7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Advertisements

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Tecnologias de Informação e Comunicação
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Quadro geral das Ciências da Educação.
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Desafio das novas tecnologias
CONCEPÇÕES TEÓRICAS ATUAIS
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Lideranças nas organizações educativas
Referencial de Competências-Chave
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Habilidades em Comunicação V
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Administração Geral - Aula 05
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Conceitos e Perfil do Profissional
Referencial de Competências-Chave
Departamento do Ensino Secundário
Desmistificando a Psicologia Organizacional
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Linguagens, códigos e suas tecnologias
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Prof.ª Irislane Figueiredo
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Educação e Formação de Adultos
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Gabriel Bastos Machado
Perguntas de Modelação
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Novo programa Língua Portuguesa
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Sistemas Monetários e Financeiros
Psicologia no desporto
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Relações Interpessoais. Formação de Formadores      0 Introdução 1 Comunicação 2 Desenv. Interpe. 3 A Importância do Comportamento Legenda 5 Os Grupos.
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
A escola como agente de socialização
Processo de R ECONHECIMENTO, V ALIDAÇÃO E C ERTIFICAÇÃO DE C OMPETÊNCIAS Sistema de Créditos - Nível Secundário.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto privado (DR1) Equipamentos domésticos Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto doméstico, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores. Lidar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto privado, acedendo a uma multiplicidade de funções que comportam e reconhecendo a sua dimensão criativa. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto privado ( DR1) Equipamentos domésticos - Identificar utilizações diferenciadas de electrodomésticos por mulheres e homens no contexto doméstico; - Identificar a funcionalidade e o modo de operação de vários electrodomésticos; - Explorar manifestações de corrente eléctrica nos electrodomésticos. - Referir equipamentos domésticos são usados para fins criativos (âmbito cultural e artístico); - Reflectir sobre a importância das instruções dos equipamentos, referindo em que circunstâncias recorre às mesmas; - Explicar como actua com um equipamento de comunicação – papel e funções. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Temas Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto profissional ( DR2) Equipamentos profissionais Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissional, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus impactos nas organizações. Agir perante equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissional, conjugando saberes especializados e rentabilizando os seus variados recursos no estabelecimento e desenvolvimento de contactos.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto profissional (DR2) Equipamentos profissionais - Identificar as qualificações exigidas para manusear máquinas de complexidade diferente; - Perceber quais os equipamentos que trazem benefícios para a empresa relacionando-os com o avanço tecnológico; - Perceber o rendimento/ eficiência da máquina e conceitos relacionados com a mesma (calor, força, electricidade). - Referir características e funcionalidades de um equipamento usado ao nível profissional e se o mesmo permite uma utilização criativa; - Explicar como aprendeu a lidar com esses equipamentos e se a explicação foi eficaz; Caso tenha recorrido a manuais de instrução demonstre que os compreendeu; - Referir equipamentos de comunicação que usa no seu dia-a- dia profissional e em que circunstância os utiliza.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto institucional (DR3) Utilizadores, Consumidores e Reclamações Interagir com instituições, em situações diversificadas com base nos direitos e deveres de utilizadores e consumidores de equipamentos e sistemas técnicos. Utilizar conhecimentos sobre equipamentos e sistemas técnicos para facilitar a integração, a comunicação e a intervenção em contextos institucionais.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto institucional (DR3) Utilizadores, Consumidores e Reclamações - saber usar correctamente um electrodoméstico enquanto utilizador informado ( DECO); - Argumentar recorrendo a linguagem técnica adequada, as condições de garantia, reparação e assistência; - Actuar no sentido de optimizar as relações custo/ benefício. - Explicar as potencialidades dos equipamentos técnicos relacionados com a cultura (câmara de vídeo, máq. fotográfica, …); - Saber reclamar junto do fabricante ou saber apresentar sugestões com fundamento em português ou língua estrangeira; - Saber comunicar com instituições usando o meio ou equipamento mais adequados em função do objectivo pretendido (Informações/Assistência técnica/ Reclamações).

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto macro- estrutural (DR4) Transformações e Evoluções Técnicas Mobilizar conhecimentos e práticas para a compreensão e apropriação das transformações e evoluções técnicas e sociais. Relacionar transformações e evoluções técnicas com novas formas de acesso à informação, à cultura e ao conhecimento proporcionado pelos novos suportes tecnológicos e de comunicação.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- estrutural ( DR4) Transformações e Evoluções Técnicas - Compreender as consequências sociais da evolução dos equipamentos ( por exemplo nos transportes); - Relacionar a evolução dos equipamentos com a necessidade de obter melhores desempenhos; - Reconhecer o papel da ciência na evolução dos equipamentos. - Compreender que a utilização de equipamentos técnicos (vídeo, computador, TV, …) permite o acesso de mais pessoas à cultura; - Emitir opiniões em português ou língua estrangeira sobre as consequências da evolução dos equipamentos nos usos da língua (novo vocabulário, acesso mais facilitado a outras línguas, etc.); - Relacionar as transformações dos equipamentos técnicos com as mudanças na TV, no rádio e no cinema (TV digital, rádio via net, …).