Câncer de mama O câncer de mama tem-se apresentado como o segundo mais freqüente tipo de câncer feminino, sendo a principal causa de morte por neoplasia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fabrício Vieira Cavalcante Orientadora: Delmary.  A Paralisia Cerebral-PC é uma patologia ligada a diferentes causas e caracterizada, principalmente,
Advertisements

CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA COMPARAÇÃO.
Referências Bibliográficas: 1. Boos GL, Soares LF, Oliveira Filho GR. [Postoperative cognitive dysfunction: prevalence and associated factors.]. Rev Bras.
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
União de Ensino Superior de Campina Grande FAC-CG Disciplina:Fisioterapia em oncologia Docente:Sheila Bezerra Costa Discente: Eliane maria Ismenia Gabriel.
Copyright © 2016 Author Lívia S.S.Valentin André Lucatelli 1 ; Lívia S. S. Valentin 2 1.Psicólogo; Doutorando.
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
AFECÇÕES GINECOLÓGICAS EVIDENCIADAS NOS RESULTADOS DOS EXAMES DE PCCU REALIZADOS EM SANTARÉM-PARÁ, NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2007 A DEZEMBRO DE
A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO NO PROJETO-TALENTO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO IPUSP.
EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo.
Robotic surgery in gynecology
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
COMPARAÇÃO DO PANORAMA DA DRC V-D NO BRASIL E EM PORTUGAL E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES BIOÉTICAS Fábio Humberto Ribeiro Paes Ferraz ( 1 ); Cibele Isaac.
Implante de stent no canal arterial como paliaçao inicial em cardiopatias canal-dependentes: Resultado inicial e seguimento Juliana Neves, Fabricio Pereira,
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
HOSPITAL “PROF. DR. JOÃO SAMPAIO GÓES JÚNIOR” - IBCC
Caracterização de dois anos de Consulta de Toxina Botulínica num Serviço de Medicina Física e de Reabilitação Hospitalar Teixeira, Dalila (1); Pimentel,
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Física Experimental I Prof. Marcus Raele
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
RESULTADOS FUNDAMENTOS OBJETIVOS MÉTODOS CONCLUSÃO
Prótese e Órtese profa. Glenda Feldberg.
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
EPIDEMIOLOGIA.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM CARCINOMA DE TIREOIDE
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Páscoa, M.A.1, Macedo, D.V.1, Lazarim,F.L.1, Brenzikofer, R.2
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Relatório de Autoavaliação Institucional
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESPONDILITE ANQUILOSANTE
Treinamento Aeróbico (HA) Treinamento de Força (HF)
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
FALHAS NO MANEJO DE MEDICAMENTOS:
Projeto Buttonhole Desenvolvido na Unidade de Palmas – TO
Exercício I: Série de Casos - Apresentação de Dados
Breno N. Faria, Indiara Kely e Roberto R. Cardoso
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
– Belo Horizonte, Setembro de 2008
Fulano da Silva (Orientador)
História Natural da Doença
Um conselho útil que pode salvar vidas.
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS
POSTURA CORPORAL.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Falhas no manejo de medicamentos:
Professor (a) orientador
Falhas no manejo de medicamentos:
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Efeito da posição dos recém-nascidos no
Grupo: Elisa Carvalho Raíssa Iglesias Thais Piazza
Érica Gusmão Kharine Pillar Liliana Madeira Luciana Dàvila
Profa. Andréia Adami Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE0211 – Estatística Geral Profa.
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Dados Gerais do Campus (ano 2009)
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
. A partir desses 11 artigos, elaborou-se um protocolo de colostroterapia para RNMBP visando estimular o desenvolvimento UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Rede.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RESISTÊNCIA MUSCULAR E FORÇA NO ENVELHECIMENTO
Análise social do câncer e a influência dos grupos de apoio.
. A partir desses 11 artigos, elaborou-se um protocolo de colostroterapia para RNMBP visando estimular o desenvolvimento UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Rede.
Transcrição da apresentação:

Câncer de mama O câncer de mama tem-se apresentado como o segundo mais freqüente tipo de câncer feminino, sendo a principal causa de morte por neoplasia entre as mulheres brasileiras (Brasil, 2005). No entanto, com o avanço da medicina, a sobrevivência e recuperação após a cirurgia têm sido progressivamente melhores,pois o combate à doença não procura somente destruir o tumor, mas também proporcionar uma boa qualidade de vida às pacientes.

Acupuntura A acupuntura é um método terapêutico muito antigo,utilizado no Oriente há mais de 5000 anos, focado no organismo como um todo. Trata-se de um método de prevenção e tratamento de doenças, realizado através da puntura em certos pontos estratégicos da pele e tecidos subjacentes, em diferentes profundidades, com o uso de agulhas ou aplicações de calor (moxa) na superfície do corpo (Qui Mao-Liang, 1993).

Objetivo geral Avaliar os resultados da acupuntura como técnica terapêutica; Utilizada para a diminuição do linfedema, reabilitação da função motora no membro superior homolateral à cirurgia; E melhora da percepção de aspectos gerais em mulheres submetidas à mastectomia ou quadrantectomia com linfadenectomia axilar por câncer de mama.

Métodos Foram estudadas, no período de fevereiro a dezembro de 2004, 29 mulheres portadoras de câncer de mama, submetidas à mastectomia radical ou quadrantectomia. As mulheres que aceitaram participar do estudo foram submetidas ao total de 24 sessões de acupuntura (uma por semana), com tempo de permanência das agulhas de 30 minutos, totalizando seis meses de tratamento.

Métodos Para análise da percepção dos aspectos gerais foi aplicado um questionário relativo à sensação de bem-estar, impacto da cirurgia sobre a vida, sono, atividades de vida diária, sensação de peso e repuxamento no membro superior afetado. Utilizou-se como parâmetros, uma escala visual analógica adaptada com variações de Zero (muito bem, nenhum desconforto) a dez (muito mal, muito desconforto).

Análise estatística Foi realizada através do Teste de Friedman. Resultados - Houve melhora significativa nas limitações de amplitude de movimento de ombro na flexão e abdução (p=0,0001), bem como no grau do linfedema (p=0,0159) após o sexto mês de terapia com acupuntura. Para os valores de cirtometria (circunferência) de braço, antebraço e punho, não se observaram diferenças durante o tratamento.

Análise estatística A percepção de todos os aspectos gerais melhorou significativamente após o tratamento: sensação de bem-estar (p=0,0001), impacto da cirurgia sobre a vida (p=0,0008), sono (p=0,0001), atividades de vida diária (p=0,0042), sensação de peso e repuxamento no braço homolateral à cirurgia (p=0,0001 e p<0,0001, respectivamente).

Conclusões A acupuntura mostrou-se eficiente em todos os parâmetros avaliados, demonstrando ser uma alternativa terapêutica a ser utilizada na reabilitação pós-cirúrgica por câncer de mama. Lembrando que, a medicina convencional jamais deve ser abandonada e, como todas técnicas científicas, ela deve estar presente.