DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. OBRIGAÇÕES Relativas ao tempo Obrigações momentâneas Obrigações momentâneas Instantâneas Instantâneas Transitórias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO
Advertisements

PLANO DA EFICÁCIA Elementos Acidentais: Introduzidos facultativamente pela vontade das partes.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
Classificação das obrigações: Obrigação de Dar, Fazer e não-Fazer
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES
DA PROPRIEDADE RESOLÚVEL AULA 16 – TEMA PÁG.95/98
O CONTRATO DE COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS ESPECIAIS
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
Modalidades de obrigações
DA EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
RESCISÃO DO CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA
CONTRATOS MERCANTIS EM ESPÉCIE
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
Alienação Fiduciária.
Alienação Fiduciária. Conceito “Alienação fiduciária é o contrato pelo qual uma das partes aliena um bem para a outra sob a condição de ele ser restituído.
DIREITO CIVIL Prof. Wiverson de Oliveira. Extinção do Contrato 472 a 480 -Extinção: Natural(causa esperada) – cumprimento pacto / verificação fatores.
Desfazimento da Relação Contratual. Extinção dos Contratos  As obrigações, direitos pessoais, têm como característica fundamental seu caráter transitório.
DAS CLÁUSULAS ESPECIAIS DA COMPRA E VENDA= PACTOS ADJETOS
ENDOSSO INTRODUÇÃO 1.
CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS  Classificar o contrato é uma premissa inicial para atingir sua natureza jurídica e, conseqüentemente, seus efeitos.  Doutra.
Contratos em espécie COMPRA E VENDA. EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)
CONCEITO E NATUREZA JURÍDICA
Direito Civil Direito das Obrigações Dhyellen Peixoto.
Sociedade simples Sociedade simples É a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade econômica não empresarial É a sociedade que tem por objeto.
Adimplemento e Extinção das Obrigações Pagamento com Sub-rogação Profa. Msc. Layana Dantas de Alencar.
MODOS DE EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES . Pagamento por sub-rogação Sub-rogar é substituir o credor, de modo que o pagamento por sub-rogação assemelha-se à.
Direitodasobrigações: Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
TEORIA DA IMPREVISÃO- REBUS SIC STANDIBUS  a teoria da imprevisão, originariamente concebida pelo nome de cláusula rebus sic standibus, segundo a qual.
PRÁTICA JURÍDICA II 8º SEMESTRE – UNINOVE Execução de obrigação de fazer fundada em Título Executivo Extrajudicial.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL EM FINAL DE MANDATO VALMIR BATISTA ASSESSOR CONTÁBIL.
Extinção dos contratos. A extinção dos contratos em razão de causas supervenientes à sua formação verifica-se pelos seguintes modos: – a) resolução; –
1 Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI Antonio Herance Filho (11)
Profa. Cristiane Reis. Conceito de Empresa  Uma empresa é uma unidade econômico- social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem.
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO Aula 11
PRÁTICA JURÍDICA II 8º SEMESTRE – UNINOVE
Ponto 9 DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS
CLÁUSULAS ESPECIAIS DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA:
REGRAS ESPECIAIS DA COMPRA E VENDA
CONTABILIDADE ATUARIAL
Vícios Redibitórios São defeitos ocultos em coisa recebida em virtude de contrato comutativo que a tornam imprópria ao uso a que se destina ou lhe diminuam.
DIREITO EMPRESARIAL II
CAPÍTULO 7 FATO GERADOR: 7.1. Conceito Relação com a hipótese de incidência. 7.3.Objeto na obrigação principal e na acessória Aspectos do.
CONGRESSO COMEMORATIVO AO PRIMEIRO ANO DE VIGÊNCIA DO NOVO CPC.
Contratos e Cláusulas Ambientais
Prof. Rafael Mafei Rabelo Queiroz
Contratos em espécie COMPRA E VENDA.
13/05/2018.
Execução das obrigações de fazer e não fazer
AULA: SUB-ROGAÇÃO e IMPUTAÇÃO – Prof. Paulo Henrique de Oliveira
Classificação Básica das Obrigações
AULA : DAÇÃO E NOVAÇÃO -– Prof. Paulo Henrique de Oliveira
PERSPECTIVAS JURISPRUDENCIAIS DA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
CONTABILIDADE ATUARIAL
Propriedade Resolúvel e Ad Tempus
Obrigações Divisíveis e Indivisíveis
Modalidades de obrigações Classificação quanto aos elementos
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Ação de Consignação em pagamento
Profª Roberta Siqueira Teoria Geral do Direito Civil
Direito Civil I Professor Vilmar
Frustração do cumprimento
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
DA EVICÇÃO CONCEITO: Evicção é a perda ou desapossamento total ou parcial da coisa por força de sentença judicial, que atribui a outrem direito anterior.
Execução das obrigações de fazer e não fazer
Execução para a entrega de coisa certa e incerta
Personalidade e capacidade jurídica
DIREITO DO NEGÓCIO JURÍDICO Alessandro Rabelo Erika Furtado Evandro Natividade Jeane Pereira Leno de Carvalho Macapá-AP 2017.
Transcrição da apresentação:

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

OBRIGAÇÕES Relativas ao tempo Obrigações momentâneas Obrigações momentâneas Instantâneas Instantâneas Transitórias Transitórias Consuma-se num determinado ato, num determinado momento.

Obrigações Relativas ao tempo Execução continuada Execução continuada Periódica Periódica Contínua Contínua Trato sucessivo Trato sucessivo Única obrigação Única obrigação Vários créditos (prestações) Vários créditos (prestações) prática ou abstenção de atos reiterados prática ou abstenção de atos reiterados

OBRIGAÇÕES Quanto aos elementos acidentais Clausulas acessórias para obtenção de um determinado resultado Clausulas acessórias para obtenção de um determinado resultado Condição Condição Modo ou Encargo Modo ou Encargo Termo ver arts. 121, 131 e 136 CC Termo ver arts. 121, 131 e 136 CC PURAS e SIMPLES: livres dos elementos acidentais PURAS e SIMPLES: livres dos elementos acidentais

OBRIGAÇÕES Quanto aos elementos acidentais OBRIGAÇÃO CONDICIONAL OBRIGAÇÃO CONDICIONAL Depende de evento futuro e incerto Depende de evento futuro e incerto efeito + vínculo efeito + vínculo Podem ser obrigações cumulativas e alternativas Podem ser obrigações cumulativas e alternativas Possibilidade Possibilidade Licitude Licitude Voluntárias Voluntárias Ver art. 123 CC

OBRIGAÇÕES Quanto aos elementos acidentais OBRIGAÇÃO CONDICIONAL OBRIGAÇÃO CONDICIONAL Quanto a participação da vontade das partes: Quanto a participação da vontade das partes: Casuais: caso fortuito x vontade Potestativas: vontade de uma das parte - Puras: mero arbítrio art. 122 §2º (inválidas) - Simples: válidas ( ato do interessado) Promíscuas: potestativa + casualidade Mistas: vontade das partes+ casualidade

OBRIGAÇÕES Quanto aos elementos acidentais OBRIGAÇÃO CONDICIONAL OBRIGAÇÃO CONDICIONAL quanto ao modo de atuação: quanto ao modo de atuação: Suspensivas: as partes protelam a eficácia do negócio até a realização de fato futuro e incerto (condição) Suspensivas: as partes protelam a eficácia do negócio até a realização de fato futuro e incerto (condição) - Não há obrigação e nem ação correspondente. - Credor não pode exigir cumprimento da obrigação suspensa e se receber o valor antes, deverá restituir. - Os atos de gestão deverão ser praticados para conservação da coisa ou do direito. (ver art. 130 CC) - Se a coisa se perder ou se deteriorar, observa-se a “culpa”. - Obrigação personalíssima – morte – impossibilidade.

OBRIGAÇÕES Quanto aos elementos acidentais OBRIGAÇÃO CONDICIONAL OBRIGAÇÃO CONDICIONAL quanto ao modo de atuação: quanto ao modo de atuação: Resolutivas: as partes subordinam a eficácia do negócio até a realização de fato futuro e incerto Resolutivas: as partes subordinam a eficácia do negócio até a realização de fato futuro e incerto - Aquisição imediata de todos os direitos e a produção de todos os seus efeitos jurídicos. - Verificada a condição a obrigação se desfaz. - A resolução supõe a restituição do objeto. - Os riscos ficam a cargo do credor (adquirente)

CLÁUSULA RESOLUTIVA: (Antigo Pacto Comissório) Os contratantes expressamente ajustam, para a presente escritura de venda e compra, nos termos dos Artigos 474 e 475 da Lei nº /2002 (Código Civil), a seguinte cláusula resolutiva: se o outorgado deixar de pagar qualquer uma das parcelas mencionadas no "item __" supra, e houver transcorrido o prazo de __ (___) dias, contados da data da prestação vencida e não paga, ficará, de pleno direito, desfeita a venda. Parágrafo Primeiro: Qualquer dilação dos prazos de pagamento das parcelas neste contrato ajustados consistirá em mera liberalidade dos ora outorgantes, que ficam, desde já, facultados a exigir o cumprimento total da obrigação. Parágrafo Segundo: A presente cláusula resolutiva deverá constar do respectivo registro translativo do domínio, para dar publicidade a terceiros. Parágrafo Terceiro: Em se desfazendo a venda pelo inadimplemento dos outorgados, estes indenizarão os outorgantes, a título de perdas e danos, no montante deste já estipulado em R$ ____ (____), ou seja, em _% (__ por cento) do valor total do presente negócio. Parágrafo Quarto: No caso de resolução por falta de pagamento, os outorgados deverão pagar, também, aos esbulhados, a quantia de R$ ___ (____ reais), por dia de atraso, até a efetiva devolução do imóvel, livre de pessoas e coisas; sem prejuízo do pagamento da multa anteriormente mencionada. Parágrafo Quinto: No caso de resolução por falta do pagamento final e com a restituição do imóvel - livre de pessoas e coisas, aos outorgantes, estes deverão restituir ao(à) outorgado(a) a importância até então paga pelo(a) mesmo(a), descontados o valor da multa indenizatória e eventuais importâncias pelos dias de atraso. Os contratantes expressamente ajustam, para a presente escritura de venda e compra, nos termos dos Artigos 474 e 475 da Lei nº /2002 (Código Civil), a seguinte cláusula resolutiva: se o outorgado deixar de pagar qualquer uma das parcelas mencionadas no "item __" supra, e houver transcorrido o prazo de __ (___) dias, contados da data da prestação vencida e não paga, ficará, de pleno direito, desfeita a venda. Parágrafo Primeiro: Qualquer dilação dos prazos de pagamento das parcelas neste contrato ajustados consistirá em mera liberalidade dos ora outorgantes, que ficam, desde já, facultados a exigir o cumprimento total da obrigação. Parágrafo Segundo: A presente cláusula resolutiva deverá constar do respectivo registro translativo do domínio, para dar publicidade a terceiros. Parágrafo Terceiro: Em se desfazendo a venda pelo inadimplemento dos outorgados, estes indenizarão os outorgantes, a título de perdas e danos, no montante deste já estipulado em R$ ____ (____), ou seja, em _% (__ por cento) do valor total do presente negócio. Parágrafo Quarto: No caso de resolução por falta de pagamento, os outorgados deverão pagar, também, aos esbulhados, a quantia de R$ ___ (____ reais), por dia de atraso, até a efetiva devolução do imóvel, livre de pessoas e coisas; sem prejuízo do pagamento da multa anteriormente mencionada. Parágrafo Quinto: No caso de resolução por falta do pagamento final e com a restituição do imóvel - livre de pessoas e coisas, aos outorgantes, estes deverão restituir ao(à) outorgado(a) a importância até então paga pelo(a) mesmo(a), descontados o valor da multa indenizatória e eventuais importâncias pelos dias de atraso.Lei nº /2002Lei nº /2002

OBRIGAÇÕES Quanto aos elementos acidentais OBRIGAÇÃO MODAL OBRIGAÇÃO MODAL Clausula acessória onerosa e com encargo (ônus) Clausula acessória onerosa e com encargo (ônus) O modo adere aos atos de liberdade = coercitivo O modo adere aos atos de liberdade = coercitivo Efeitos jurídicos: Efeitos jurídicos: - Não suspende a aquisição - Impossibilidade do encargo = considerado não escrito ou anula o ato se for determinante do ato - Ato compulsório = deverá ser cumprido no prazo ou revoga- se - Personalíssimo = resolve-se a obrigação.

OBRIGAÇÕES Quanto aos elementos acidentais OBRIGAÇÃO A TERMO OBRIGAÇÃO A TERMO Depende de evento futuro e certo Depende de evento futuro e certo efeito + vínculo efeito + vínculo - Termo: dia do começo e do fim da eficácia - “dies a quo” = termo incial - “ dies ad quem” = termo final - Certo = data, período, ocorrência de um fato - Incerto = data indeterminada. - Inexigível ates de expirar o termo, salvo art I a III CC.