Implantação da Refinaria Premium no Ceará PETROBRAS Julho de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6 de Maio de 2013 Ciclo de Debates: “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Senado Federal Brasília Mauricio T. Tolmasquim Presidente BALANÇO DE OFERTA E.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Formação Profissional Para o Projeto da UTE PORTO DO PECÉM GERAÇÃO DE ENERGIA S.A.
Encontro de Lideranças (*) 1 APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA
PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA CAPIXABA E DE ARACRUZ EM 2015 Orlando Caliman Vice presidente do ES Ação Sócio diretor da Futura.
B RASIL 2035 Energia Incertezas Brasília, 9 de Agosto de 2016.
Agenda A Empresa Clientes O Projeto: Trajetória Conceito Recursos Detalhes do Projeto Evolução do Mercado Produtividade da Ferrovia Benefícios O projeto.
“Energia Eólica, Perspectivas Políticas e Técnicas” Prof. Dr. James R. Waterhouse Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Depto. de Engenharia dos Materiais,
Transporte de Produtos Perigosos Angélica Bertin Eduardo Palermo Gabriela Miranda Gédson Bento Roberto Alves 6°P.
Energia e meio ambiente PROF. DR. ALEXANDRE H. DE QUADROS.
Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE - Programa de Engenharia Química COQ 897 – Otimização de Processos Otimização de um conversor de Craqueamento.
U M M ARCO P ARA O A GRONEGÓCIO B RASILEIRO São Luís – Junho 2016 XXVIII ENCONTRO SOBRE O CORREDOR CENTRO NORTE O estado da arte do TEGRAM e Ferrovia Norte.
Hospitais, Clínicas e Serviços de Saúde. A LCC Gerenciamento & Consultoria.
MATERIAIS/CQDM. Histórico- Décadas de 70 e 80 PETROBRAS Década de 70- Expansão na Capacidade de produção do Refino Década de 80- Investimentos na área.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF.ª THAÍS SUEMI MORITA.
Rodrigo Duarte.
EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Distrito Logístico e Industrial do Caju
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
10/27/2017 1:15 AM Prof. Edmar de Almeida Grupo de Economia da Energia Instituto de Economia- UFRJ Rio , 21 de março 2016.
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
Tito Livio Pereira Queiroz e Silva
Logística e Cadeia de Suprimentos
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
O MERCADO DE APOIO OFFSHORE RONALDO MATTOS DE OLIVEIRA LIMA
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
CESBRA Biodiesel Avenida Paulo Erley Alves Abrantes 2500 Distrito Industrial de Três Poços – Volta Redonda – RJ.
GOVERNO DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO
SERVIÇOS PRELIMINARES
Projeto Lava Jato a Seco
APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA (*) dados atualizados.
Tecnologias do Transporte de Carga
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
NAFTA 8º Ano.
OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
O conceito básico da Agenda 21
Inserção das Florestas Energéticas na Matriz Elétrica Brasileira
Engenharia Territorial para Projetos de Concessão
abcem
Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Aula 10.
NILSON TORRES SOARES JR.
A industria do refino e seus impactos socioambientais Prof. Marilin Mariano Petroleo I.
Origem do Petróleo Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e.
P ROPOSTA PARA E STUDO DE D IMENSIONAMENTO L OGÍSTICO Foco na Reestruturação de Layout Logístico.
Analisando características distintas em geração distribuída e autoprodução de energia
Desenvolvimento e Sistemas Energéticos Sustentáveis
Industrialização brasileira
ESPAÇO GEOGRÁFICO INDUSTRIAL
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Gestão da Logística de Distribuição
Modal Dutoviário.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Florianópolis – 23 de abril de 2009
Setor Naval Forte e Competitivo:
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
Engenharia e Sustentabilidade – IFSC/Joinville
Vantagens Menor custo de transporte em face do mesmo ser, normalmente, movido a energia elétrica ou diesel, e ter grande capacidade de transporte; Frete.
Análise de Demandas Regionais
PRORROGAÇÃO DA CONCESSÃO
ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS “AVEIRO NORTE”
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília COMÉRCIO INTERNACIONAL 4º ANO – 2011 Prof.
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
Sustentabilidade e Certificação Ambiental na Construção Civil:
Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil
Grandes Projetos e seus impactos sociais e ambientais
Transcrição da apresentação:

Implantação da Refinaria Premium no Ceará PETROBRAS Julho de 2009

Plano Estratégico da Petrobras 2020

Desafios do Abastecimento

Refinaria Premium Deste contexto destacam-se, principalmente: a necessidade de expansão da capacidade de refino no país; a implementação de unidades capazes de processar óleo nacional pesado (respaldada pelas descobertas das reservas do Pré-sal); a demanda de derivados de alto valor agregado, causada e sustentada por uma crescente e constante preocupação da sociedade mundial com o meio ambiente.

Objetivo do Projeto Refinaria Premium II Viabilizar a construção de um refinaria, no Município de Caucaia – CE, com capacidade de processamento de 300 mil bpd de petróleo nacional, com vistas a produção de Diesel 10 ppm tipo EURO-V (elevada qualidade e baixíssimo teor de enxofre)

Produção da Refinaria Premium (%v)‏ Características do Projeto 300 mil bpdCapacidade Dez/2013 e Dez/2015 ( 2 fases)‏ Operação GLP, Nafta e QAV e Diesel 10 ppm Premium II – CE Petróleo Base: Marlim 20 BUNKER 4% 10% 12% 60% 8% 3% Mercado

Fatores de Localização TERMINAL REFINARIA: Município de Caucaia

Terreno situado em Distrito Industrial, com grandes perspectivas de desenvolvimento e crescimento; Possui disponibilidade de energia elétrica; Significativa atratividade econômica; Boa oportunidade de adequação às questões ambientais e sociais (Sustentabilidade); Potencial logístico de acesso ao mercado de derivados (Brasil e exterior) – instalações portuárias, ferrovias, rodovias, dutos e terminais; Apresenta potencial de acesso marítimo para suprimento de materiais, além de proximidade com instalações industriais; Acesso à matéria-prima através de dutos e terminais, bem como de infra- estrutura portuária adequada para recebimento de navios de petróleo. Localização

O terminal marítimo movimentará granéis líquidos e sólidos. O setor de granéis líquidos atenderá as movimentações de petróleo e derivados (diesel, nafta, QAV, GLP e bunker) produzidos pela refinaria e também o recebimento de outros derivados líquidos para atendimento ao mercado local, não produzidos pelas refinarias (gasolina, álcool, OC). O setor de granéis sólidos movimentará coque e enxofre. Serão necessários 2 berços para a movimentação de granéis líquidos e 1 berço para as movimentações de granéis sólidos. O terminal estará interligado a refinaria por meio de dutos com 11 Km de extensão. A infra-estrutura portuária (bacia portuária e berços) será projetada e construída pelo Estado. Terminal Marítimo

3Coque45 – 60SUPRAMAXGraneleiro BUNKER SEMI-REF MR SUEZMAX Classe 3 – 7 6 – – – 170 Porte (000 dwt)‏ POR ANO TOTAL Bunker GLP Derivados Petróleo Carga Petroleiro 6Gaseiro 27Petroleiro 9 # Navios / MêsTipo Estima-se que o terminal movimentará: Derivados12,920 – 50MRPetroleiro BUNKER SUPRAMAX SEMI-REF PANAMAX AFRAMAX SUEZMAX Classe 3 – – – – – 170 Porte (000 dwt)‏ 6,3 12,0 8,2 14,0 14,7 17,1 Calado (m)‏ BunkerPetroleiro COQUEGraneleiro GLPGaseiro Petróleo / Derivados Petroleiro Petróleo / Derivados Petroleiro PetróleoPetroleiro CargaTipo Terminal Marítimo - Operações

Cronograma do PAC

Para a implantação da Refinaria serão necessários, aproximadamente: 600 bombas 330 vasos 80 torres 70 reatores 70 resfriadores 50 turbinas 40 fornos 35 compressores Principais Equipamentos

Geração de Empregos Estima-se que: Serão gerados cerca de 90 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda No pico da obra da Refinaria, previsto para Out/14, 14 mil pessoas estarão envolvidas na implantação Durante a fase de obras civis, previstas para serem realizadas entre início de 2010 e 2014, serão mobilizadas cerca de pessoas

Mão de Obra - Total

Mão de Obra – Engenharia de Campo

Mão de Obra – Civil

Mão de Obra – Montagem

Distribuição por categoria

Obrigada PETROBRAS/ABASTECIMENTO PETROBRAS/ABASTECIMENTO