Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relação professor/aluno
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Relação Professor - aluno
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Práticas de Apoio à Gestão
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Learning Organization
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
O uso de novas mídias nas escolas
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Práticas de Apoio à Gestão
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
- Minister (subordinação ou obediência)
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Comportamento Organizacional.
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Fundamentos da Administração
Instituição de Ensino São Francisco
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
TRABALHO EM EQUIPE I.
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
Características Básicas das Empresas
Apresentação do Professor
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Comportamento Organizacional.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Uma onda de reorganizações
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Administração de Recursos Humanos
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Introdução ao processo de aprendizagem
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Dos Conceitos às Aplicações
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Daniel Vital Caldeira Isaut Faasen James Guelph Cirqueira Júnior RACIONALIDADE E ORGANIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS FACES DO ENIGMA Projeto Interdisciplinar IES/FUNCEC.
Transcrição da apresentação:

Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes de superar o desempenho individual quando uma tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas.

Paulo Martins Vantagens das equipes As equipes potencializam os talentos de seus funcionários; As equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças; Maneira eficaz de democratizar as organizações e aumentarem a motivação dos funcionários.

Paulo Martins Diferença entre Equipes e Grupos Grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações. Os grupos de trabalho não tem necessidade de engajamento em um trabalho coletivo.

Paulo Martins A equipe de trabalho gera sinergia positiva por meio de esforços coordenados. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior, quando alocados na equipe.

Paulo Martins Tipos de equipes Equipe Resolução de problemas Compostas, quase sempre de 5 a 12 funcionários, todos do mesmo departamento que se reuniam algumas horas por semana para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

Paulo Martins Tipos de equipes (continuação) Autogerenciada São grupos entre 10 e 15 pessoas que realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores. As posições de supervisão perdem importância e podem até ser eliminadas. Inclui o planejamento, o cronograma de trabalho, a delegação de tarefas, o controle coletivo sobre o andamento do trabalho, a tomada de decisão operacionais, a implementação de ações para solucionar os problemas e o relacionamento com fornecedores e clientes.

Paulo Martins Tipos de equipes (continuação) Multifuncional composta por funcionários de igual nível hierárquico, oriundos de diversos setores que se reúnem para cumprir uma tarefa. H1 H2H3H4H5H6

Paulo Martins Tipos de equipes (continuação) Virtual As equipes virtuais permitem a colaboração on-line, independente das pessoas estarem separadas apenas por uma parede ou por um continente. Usam a tecnologia da informação para juntar membros dispersos, a fim de atingir objetivos comuns.

Paulo Martins Comportamento Organizacional: Uma visão geral do caminho a ser trilhado.

Paulo Martins Hexagrama Síntese APRENDIZAGEM Educação e conhecimento útil Inteligências Múltiplas Educação Crítica Aprendizagem Organizacional Inteligência Emocional Maiêutica

Paulo Martins Identificar: Nas Teorias, pontos essenciais e comuns Transferir: Conceitos aprendidos às teorias comportamentais Aplicar: De forma crítica, seu aprendizado à suas experiências Objetivo da Aprendizagem

Paulo Martins Alfred N. Whitehead (Filósofo e Matemático Britânico): Defendia a utilização do conhecimento para validar a educação “Só existe uma única disciplina… esta é a vida em suas manifestações”. A educação DEVE ser útil… As idéias teóricas devem encontrar aplicações nos curriculuns. A educação é a arte da utilização do conhecimento. NÃO ACREDITO – O princípio da dúvida sistemática é fundamental para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento A Educação e a utilização do conhecimento

Paulo Martins Defendia a existência de “vários” tipos de Inteligência Sua teoria baseia-se em três proposições básicas: 1.As pessoas não são iguais. 2.Um processo de educação só funciona se as diferenças são levadas em consideração. 3.Em nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado em uma dimensão única de inteligência Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)

Paulo Martins O conjunto de inteligências: 1.Linguística: Jornalista, Professor, Advogado… 2.Lógico matemática: Engenheiro, Programador, Contador… 3.Musical: Músico, Compositor, DJ… 4.Corporal-cinestésica: Bombeiro, Atleta, Ator… 5.Espacial: Navegador, Escultor, Arquiteto… 6.Interpessoal: Conselheiro, Político, Vendedor… 7.Intrapessoal: Pesquisador, Romancista, Poeta Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)

Paulo Martins Defendia a reflexão crítica do homem em relação ao que aprende: 1.Conceito Bancário: A educação é somente uma transferência de dados a um indivíduo 2.Conceito de Educação Problematizante: Baseada em técnicas de solução de problemas. (texto na pag.15 - PLT) Pedagogia Revolucionária (Paulo Freire)

Paulo Martins Defendia a Organização de um grupo em busca de criar seu próprio futuro. Propõe 05 componentes como integrantes desta organização: 1.Domínio pessoal 2.Modelos mentais 3.Visão compartilhada 4.Aprendizagem em grupo (Diálogo e discussão) 5.Pensamento Sistêmico (Vê a Org. como um sistema aberto) Organizações de Aprendizagem (Peter Senge)

Paulo Martins Defendia a inteligência ligada a emoções e não meramente ao QI 1.QI é apenas um dado genético 2.Pessoas de QI baixo podem alcançar resultados maiores que pessoas de QI alto, por envolver sentimentos em suas tarefas. 3.A expriência de vida, pode e deve nortear os resultados. 4.Emoções fora de controle impedem o bom funcionamento do intelecto. 5.Nossas emoções podem ser administradas. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Paulo Martins Defendia que o papel do Mestre (Educador) deve estar em contribuir para que seus alunos sejam capazes, por si mesmos, de gerar e construir seu próprio conhecimento (Orientador de TCC) 1.Pessoas não são recipientes a serem completados com informações 2.O Mestre deve ser como a parteira (ajuda no parto, mas não é quem dá a luz) Maiêutica (Sócrates)

Paulo Martins 1.Aprendizagem como um processo 2.A aquisição do conhecimento – prática e experiência crítica 3.O uso do conhecimento (a educação só tem sentido quando leva o indivíduo ao seu propósito de vida) 4.O efeito da aprendizagem – uma modificação relativamente permanente no comportamento. “Uma mente que se abre a uma nova idéia, jamais retorna ao seu tamanho original” – Albert Einstein Conceito, natureza e abordagens (Visão dos autores)

Paulo Martins 1.Indivíduo como objeto: O Aluno/aprendiz somente recebe as informações mas não as critica (passivo) 2.Indivíduo como sujeito: ELE será o controlador das informações recebidas (crítico) Abordagens à aprendizagem