7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Dinâmica e Gênese dos Grupos
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Referencial de Competências-Chave
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
contexto profissional
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Referencial de Competências-Chave
Desmistificando a Psicologia Organizacional
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Sociologia e sociologia e senso comum
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Curso de Educação e Formação de Adultos
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
Metodologia Científica
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Novo programa Língua Portuguesa
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
Conhecimento Científico
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
A escola como agente de socialização
Processo de R ECONHECIMENTO, V ALIDAÇÃO E C ERTIFICAÇÃO DE C OMPETÊNCIAS Sistema de Créditos - Nível Secundário.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto privado (DR1) O Elemento Mobilizar o saber formal para o reconhecimento do elemento como uma unidade estrutural e organizativa. Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afectados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STCExemplos da área de CLC Contexto privado (DR1) O Elemento -Caracterizar um indivíduo consoante a sociedade (grupo) em que está inserido ( modos de relacionamento com a diferença); -Perceber a unidade estrutural de um ser vivo (átomo, molécula, célula, DNA); -Reconhecer a importância da herança genética; -Identificar o ADN como a chave do património genético dos seres vivos em geral. -Explicar como o percurso individual é afectado pelas condições sociais, culturais e económicas; -Saber escrever correctamente textos em português e/ou língua estrangeira, de acordo com a sua estrutura (diário, memórias, cartas, autobiografia,…); -Identificar intenções e efeitos produzidos no receptor (de que forma cada modelo de comunicação corresponde a diferentes intenções por parte do emissor para com o receptor?). Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Temas Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto profissional (DR2) Processos e Métodos Científicos Recorrer a processos e métodos científicos para actuação em diferentes domínios da vida social. Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto profissional (DR2) Processos e Métodos Científicos -Identificar e saber aplicar técnicas ou procedimentos de recolha de informação( por ex. inquéritos, questionários, entrevistas individuais, observação directa); -Identificar o papel da experiência na utilização de equipamentos técnicos e conhecer os procedimentos para maior eficiência ; - Compreender o papel da experiência para verificar a teoria; - Explorar a utilização da teoria e da experiência como competências de base no trabalho científico. -Explicar de que modo os estudos de diagnóstico e prospecção (inquéritos, entrevistas, observação directa,..) podem contribuir para um melhor funcionamento das organizações. -Produzir textos exemplificativos do valor/importância das experiências profissionais, sabendo adequar a teoria à prática (de que forma aplica a teoria que aprendeu num curso de formação à prática). -Reflectir sobre como os diferentes meios de comunicação podem promover profissionalmente o indivíduo e produzir maior riqueza (divulgação de conhecimentos, oferta de emprego, Novas Oportunidades).

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto institucional (DR3) Ciência e Controvérsias Públicas Intervir racional e criticamente em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos. Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto institucional (DR3) Ciência e Controvérsias Públicas -Reconhecer a presença crescente da ciência e dos cientistas em torno de controvérsias públicas (clonagem, co-incineração, centrais nucleares,) e as suas consequências no desenvolvimento social; -Identificar os processos tecnológicos associados às controvérsias públicas ( por ex. na co-incineração,a eliminação de resíduos tóxicos); - Compreender os prós e os contras das diferentes tecnologias num debate público. -Demonstrar que reconhece a existência de diferentes agentes e interesses (prós e contras) num qualquer debate público; -Reconhecer que a língua portuguesa e/ou língua estrangeira pode ser usada para intervir cívica e socialmente (congressos, debates, reuniões, etc.); -Explicar o papel da comunicação social na formação da opinião pública a nível mundial.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto macro- estrutural (DR4) Leis e Modelos Científicos Mobilizar o saber formal na interpretação de leis e modelos científicos num contexto de coexistência de estabilidade e mudança. Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- estrutural (DR4) Leis e Modelos Científicos - Identificar diferentes modelos de Sociedade e suas principais características ; - Identificar diferentes estádios de evolução tecnológica na nossa capacidade de entender o Universo; -Reconhecer que o Universo não é estático e está em evolução; - Compreender as condições que permitem a existência de vida na Terra e a dinâmica no planeta; -Discutir, no quadro da evolução e do facto de existir vida na Terra, a possibilidade de existirem outros mundos habitados, onde se aplicam as mesmas Leis. -Reconhecer e analisar factores que conduzem às mudanças sociais (desenvolvimento da ciência, alfabetização, organização política, …); -Explicar o papel da língua como veículo da evolução científica e cultural (o papel da língua na evolução e na capacidade de expressão dos nossos pensamentos e da mentalidade em geral); -Reflectir sobre o poder que os meios de comunicação podem exercer nas sociedades (manipulação de opinião, da imagem, distorção da informação, sensacionalismo…).