Microbacias 2 Adicional ATER Educação Ambiental Capacitação Florianópolis, março de 2009.

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Transcrição da apresentação:

Microbacias 2 Adicional ATER Educação Ambiental Capacitação Florianópolis, março de 2009

Objetivos deste momento do encontro –Dialogar sobre diferentes aspectos que envolvem os três subcomponentes, com vistas à extensão do Prapem/Microbacias 2 e sua inserção nos Macroprogramas e Programas. –Propor estratégia para executar os compromissos assumidos em cada subcomponente –Sugerir um calendário de ações.

CONTEXTUALIZAÇÃO

ATER: ações PREMISSAS:PREMISSAS: ações diferenciadas de acordo com o estágio de organização comunitária e desenvolvimento dos trabalhos das microbacias nas seguintesações diferenciadas de acordo com o estágio de organização comunitária e desenvolvimento dos trabalhos das microbacias nas seguintes

O planejamento regional da EPAGRI possa balizar os trabalhos de ATER e os incentivos do Fundo de inversões e servir de referência para busca do desenvolvimento sustentável destas regiões.O planejamento regional da EPAGRI possa balizar os trabalhos de ATER e os incentivos do Fundo de inversões e servir de referência para busca do desenvolvimento sustentável destas regiões.

buscar uma maior integração do projeto com outras instituições e seus programas;buscar uma maior integração do projeto com outras instituições e seus programas;

estratégias: (i) revitalização dos Grupos de Animação das Microbacias, Conselho de Lideranças Indígenas;(i) revitalização dos Grupos de Animação das Microbacias, Conselho de Lideranças Indígenas; fortalecimento das Associações de Desenvolvimento das Microbacias - ADMs e das Terras Indígenas - ATI; CCM, CCR, CCE.fortalecimento das Associações de Desenvolvimento das Microbacias - ADMs e das Terras Indígenas - ATI; CCM, CCR, CCE. (ii) formação de grupos jovens;(ii) formação de grupos jovens;

(iii) organização de redes de cooperação a partir de grupos temáticos para melhoria de renda ( visão de cadeia produtiva); atividades agricolas e não agricolas.(iii) organização de redes de cooperação a partir de grupos temáticos para melhoria de renda ( visão de cadeia produtiva); atividades agricolas e não agricolas. (iv) adequar equipes locais da EPAGRI e de outros parceiros ( Prefeitura Municipais e ADMs) nos municípios para assumir a execução ( animador e facilitador) parcial e/ou integral do projeto;(iv) adequar equipes locais da EPAGRI e de outros parceiros ( Prefeitura Municipais e ADMs) nos municípios para assumir a execução ( animador e facilitador) parcial e/ou integral do projeto; (iv) desenvolver ações gerenciais em relação a melhoria do trabalho dos animadores.(iv) desenvolver ações gerenciais em relação a melhoria do trabalho dos animadores.

(vi) seja reavaliado e compatibilizado com o PRONAF sistêmico o Plano de Desenvolvimento das Propriedades em execução pelo projeto.(vi) seja reavaliado e compatibilizado com o PRONAF sistêmico o Plano de Desenvolvimento das Propriedades em execução pelo projeto.

formar um banco de propostas mais discutidas e acordadas entre os beneficiários para o apoio do Fundo de Inversões tão logo seja firmado o Financiamento Adicional;formar um banco de propostas mais discutidas e acordadas entre os beneficiários para o apoio do Fundo de Inversões tão logo seja firmado o Financiamento Adicional; definir e implantar uma estratégia de acompanhamento e difusão, entre ATER e Pesquisa e Estudos, das 134 unidades de observação, validação e demonstração implantadas ( das quais 80% estão relacionadas a melhoria da renda); definir e implantar uma estratégia de acompanhamento e difusão, entre ATER e Pesquisa e Estudos, das 134 unidades de observação, validação e demonstração implantadas ( das quais 80% estão relacionadas a melhoria da renda);

2. Educação Ambiental As ações de Educação Ambiental; - continuam com as ações voltadas às famílias rurais/ indígenas e às escolas (professores e alunos) que recebem as crianças das microbacias trabalhadas; - destaca ações específicas aos jovens rurais e indígenas; - fortalece ações em auto abastecimento e legislação ambiental;

3 - Capacitação “A missão discutiu e acordou que no período de prorrogação do projeto os eventos de capacitação se concentrarão em três grandes linhas: – (i) organização das comunidades – (i) organização das comunidades (grupos temáticos, ADMs, Conselhos Municipais e Regionais) através de processos vivenciais; – (ii) em tecnologias – (ii) em tecnologias considerando as grandes diretrizes e prioridades de desenvolvimento estabelecidas para cada UPRs e/ou região da EPAGRI e tendo como base a integração de ações econômica, ambiental e social; – (iii) legislação – (iii) legislação ligada a atividades agropecuárias, sejam elas, tanto ambientais como sanitárias e outras necessárias a legalização de empreendimentos de melhoria de renda.”.

3 - Capacitação “ Dentro deste contexto a missão recomenda: (i)Que os processos de capacitação sejam focalizados e dirigidos para dar suporte as três grandes linhas acordadas; (ii)elaborar um Plano Operativo Anual do sub-componente para o ano, calendarizando principalmente, os eventos em nível estadual e regional nas três grandes linhas e articular com a SEP uma programação da liberação dos recursos necessários para sua execução; (iii)definir de imediato a força técnica de trabalho (facilitadores) que deverão permanecer em nível de campo para que este contingente seja preparado para implementação da nova fase do projeto; (iv) estruturar e implantar uma sistemática de coleta, controle, analise e relatório da execução do Plano Operativo Anual do sub-componente por região e público; (v)rediscutir e definir, até 27/02/2009, claramente funções e atribuições do coordenador do sub-componente Capacitação e da SEE com relação a gestão e implementação do mesmo.”

O que foi encaminhado ao Bird na proposta do MB - 3

2. Educação Ambiental Objetivo Geral: “Desenvolver ações que gerem conhecimento, pensamento crítico, habilidades, sensibilidade, atitudes e responsabilidade, valorizando a cultura local e suas diversas formas de expressão para a construção de uma sociedade sustentável”.

2. Educação Ambiental Resultados Esperados: 1- População rural e indígena sensibilizada e comprometida com as questões sócio-culturais e ambientais locais visando o desenvolvimento integral do ser humano e suas relações; 2- Escolas municipais e estaduais da área abrangida pelo Projeto Microbacias2 comprometidas e desenvolvendo atividades em educação ambiental em consonância com a Legislação federal e estadual; 3- Técnicos mais comprometidos e sensíveis as questões sócioculturais e ambientais

2. Educação Ambiental Principais Linhas de Ação: -Saneamento Ambiental Rural; -Arte Educação; -Auto Abastecimento. Metas: 36 mil famílias – 1000 escolas.

1. ATER “.....

Subcomponente Capacitação.. Grandes LinhasTemas Prioritários 1.Organização das comunidades (Grupos Temáticos, ADMs, Conselhos,...) através de processos vivenciais. 2.Tecnologias (respeitando prioridades regionais). 3.Legislação ligadas às atividades agropecuárias 1.Métodos de Trabalho (ATER). 2.Cogestão comunitária (gestão compatilhada). 3.Capital Humano e Social. 4.Redes de Cooperação

Encaminhamento (Trabalho em grupos – 1 por UGP)

1. ATER “.....

2. Educação Ambiental “.....

3 - Capacitação  Métodos de Trabalho para ATER - Técnicos ( Animadores e Facilitadores) - Capacitação a ser feita em 2009  Cogestão comunitária Capital Humano e Social Redes de cooperação - Técnicos, GAM e ADM - Capacitação posterior Obs.: encaminhar esses temas na próxima reunião de SER

3 - Capacitação  Métodos de Trabalho para ATER Nos grupos (UPR) discutir os seguintes tópicos: (entregar folhas para preenchimento) a) Conteúdos - Metodologia de ATER - Planejamento - Projetos grupais - Outros ? b) Método e tempo necessário

3 - Capacitação  Métodos de Trabalho para ATER c) Estratégia: como viabilizar essas capacitações? d) Método e tempo necessário e) Material de apoio necessário f) Como integrar o MB – 3 na atual atual estrutura de planejamento da Epagri? (Macroprogramas, programas)