Roberval Angelo Furtado Avaliador Educacional Executivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPAS – Brasília, 02 e 03 de Setembro de 2008.
Advertisements

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS
MAPA DO EMPREGO O perfil do trabalhador do Setor Terciário Privado do Mato Grosso do Sul.
Fórum do Ensino Médio Roberval Angelo Furtado Superintendente de Políticas de Educação/SED/MS Conselheiro-presidente suplente do Conselho Estadual de Educação/CEE/MS.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Núcleo Central e Pólos Regionais. Campo Grande Bandeirantes Camapuã Corguinho Dois Irmãos do Buriti Jaraguari Nova Alvorada do Sul Ribas do Rio Pardo.
Programa Nacional do Livro Didático
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
SISTEMA PREVENTIVO DE COMBATE A INCÊNDIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RUMO AO CREDENCIAMENTO DAS UNIDADES DE ENSINO. ITAJAÍ 2016.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
ORIENTAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO COFINANCIAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PETI PELO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNAS DOCUMENTO.
22 de Setembro Congresso Brasil Competitivo 08 de outubro Adesão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 20 de outubro Reunião do Comitê Estratégico.
CNE Status dos Seminários Estaduais de Discussão da BNCC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PDDE Interativo.
GT Educação Básica Ordália Alves Almeida (UFMS) - Coordenadora Ana Paula Gaspar Melim (UCDB) - Coordenadora-Adjunta Glaucimara Lopes Schneider Hova – Secretária.
Criação de Fóruns Municipais de Educação. HISTÓRICO  Fórum Nacional de Educação: A cria ç ão de um F ó rum Nacional de Educa ç ão é uma reivindica ç.
PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
: CONSOLIDAR E INOVAR Pró-Reitora: Profa. Antônia Vitória Soares Aranha Pró-Reitor Adjunto: Prof. André Luiz dos Santos Cabral.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul – CEPMMI/MS ª Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna.
8 ª 02 de junho de 2014 Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul 8 ª Reunião 02 de junho de 2014.
ª 04 de agosto de 2014 Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul – CEPMMI/MS 9ª Reunião 04 de agosto de 2014.
 PROJETO  FORMAÇÃO CONTINUADA SE SOCIOEDUCADORES DE MS”  Profa.Ma. Maria F. Adimari Coordenadora executiva
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO FECOMÉRCIO – IPF/MS
Radiografia de Dados Escolares EDUCAÇÃO INFANTIL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Base Nacional Comum Curricular
SIMEC Visão Geral Cristiano Cabral Sistema Integrado de Monitoramento
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Planejamento 2017 PRÓ-REITORIA DE ENSINO
Áreas da Coordenação de Pastoral
Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos PETS
39ª Reunião Nacional da ANPEd
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
O Fórum Nacional de Educação
11ª Reunião Ordinária do FORTI – Salvador/BA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Curso - Avaliação e Aprendizagem
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
Comissão de Jovens Empresários e Executivos
Colegiados Territoriais
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Educação a Distância no IFCE
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DO CENTRO-OESTE
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Gestão Marli Regina Fernandes da Silva - Apucarana
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
REUNIÃO DESCENTRALIZADA CNAS MAIO / 2014
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
Realizar Formação Continuada
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
Carta de Compromisso com os Princípios para a Proteção das Águas da
Transcrição da apresentação:

Roberval Angelo Furtado Avaliador Educacional Executivo

 Ministério da Educação - MEC  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE  Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE  Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS  União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul - UNDIME  Secretarias Municipais de Educação  Avaliadores Educacionais

Avaliador Educacional Executivo:  Roberval Angelo Furtado Avaliadores Educacionais:  Angela Maria da Silva  Maria José Telles Franco Marques  Soraya Regina de Hungria Cruz

Avaliador Educacional Executivo: responsável pela coordenação geral do trabalho, fazendo também a interlocução com a SASE / MEC. Avaliadores Educacionais: responsáveis pela assistência técnica ao Estado e municípios na adequação ou elaboração dos Planos, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (em tramitação no Congresso Nacional).

Divisão dos municípios sul-mato-grossenses por Avaliador Educacional

ANGELA MARIA 1ANASTÁCIOE 2ANGÉLICAE 3AQUIDAUANAE 4BATAYPORÃ A 5BODOQUENAE 6BONITOE 7CORUMBÁ A 8DOIS IRMÃOS DO BURITI A 9ELDORADO A 10GUIA LOPES DA LAGUNA A 11IGUATEMIE 12ITAQUIRAÍ A 13JAPORÃE 14JARDIME 15JUTIE 16LADÁRIOE 17MIRANDA A 18MUNDO NOVOE 19NAVIRAÍ A 20NIOAQUEE 21NOVO HORIZONTE DO SULE 22PARANHOS A 23SETE QUEDAS A 24SIDROLÂNDIAE 25TAQUARUSSUE 26TERENOSE 27ESTADOE

SORAYA REGINA DE H. CRUZ 1ÁGUA CLARAE 2ALCINÓPOLISE 3APARECIDA DO TABOADO A 4BANDEIRANTESE 5BRASILÂNDIAE 6CAMAPUÃ A 7CASSILÂNDIA A 8CHAPADÃO DO SUL A 9CORGUINHOE 10COSTA RICA A 11COXIME 12FIGUEIRÃOE 13INOCÊNCIAE 14JARAGUARI A 15PARAÍSO DAS ÁGUASE 16PARANAÍBA A 17PEDRO GOMESE 18RIBAS DO RIO PARDOE 19RIO NEGRO A 20RIO VERDE DE M. GROSSOE 21ROCHEDOE 22SANTA RITA DO PARDO A 23SÃO GABRIEL DO OESTE A 24SELVÍRIA A 25SONORA A 26TACURU A 27TRÊS LAGOASE

MARIA JOSÉ MARQUES 1AMAMBAI A 2ANAURILÂNDIAE 3ANTONIO JOÃOE 4ARAL MOREIRA A 5BATAGUASSU A 6BELA VISTAE 7CAARAPÓE 8CAMPO GRANDE A 9CARACOLE 10CORONEL SAPUCAIAE 11DEODÁPOLISE 12DOURADINA A 13DOURADOSE 14FÁTIMA DO SULE 15GLÓRIA DE DOURADOSE 16ITAPORÃ A 17IVINHEMAE 18JATEIE 19LAGUNA CARAPÃ A 20MARACAJU A 21NOVA ALVORADAE 22NOVA ANDRADINAE 23PONTA PORÃ A 24PORTO MURTINHOE 25RIO BRILHANTEE 26VICENTINA A

Papel da SASE/MEC - articular, em nível nacional, a elaboração e/ou adequação dos Planos de Educação; - apoiar o trabalho dos Avaliadores Educacionais junto ao estado e municípios na elaboração e/ou adequação dos Planos de Educação; - acompanhar e monitorar o trabalho dos Avaliadores Educacionais; - definir as diretrizes gerais e da estrutura operacional do processo; - orientar os Avaliadores Educacionais em todo o processo.

Papel do FNDE/MEC - contratar os Avaliadores Educacionais; - atuar em parceria com a SASE/MEC em todas as etapas; - efetuar o pagamento dos Avaliadores Educacionais.

Papel da SED - designar comissão estadual para debater e propor elaboração do Plano Estadual; - supervisionar e acompanhar o processo de elaboração do Plano Estadual; - apoiar os municípios na adequação/elaboração dos planos municipais; - garantir a infraestrutura básica para o desenvolvimento dos trabalhos; - encaminhar proposta do plano para análise e validação; - articular-se com os agentes envolvidos: governador, prefeitos, assembleia, com vistas a aprovação do Plano de Educação.

Papel da UNDIME - desenvolver ações previstas na adequação/elaboração dos planos municipais de educação; - garantir infraestrutura básica para o trabalho; - convocar, juntamente com a SED, municípios para reunião com os avaliadores educacionais; - articular-se com os agentes envolvidos: prefeitos, comarcas, com vistas a aprovação dos Planos de Educação.

Papel das Secretarias Municipais de Educação - designar Comissão Municipal com responsabilidade de elaboração/adequação dos Planos municipais de Educação; - assegurar apoio logístico para a realização das atividades promovidas pela Comissão Municipal; - disponibilizar, se necessário, insumos para as reuniões das comissões; - adotar providências para a distribuição dos materiais para os encontros; - encaminhar plano às instituições pertinentes para análise e validação.