Padronização e Melhoria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PlaneJar é preciso.
Advertisements

Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Estudando com Profª Simony
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Profª Claudia Pedro Corrêa
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Caps. 1 a 4 Vander Alves. Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle.
Qualidade, Processos e Gestão de Software
MÓDULO 2 QUALIDADE.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL. O QUE É TQC TQC = Controle Total + Qualidade Total Controle total é o controle exercido por todas as pessoas da empresa,
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
Relatório Mensal de Garantia da Qualidade [Mês de aaaa]
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
GESTÃO DO PAIF.
Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais CONSIDERAÇÕES SOBRE A META PRIORITÁRIA Nº 5 - CNJ.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Controle da Qualidade Total (TQC)
3 Gerenciamento do Escopo Capítulo 3 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
PRS Manutenção Terceiros. PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Terceiros Contratação.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o GESTÃO DA QUALIDADE Sumário do Capítulo Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Padronização e Melhoria Escola de Engenharia Padronização e Melhoria CICLO PDCA

Etapas do ciclo PDCA Act Plan Check Do Agir corretivamente Definir métodos metas Educar e treinar Executar e medir a tarefa Verificar resultados Plan Planejar Do Check Act Atuar    

SISTEMAS DE GESTÃO(EXEMPLO)

O QUE SIGNIFICA GERENCIAR? PDCA é o ciclo do controle ou ciclo do gerenciamento. Para que haja gerenciamento, temos que cumprir 4 etapas : PLAN, DO , CHECK ,ACTION, ou seja, Planejar, Executar, Checar e adotar medidas corretivas. PRIMEIRA FASE: PLANEJAMENTO. É nesta fase que são fixados os objetivos e metas a serem perseguidos. Feito isto, desenvolvemos os métodos, que são os caminhos estabelecidos para atingir as metas/objetivos. A meta a ser perseguida poderá ser o requisito do cliente ou uma característica básica do produto ou serviço. Quanto ao método, poderá conter os procedimentos críticos e orientações técnicas de trabalho.

SEGUNDA FASE:EXECUÇÃO. É nesta etapa que os funcionários que irão executar o plano são treinados. A partir deste ponto, parte-se para a implantação do plano. Quando os funcionários participam da fase de planejamento, o treinamento já é instantâneo. Não se pode implantar um método, sem que os funcionários tenham entendido todo o assunto.

TERCEIRA FASE: CONTROLE. Este é o momento de verificar se o plano foi cumprido conforme planejado. É importante atuar com Fatos e Dados, gerando confiabilidade no que está sendo feito. A checagem poderá ser feita por cartas de controle, gráficos de controle, etc. A diferença entre o que foi planejado e o que falta na prática, para atingir o plano, é o que se denomina "problema".

QUARTA FASE:AÇÃO CORRETIVA E APRENDIZADO É neste ponto que encontramos a fase mais importante. Nenhum plano atingirá seu objetivo final, se não houver correção de rumo. É somente removendo as causas dos problemas, que atingiremos o que foi planejado. A característica desta fase é AÇÃO. As 3 fases anteriores são muito fáceis de ser implementadas pois dependem mais do aspecto burocrático. É nesta quarta fase que as empresas apresentam dificuldade, devido à tendência negativa de iniciarem-se trabalhos e não se dar o devido acompanhamento aos mesmos. Uma situação estará sendo gerenciada/controlada, se estivermos girando o PDCA, ou seja: cumprindo as suas 4 fases.

Gerenciar ou Controlar é girar o PDCA. o que significa GERENCIAR ? Gerenciar ou Controlar é girar o PDCA.

Os 4 clientes da organização são: O consumidor deseja qualidade, atendimento, segurança e preços baixos. Os acionistas desejam taxa de retorno do capital, receita, custos baixos e produtividade. Os funcionários desejam crescimento pessoal e profissional, educação, treinamento, empregabilidade. A sociedade deseja, antes de tudo, segurança quanto aos produtos e serviços produzidos.

CICLO PDCA Rodar o PDCA Melhoria Contínua A P D C AGIR nas diferenças (DO) D (ACTION) A (CHECK) C (PLAN) P ATUAR CORRETIVAMENTE VERIFICAR OS RESULTADOS DA TAREFA EXECUTADA DEFINIR OBJETIVOS E METAS DEFINIR OS MÉTODOS QUE PERMITIRÃO ATINGIR AS METAS PROPOSTAS EDUCAR E TREINAR EXECUTAR A TAREFA (COLETAR DADOS) FAZER CHECAR PLANEJAR AGIR nas diferenças Melhoria Contínua Rodar o PDCA

O que é OBJETIVO ? Objetivo é uma direção a seguir, ou seja, a definição dos poucos itens vitais a serem trabalhados no período. Exemplos: Aumentar as Vendas, Reduzir Custos, Melhorar a Qualidade, Melhorar o Moral, etc. direção a seguir

o que é META ? META é um objetivo traduzido em números e datas para cumprimento. Exemplo: Objetivo: aumentar vendas, META: 4% de crescimento até 30 de junho. 30/06 30/6

o que é MÉTODO ? METODO é o caminho para se atingir um objetivo ou meta. O método é montado a partir de ações muito claras e bem definidas, passíveis de serem monitoradas. A- B-

Principais componentes da gestão da Melhoria Contínua

SÍNTESE: P - PLAN - Planejamento Objetivo - Meta - Método D- DO - Desenvolver - Treinar e executar; C - CHECK - Checagem; A- ACTION - Ação Corretiva ou Aprendizado.

Implantação dos Padrões © LATEC-UFF. Todos os direitos reservados. GESTÃO & PADRONIZAÇÃO Melhoria da Gestão Melhorias incrementais; Inovações; Aprendizado Organizacional Planejamento da Gestão Elaborações dos Procedimentos Definição das estratégias e objetivos, metas, métodos Definição dos indicadores de desempenho P D C A Avaliação da qualidade da Gestão Avaliação de Gestão Implantação dos Padrões Treinamento específicos nos procedimentos Estrutura de suporte Execução © LATEC-UFF. Todos os direitos reservados.

O que gera motivação no futebol?

Objetivos, metas e métodos claros permitindo liberação total do potencial individual: Ação corretiva com base no placar . - Analisar as planilhas de verificação 5W 1 H (se necessário) Vencer a Partida Estudar o adversário Planejar preparação física Planejar jogadas ensaiadas A P C D Treinar Conhecer o placar imediato, facilitando o reconhecimento imediato e consciência de ação corretiva O Jogo Executar o que foi planejado