Sistemas de Medição e Desempenho Aplicados Dentro da Porteira Bibliografia utilizada Gestão do Sistema de Produção Agropecuário – Gestão Qualidade Emater.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Controle: Aprendendo e Mudando Controle Gerencial
Orçamento Empresarial
Características básicas de controle de estoque
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
25 - Sistemas Financeiros
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
USO DO GPS NA AGRICULTURA DE PRECISÃO
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Fundamentos de Administração
Universidade Federal Fluminense
PLANO DE NEGÓCIOS.
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
Aula 04 Processo Administrativo
Organização política o segmento agropecuário
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Bruno Silveira Getúlio Silva Nylo Rodrigues
Análise Fundamentalista
Gerenciamento de Processos - PNQ
São necessários controles financeiros eficientes
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE GESTÃO EVOLUTIVA PARA A INDÚSTRIA GRÁFICA APOIADO NA TEORIA DA HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW.
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Turma/grupo: 14B Subgrupo: X Alunos: Mateus Salles de Castro Renato Berrêdo de Toledo Lobato.
Planejamento Financeiro Orçamentário
CALENDÁRIO FUTURO MÓDULO 2 – ESTRATÉGIAS EM PROJETOS DIAS 10 DE JANEIRO 24 DE JANEIRO MÓDULO 3-VIABILIDADE ECONÔMICA EM PROJETOS DIAS 31 DE JANEIRO 07.
Titulo do Trabalho Área(s) / Setor(es) Coordenador(es) da(s) área(s) Autor(es)
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Planejamento Financeiro
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
Módulo 05 Planejamento Financeiro. Objetivo da empresa.  O que você quer para sua empresa?  Exemplo: 1. Quantificar: aumentar as vendas em 10%. 2. Período.
Exemplo Vamos considerar que uma determinada empresa faça um investimento e apresente as seguintes informações referentes à expectativa de ganho futuro.
Técnico Contabilidade
Funções da Administração
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
Balanced Scorecard.
ANÁLISE DE ESTOQUES.
Disciplina: Controladoria
Controles Financeiros
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Mapeamento e Padronização de Processos
Etapas do processo orçamentário
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Gerenciamento da Qualidade
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Investimento ONDE COMO QUANTO ATIVOS FÍSICOS : Máquinas, nova planta, novos produtos, sistemas de informação... TÍTULOS DE MERCADO.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
INDICADORES DE DESEMPENHO
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
GOL TEORIA DAS RESTRICOES Prof. Luiz Alberto Krummenauer.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Medição e Desempenho Aplicados Dentro da Porteira Bibliografia utilizada Gestão do Sistema de Produção Agropecuário – Gestão Qualidade Emater – Curitiba, março de 2004.

Controle É a função gerencial que consiste na verificação de desvios das metas previstas e na adoção de medidas corretivas” (H. Fayol). Controlar é verificar se tudo ocorre de acordo com o plano adotado e com as instruções dadas.

Controle O controle é efetuado através de referência de gestão/ parâmetro que é a métrica de uma variável de gestão. Variável de gestão é um aspecto controlável do desempenho. O indicador referência de gestão poderá ser utilizado para planejamento como parâmetro de desempenho.

Controle O indicador referência de gestão pode ser utilizado em tempo real para avaliar o nível de desempenho do processo produtivo; como indicador de resultado (saída) de processo e poderá ser utilizado como valor médio histórico como padrão de desempenho (tendência).

Objetivos do Controle Identificar falhas e corrigi-las no exato instante em que ocorrerem. Assegurar resultados, evitando que sejam diferentes dos objetivos e as metas planejadas.

As Atividades de Controle Medir o desempenho real Comparar o real com as metas/parâmetros Atuar na diferença

Informação como Ferramenta de Gestão A informação mostra o que ocorre no processo. É uma tarefa contínua que observa o desempenho de cada ação e permite as correções.

Ações antes do inicio do processo produtivo Fazer orçamentos. Calcular o custo meta preço – lucro = custo do produto. Calcular o ponto de equilíbrio a quantidade mínima a ser produzida e vendida, para que o Custo Total = Receita Total.

Ações antes do inicio do processo produtivo Mapear os “pontos críticos de sucesso” do processo que uma vez identificados, mapeados e monitorados assegurem o sucesso (ou fracasso) da operação. Pontos críticos: qualificação da gestão; geração de fluxo de caixa positivo; câmbio; capital para investimento; relacionamento com investidores; expertise no controle de custos; expertise em distribuição e logística; etc.

Ações durante o processo produtivo em tempo real Identificar os gargalos do processo, focando nos pontos chaves, que comprometem os resultados: adubação; semeadura; aplicação de defensivos; colheita, qualidade; etc.; Definir os pontos críticos de controle : quantidade de adubo por metro linear (por que seria crítico?), etc.;

Ações durante o processo produtivo em tempo real Monitorar esses pontos (medir, comparar com o parâmetro, avaliar e corrigir as diferenças); e Registrar os dados obtidos. Na agricultura de precisão, o controle de desempenho do processo produtivo é feito eletronicamente.

Ações durante o processo produtivo em tempo real Controlar e monitorar fluxos/usos de serviços e materiais: Fluxo e desempenho de mão-de-obra; Fluxo e uso de insumos; Fluxo e desempenho de máquinas e equipamentos.

Ações durante o processo produtivo em tempo real Controlar e monitorar os fluxos financeiros: Custo de produção (produzir mais com menos); e Fluxo de caixa (passado, presente e futuro).

Após a venda da produção Controlar e monitorar resultados: Lucro (receitas menos custos totais); Lucratividade (lucro dividido por custos totais); Retorno sobre o capital (lucro dividido pelo capital total); Eficiência (pode ser determinada ao final da colheita ? Só no final ?); Produtividade; e Avaliação (comparar os resultados obtidos com planejados).

Diagrama de Ishikawa aplicado ao processo ENTRADAPROCESSAMENTOSAÍDA PLANTIOCOLHEITA MANEJOGERAÇÃO TAXAS MAPAS VARIÁVEIS PRODUTIVIDADE INSUMOSPRODUTO FINAL ANÁLISE SOLO MANEJO PRAGAS APLICAÇÃO MANEJO DOENÇAS CORRETIVOS/ FERTILIZANTESMANEJO DANINHAS PREPARAÇÃOACOMPANHAMENTO SOLO ANÁLISE SOLO LAVOURA

Consolidado do Processo Produtivo (o que fazer em cada etapa) ANTESDURANTEDEPOIS FornecedoresOperações corretasReceitas PreçosMonitorar gargalosLucro OrçamentoMonitorar custosRetorno Investimento NegociaçãoMedir/Comparar/Avaliar/CorrigirEficiência (? Será só depois?) ComprasRegistrarProdutividade (? Será só depois?)

Obrigado