MACROECONOMIA AULA 1. INTRODUÇÃO CONCEITOS Economia -> grego OIKOS (casa); nomos (normas, lei). “Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROECONOMIA AULA 1.
Advertisements

INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 Economia vem do grego = oikos (casa) + nomos (norma, lei) = administração da casa, ou pode ser generalizada como ADMINISTRAÇÃO.
Capitalista Socialista Misto
Mercado Financeiro 1/13 Aula 2 Políticas Econômicas Parte I ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
Economia Fauzi T Jorge FOCO: FLUXO CIRCULAR DA RENDA A DEMANDA E A OFERTA.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
MERCADO FINANCEIRO – ASSAF NETO, Alexandre Tópicos Especiais em Economia III – Marcados de Capitais – Prof. Ido Michels.
FORMAÇÃO DE PREÇOS.  SISTEMA ECONÔMICO - É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. SISTEMA CAPITALISTA ou Economia.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROF. ELISSON DE ANDRADE
Disciplina: Economia Internacional
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
Economia Internacional
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
Liberalismo Econômico
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA de 1968 a 2015
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
Externalidades: falha de mercado
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
O desenvolvimento do conhecimento econômico
1. Introdução as FP Conceitos Finanças Instrumentos financeiros
Segunda Revolução Industrial
Formação do mundo atual
Cenário Macro Preconceito e Complacência
CURSO: DIREITO SÉRIE: 1 e 2º
© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
Aula 1. Introdução ao Curso de Economia para Engenharia
A hiperinflação húngara de
Administração de Novos Negócios
Economia – o que é?.
Professora: Marília Lígia Ferreira
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
ATUALIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
PROF. Jaldo Jones Silva Fortes
Maneiras de classificar o mercado financeiro
ECONOMIA.
Cap. 2 – A Economia Brasileira Contemporânea
PROF. Jaldo Jones Silva Fortes
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
3.2 – Instrumentos de política macroeconômica
Política Cambial Faculdade de Tecnologias de Ourinhos
Introdução a Macroeconomia
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
Contabilidade Social – Prof. Volney Gouveia
Macroeconomia seção 1.1 – Introdução à macroeconomia
Macroeconomia 1.2 – Principais agregados econômicos: produto, renda e despesa Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Disciplina: Economia Internacional
FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Disciplina: Economia Internacional
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
Economia para Computação
MACROECONOMIA.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

MACROECONOMIA AULA 1

INTRODUÇÃO CONCEITOS Economia -> grego OIKOS (casa); nomos (normas, lei). “Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas”. Escassez de fatores de produção Objeto da Ciência Econômica?

INTRODUÇÃO “Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...:

INFLAÇÃO

CRESCIMENTO ECONÔMICO Fonte: Banco Central.

DESEMPREGO

CONCENTRAÇÃO DE RENDA FONTE: IPEA

BALANÇO DE PAGAMENTOS Fonte: Banco Central.

QUESTÃO DA ESCASSEZ E PROBLEMAS ECONÔMICOS É necessário fazer escolhas! O QUE E QUANTO PRODUZIR? + bens de consumo ou + bens de capital? COMO PRODUZIR? Métodos capital-intensivo? Mão de obra- intensivo? Terra-intensivo? PARA QUEM PRODUZIR? Trabalhadores? Capitalistas? Proprietários de terra?

RESUMINDO

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS O que é um sistema econômico? Quais os sistemas econômicos existentes? Como as sociedades resolvem seus problemas econômicos?

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS Duas formas principais de organização econômica: Economia de mercado (descentralizada); Economia planificada (centralizada) SISTEMA ECONÔMICO ATUAL: formas intermediárias.

FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA DE MERCADO CONCORRÊNCIA PURA CONCORRÊNCIA MISTA (governo)

SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA Laissez-faire “Milhares de produtores e milhões de consumidores tem condições de resolver os problemas econômicos fundamentais” Hipótese da mão invisível; Adam Smith ( ) Pai da Economia

SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA Como tornar possível a mão invisível? Liberalismo econômico. MECANISMOS DE PREÇOS Se houver excesso de oferta? Se houver excesso de demanda? O mercado resolve os problemas

SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA COMO OS PROBLEMAS ECONÔMICOS SÃO RESOLVIDOS? O que e quanto produzir? Produtores decidem através dos preços Como produzir? A empresa escolhe (comparação de preços de tecnologias..) Para quem produzir? Encontro da demanda e oferta.

FUNCIONAMENTO B Á SICO DO MERCADO CAPITALISTA SEM GOVERNO Empresas Mercado de fatores de produção. ex. MDO Mercado de bens e serviço. Ex. alimentos Famílias Oferta de bens e serviço demanda de bens e serviço Linha vermelha: fluxo monetário – fluxo circular da renda. ???

IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA Simplificação da realidade; Flutuação dos preços? –Sindicatos; –poder de monopólios, oligopólios; intervenções do governo – impostos, tarifas, preços públicos, reajustes; –fixação de preços mínimos; –congelamento de preços; –política cambial; Externalidades; Distribuição de renda.

SISTEMA DE MERCADO MISTO: O PAPEL ECONÔMICO DO GOVERNO Já existiu concorrência perfeita? XVIII a XIX: período + próximo Século XX: sindicatos, monopólios, mercado de capitais, comércio internacional... Depressão de Estado: eliminação das distorções alocativas.

SISTEMA DE MERCADO MISTO: O PAPEL ECONÔMICO DO GOVERNO Como o Estado pode intervir? –Atuação sobre preços (taxa de juros, impostos, subsídios, taxa de câmbio..) –Complemento da iniciativa privada. –Fornecimento de serviços públicos. –Compra de bens e serviços do setor privado.

FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA CENTRALIZADA Órgão central de planejamento. Meios de produção: Estado. Meios de sobrevivência: indivíduos. Exemplo: URSS ( )

SISTEMAS ECONÔMICOS: SÍNTESE Propriedade pública X propriedade privada dos meios de produção; Problemas econômicos fundamentais; Por que o socialismo fracassou?

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE Ilustração escassez e alternativas. Curva de Possibilidade de Produção. “Fronteira máxima em que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados e a tecnologia”. É preciso fazer escolhas entre diversas alternativas de produção.

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE Exemplo: Suponhamos que a economia produza dois bens: canhões e manteiga! Emprego de todos os recursos produtivos (mão de obra, capital, terra, tecnologia e matérias-primas). ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE

Limite máximo de produção!

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE Empresa opera com capacidade plena

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE

CUSTOS DE OPORTUNIDADE “Valor econômico da melhor alternativa sacrificada ao se optar pela produção de um determinado bem ou serviço”.

CUSTOS DE OPORTUNIDADE QUAL O CUSTO DE OPORTUNIDADE DE PASSAR DA ALTERNATIVA C PARA D? “Não existe almoço grátis”

CUSTOS DE OPORTUNIDADE Existe custo de oportunidade em pontos internos da C.P.P?

CUSTOS DE OPORTUNIDADE

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE

- Melhoria tecnológica - Descoberta de matérias Primas.

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE

ANÁLISE POSITIVA E ANÁLISE NORMATIVA ECONOMIA NORMATIVA: juízo de valor. Políticas públicas ECONOMIA POSITIVA: conhecimentos objetivos, que respeita cânones científicos. Fenômeno observado “Os argumentos normativos referem-se ao que deveria ser, os argumentos positivos revelam ao que é”. Exemplos: “Defendo a distribuição de renda, para um aumento do bem-estar..” ISSO É BOM OU RUIM? “Deve-se utilizar política tributária para a redução da concentração de renda...”

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS Idade Média: economia era parte integrante da Filosofia, moral e ética. Lei da Usura, preço justo... Descomercialização de mercadorias; Agrária;

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS MERCANTILISTAS SÉCULO XVIII Liberalismo.

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS HISTÓRIA: Guerras e revoluções alteraram o comportamento e a evolução da economia. GEOGRAFIA: localização de empresas, composição setorial... DIREITO: leis antitruste, agências regulatórias, Constituição Federal. MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA: instrumentos, modelos.

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS Consumo (f) =Renda Oferta (f) = (preço do bem, preço dos fatores, preços de bens substitutos, tecnologia, fatores climáticos). Demanda (f) = (preço do bem, preço de bens substitutos, preço dos bens complementares, renda do consumidor, gostos e hábitos).

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS ECONOMIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL! “Na economia, o átomo aprende, pensa, reage, projeta, finge...”

DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO MICROECONOMIA: comportamento das unidades econômicas básicas: consumidores e produtores. MACROECONOMIA: determinação e comportamento dos grandes agregados. INFLAÇÃO E TAXA DE JUROS DESEMPREGO E CARGA TRIBUTÁRIA EXPORTAÇÕES E TAXA DE CÂMBIO

DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: elevação do padrão do vida (longo prazo) ECONOMIA INTERNACIONAL ECONOMIA DO TRABALHO ECONOMIA INDUSTRIAL ECONOMIA MONETÁRIA