controle e registro Operações que permitem constituir e alimentar um fundo documental Operações de pesquisa documental CADEIA DAS OPERAÇÕES DOCUMENTÁRIAS (GUINCHAT e MENOU, 1994)

Alguns canais de difusão da informação Produtores Usuários Centros de informação (Formal)(Informal)(Quantitativa) Fontes de informação Conversas, cursos, conferências etc. (Não publicada) Teses, relatóriosLivros, revistas Periódicos de resumo e indexação Bibliotecas (Publicada) Fontes primárias Análises, sínteses etc Catálogos, guias etc. Inventários quantitativos Centros de intercâmbio Editores redatores Centros de dados Serviços de resumos e indexação Bibliografias especializadas, traduções Serviços secundários Serviços terciários Cartas ao redator preprints (GUINCHAT e MENOU, 1994)

PREOCUPAÇÕES CENTRAIS -assegurar acesso à informação e ao conhecimento, ao maior número possível de usuários.

Referências GUINCHAT, C.; MENOU, M. J. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT, LE COADIC, Y. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, SMIT, J. W.; BARRETO, A. de A. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIN, M. L. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.