Docente: Dr. Domingos Sávio Discente: Amanda Beltrão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
Advertisements

APARELHO URINÁRIO.
Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico
DIABETES HIPERTENSÃO.
HAS: DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
Fatores de Risco Prevalência - Brasil 1-Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, INCA – Instituto Nacional do Câncer, Campanha Nacional de.
Natália C. M. da Costa Raphael M. de Sá Ferreira
Avaliação Clínica e Laboratorial da Função Renal
Diabetes Mellitus X Insuficiência Renal Crônica
Dr. Luiz Barros. Introdução 1. A doença renal crônica consiste em lesão e perda progressiva e irreversível da função dos rins. A doença renal crônica.
Risco Cardiovascular Escore de Framingham.
HAS: Diagnóstico e Classificação
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE SANTA CRUZ DA FIGUEIRA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE: INSUFICIÊNCIA.
DIAGNÓSTICO, MONITORIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
Lípides, lipoproteínas e dislipidemias IV Diretriz Brasileira sobre dislipidemias e prevenção da aterosclerose – 2007.
Aferição de Pressão Arterial em Crianças e Adolescentes Cecília Sigaud.
DIABETES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA NUTRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE BEATRIZ RIBEIRO FELIPE DOO MA GUILHERME SEGALLA RODOLFO BERBEL SARAH TEIXEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da Atenção a Hipertensos e a Diabéticos Usuários da Unidade Básica de Saúde de Carrapichel em Senhor do Bonfim-BA Ricardo Bruno Macedo Tavares.
Especializando:Yosdel Hernández Rivero
Trabalho de Conclusão de Curso
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Doença Renal Crônica
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
MÓDULO 1 – O ACESSO A MEDICAMENTOS E OUTRAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE
História Natural da Doença
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
SEGUIMENTO DOS PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS DO NÚCLEO DE SAÚDE DA FAMÍLIA 6 Geovani de Souza Bezerra¹, Guilherme Branco Fontanetti¹, Guilherme.
Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família
Dislipidemia Turma A Camila Holanda da Silva,
O PAPEL DO EXERCÍCIO NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 1 E 2
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Autora: Melina Duarte Costa Orientadora: Luíla B. Marques
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Impacto da hiponatremia no internamento Parametro laboratorial
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM ALTERAÇÕES HIPERTENSIVAS
Alunos: Bruna, Emily Bianca Ribas e Guilherme Scherer Professora: Vanessa Backes Nascimento Diel.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CÔNEGO LUÍS CIRILO DA SILVA ARNALDO G. RODRIGUEZ MARTINEZ*
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos.
CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PIRAÚBA- MINAS GERAIS Daniela.
Atenção aos Pacientes Hipertensos e Diabéticos da Vila Governaço –
História Natural da Doença
JULIANA DE MEDEIROS MATOS
Jocieida Carvalho Sousa Orientadoraː Fernanda Sarturi Salvador, 2013
A ASSOCIAÇÃO ENTRE SÍNDROME METABÓLICA E OS TRANSTORNOS MENTAIS
DELIMITAÇÃO DO TEMA O presente estudo pretende avaliar o nível de adesão medicamentosa e autocuidado com os pés em pacientes diabéticos tipo 2, e comparar.
HAS Conceitos principais Rodrigo Macioca Morato
Diabetes.
Fabíula Morosi Czarneski
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Quantificação de lipídeos e lipoproteínas
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
Transcrição da apresentação:

Docente: Dr. Domingos Sávio Discente: Amanda Beltrão

Descrever a tabela da atual diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que define os atuais níveis dos valores pressóricos utilizados no diagnostico da hipertensão arterial sistêmica do adulto, bem como o índice do IMC para diagnóstico da obesidade, dislipidemia, hipotireoidismo e doença renal.

 A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Diagnosticada pela medida casual. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Julho 2010, vol. 95 (1), Supl. 1, págs. 1-51

Diretrizes Brasileiras de Obesidade 2009/2010 / ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. - 3.ed. - Itapevi, SP : AC Farmacêutica, 2009

A dislipidemia é definida como distúrbio que altera os níveis séricos dos lipídeos (gorduras).  Primaria → Genética  Secundária → Hipotireoidismo, Doenças autoimunes, Hepatopatias e Pós-Transplantados V diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose. Revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Volume 101, nº 4, suplemento 1, outubro 2013.

Alterações do perfil lipídico: Colesterol total (CT) alto, Triglicerídeos (TG) alto, Colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) alto, Colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) baixo.

Compreende um estado clínico resultante de quantidade insuficiente de hormônios circulantes da glândula tireoide para suprir uma função orgânica normal.  Diagnóstico → dosagem de TSH e T4 Livre  Rastreamento → dosagem de TSH Hipotireoidismo: diagnóstico. Diretrizes Clínicas de Saúde complementar. Associação Médica Brasileira e Agência Nacional de Saúde Complementar

Willians Tratado de Endocrinologia. Kronenberg, MH; Melmed, S; Polonsky, K; Larsen, PR. Editora Elsevier. 11ª edição, pagina 328.

Os recursos diagnósticos utilizados são a TFG, o exame sumário de urina (EAS) e um exame de imagem, preferencialmente a ultrassonografia dos rins e vias urinárias. Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Cockroft - Gault

 V diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose. Revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Volume 101, nº 4, suplemento 1, outubro  Dislipidemia. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Ano III – edição nº 6 outubro,  Diretrizes brasileiras de obesidade 2009/2010 / ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. - 3.ed. - Itapevi, SP : AC Farmacêutica,  VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Julho 2010, vol. 95 (1), Supl. 1, págs  Willians Tratado de Endocrinologia. Kronenberg, MH; Melmed, S; Polonsky, K; Larsen, PR. Editora Elsevier. 11ª edição, pagina 328.  Hipotireoidismo: diagnóstico. Diretrizes Clínicas de Saúde complementar. Associação Médica Brasileira e Agência Nacional de Saúde Complementar. Janeiro de  Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.