Motivação para Uso de Software Livre1. Motivação para o Software Livre Prof. M.Sc. Charles Christian Miers

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
O caso das Comunidades Virtuais de Software livre. Por Vicente Aguiar Fonte: Lucas Rocha O modelo “Bazar” de Produção de Softwares.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROF.: MARCO ANTÔNIO Escola Estadual Professor Gonçalves Couto Grupo: Brenda n° 03 Francyane n° 08 Glicéria n° 11 Emanuel n° 07.
Planejamento Módulo 10 ● A decisão pela adoção do protocolo IPv6 gera muitas questões ● IPv6 é realmente necessário? ● Quando o IPv6 será necessário?
Everson Santos Araujo 1 Linux Descobrindo o Mundo Livre Everson Santos Araujo
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
O uso da Internet para o acesso a informação pública: análise do Portal Brasileiro de Dados Abertos Tânia Maria de Moura Pereira Natália de Lima Saraiva.
Programa Software Livre na Comunidade 1. 2 INCLUSÃO DIGITAL UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE EM PARCERIA COM O COMITÊ FOME ZERO DE JOINVILLE Prof. M.Sc. Adriano.
Licenciamento em Software Livre Palestrante: Deivi Lopes Kuhn.
| software livre no ensino.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Projeto software livre B A H I A Antonio Terceiro III Semana de Software Livre da FACED/UFBA Maio de 2007 Software Livre: Política.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
Projeto software livre B A H I A O que é Software Livre? Antonio Terceiro FLISOL 2007 Salvador/BA/Brasil Faculdades Jorge Amado.
“REDES DE COMUNICAÇÃO”. INTEGRANTES: Alexandre Marques Leandro Novais Leiza Costa Marcos Heleno Polyane Stéfane.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação O PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10º Prêmio.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Antonio S. de A. Terceiro Viabilidade Econômica do Software Livre E o caso da Colivre.
Aplicação da margem de preferência para produtos nacionais Edital nº 17/2014-MC Junho de 2014.
História da Ciência e Tecnologia SOFTWARE LIVRE Professor: Kleber Manrique Trevisani Alunos: João Pedro Kelvin Brancalhão Mônica Oliveira.
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
1 Da convivência entre Software Livre e software proprietário Antonio Terceiro Cooperativa de Tecnologias Livres
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Administração de Empresas
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Tecnologia da informação e comunicação
Sistemas de Informação Capítulo 1
Disciplina: Sistemas de Informação
Prof. José Paulo Hernandes
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Prof. Arthur Albertin.
Planejamento.
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
Gerenciamento Financeiro
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Teoria da Contingência
Profa. Mestre Marta Ajej
Ciência & Engenharia da Computação
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
MBA em Marketing e Comunicação
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
A Importância das TIC na Restauração
Desenvolvimento em Camadas
CAPTAÇÃO DE RECURSOS Promoção: Parceria: Consultoria Colaborativa
AS ambiente seguro ALUNOS: DRYELLI G. GARCIA HIGOR RICARDO RONIVALDO VINICIUS.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso I
Professora Patricia Matsuda
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
Análise de Demandas Regionais
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Transcrição da apresentação:

Motivação para Uso de Software Livre1

Motivação para o Software Livre Prof. M.Sc. Charles Christian Miers

Motivação para Uso de Software Livre3 Objetivo Geral: Apresentar os motivos básicos para utilizar software livre, sabendo o quê é software livre e suas implicações.

Motivação para Uso de Software Livre4 Objetivos Específicos: Compreender e diferenciar os conceitos básicos de licenciamento de software Entender as motivações para o uso e persistência em empregar software livre Conhecer os principais projetos de software livre: Linux Gnu/Linux Softwares aplicativos de escritórios Software para Internet Assimilar as principais abordagens de migração

Motivação para Uso de Software Livre5 FSF – Free Software Foundation A Fundação para o Software Livre (FSF) é dedicada à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, entendimento e modificação de programas para dispositivos eletrônicos (software) Isso é feito promovendo o desenvolvimento e o uso de Software Livre em todas as áreas da computação - mas particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU Muitas organizações distribuem qualquer Software Livre que por acaso esteja disponível. Em contraste, a Fundação para o Software Livre se concentra no desenvolvimento de novos softwares livres - e em tornar este em um sistema coerente que possa eliminar a necessidade de se utilizar software proprietário

Motivação para Uso de Software Livre6 FSF – Free Software Foundation (Cont.) Além de desenvolver o GNU, a FSF distribui cópias do software GNU e manuais por uma taxa de distribuição, e aceita doações dedutíveis sobre os impostos para suportar o desenvolvimento do GNU A maior parte dos fundos da FSF vem desse serviço de distribuição. É por isso que pedem as pessoas para comprarem CD-ROMs e manuais (mas especialmente CD- ROMs) da FSF sempre que possível

Motivação para Uso de Software Livre7 Open Source Initiative Diferentemente da FSF a Open Source Initiative não tem como objetivo principal do SL apenas a questão filosófica mas sim a questão gerencial envolvida no desenvolvimento colaborativo de software Preocupa-se essencialmente com a forma e meio de desenvolvimento colaborativo de software

Motivação para Uso de Software Livre8 Tipos de Licenciamento

Motivação para Uso de Software Livre9 GNU, Linux e GNU/Linux

Motivação para Uso de Software Livre10 As liberdades do Software Livre ● Software livre se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software: ● A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n o 0) ● A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n o 1). Aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade ● A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n o 2) ● A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n o 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade

Motivação para Uso de Software Livre11 Motivações macro para o uso de SL Motivação Tecnológica: Instituições e pessoas que buscam empregar SL tem a possibilidade de agregar, aprimorar e desenvolver novas tecnologias de modo a não exigir saída do “ponto zero” por questões de licenciamento Idéias boas com poucas recursos podem ser compartilhadas e terem cooperação global, permitindo que não se tornem obsoletas por falta de recursos Cooperação tecnológica é um dos caminhos mais rápidos para qualquer um que deseje buscar rapidamente um bom nível de desenvolvimento tecnológico

Motivação para Uso de Software Livre12 Motivações macro para o uso de SL (Cont.) Motivação Econômica: Software Livre apresenta um novo paradigma de negócios: Renda por licenciamento de código fechado e proprietário x Renda por licenciamento e/ou serviço de código aberto Demanda por setores governamentais e privados por mão de obra qualificada. Pouca oferta gera bons lucros A seleção de empresas prestadoras de serviço não se dá apenas por vínculos de licença mas por competência

Motivação para Uso de Software Livre13 Motivações macro para o uso de SL (Cont.) Motivação Social: Licenças de software estrangeiros não geram empregos de desenvolvimento e nem possuem impostos para empregar na nação/região A necessidade por mão de obra gera novos negócios e postos de trabalho em um nível educacional maior, o quê estimula a capacitação dos interessados O novo paradigma força o desenvolvimento tecnológico que remunera melhor que empregos básicos, gerando um aumento no nível social A prestação de serviço tem forte tendência de ocorrer de modo descentralizado o que melhorar a distribuição de rendas geograficamente

Motivação para Uso de Software Livre14 Legislação e Diretrizes do Governo Resultado do Planejamento Estratégico do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre no Governo Federal, aprovado no dia : 01) Priorizar soluções, programas e serviços baseados em software livre que promovam a otimização de recursos e investimentos em tecnologia da informação. 02) Priorizar a plataforma Web no desenvolvimento de sistemas e interfaces de usuários. 03) Adotar padrões abertos no desenvolvimento de tecnologia da informação e comunicação e o desenvolvimento multiplataforma de serviços e aplicativos. 04) Popularizar o uso do software livre. 05) Ampliar a malha de serviços prestados ao cidadão através de software livre. 06) Garantir ao cidadão o direito de acesso aos serviços públicos sem obrigá- lo a usar plataformas específicas. 07) Utilizar o software livre como base dos programas de inclusão digital. 08) Garantir a auditabilidade plena e a segurança dos sistemas, respeitando- se a legislação de sigilo e segurança....

Motivação para Uso de Software Livre15 Legislação e Diretrizes do Governo (Cont.) 09)Buscar a interoperabilidade com os sistemas legados. 10) Restringir o crescimento do legado baseado em tecnologia proprietária. 11) Realizar a migração gradativa dos sistemas proprietários. 12) Priorizar a aquisição de hardware compatível às plataformas livres. 13) Garantir a livre distribuição dos sistemas em software livre de forma colaborativa e voluntária. 14) Fortalecer e compartilhar as ações existentes de software livre dentro e fora do governo. 15) Incentivar e fomentar o mercado nacional a adotar novos modelos de negócios em tecnologia da informação e comunicação baseados em software livre. 16) Promover as condições para a mudança da cultura organizacional para adoção do software livre. 17) Promover capacitação/formação de servidores públicos para utilização de software livre. 18) Formular uma política nacional para o software livre.

Motivação para Uso de Software Livre16 Legislação e Diretrizes do Governo (Cont.) LEI Nº de 12 de janeiro de 2004: O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA,Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: - Art. 1º A Administração Pública Direta, Indireta e Fundacional do Estado de Santa Catarina utilizará preferencialmente programas abertos em seus sistemas e equipamentos de informática. - Art. 2º Entende-se por programa aberto aquele cuja licença de propriedade industrial ou intelectual não restrinja sua distribuição, cessão, utilização ou alteração de sua característica original. - Art. 3º O programa aberto deve assegurar ao usuário acesso irrestrito ao seu código fonte sem custos, podendo o programa ser modificado integralmente, caso necessário, para aperfeiçoamento. - Parágrafo único. O código fonte deve ser utilizado como recurso preferencial para alteração do programa aberto, vedada a introdução de formas intermediárias de acesso.

Motivação para Uso de Software Livre17 Legislação e Diretrizes do Governo (Cont.) LEI Nº de 12 de janeiro de 2004: (Cont.) - Art. 4º A licença do programa aberto poderá restringir somente a distribuição do código fonte em forma modificada caso autorize a distribuição de programas alterados em conjunto com o código fonte original, para alteração do programa durante o processo de compilação. Parágrafo único. A licença de que trata este artigo permitirá a distribuição de programa compilado a partir do código fonte modificado, podendo exigir que os programas derivados tenham diferentes nomes ou números de versão para distingui-los do original. - Art. 5º No Estado de Santa Catarina não será utilizado programa aberto cuja licença discrimine pessoa ou grupo, bem como que restrinja outros programas distribuídos conjuntamente. - Art. 6º Os programas abertos utilizados pela Administração Pública em Santa Catarina não poderão ter licença específica para um único produto, possibilitando que os programas extraídos do original tenham a mesma garantia de livre alteração, distribuição ou utilização. - Art. 7º Nas licitações envolvendo os entes públicos citados nesta Lei, em igualdade de condições, estes poderão optar por programas abertos, na forma desta Lei. - Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Motivação para Uso de Software Livre18 Por quê eu devo usar SL ? Diferencial competitivo / novas oportunidades Campo vasto para pesquisa/inovação Novas tecnologias Cooperação tecnológica Campo vasto para atividades comuntárias: Inclusão digital / social Acabar com a indiferença relativa a pirataria Campo vasto o ensino: Todas os grandes centros de ensino tem projetos de ensino a distância baseado em ferramentas SL Facilidade de criar/distribuir ferramentas individuais

Motivação para Uso de Software Livre19 Por quê utilizar SL? (Cont.) Direito de escolha: Utilizar por ser a melhor opção ou que tenha alguma razão diferente de ser a única opção conhecida Concorrência gera competitividade que leva a melhoria de qualidade Utilizar software proprietário não é nenhum erro desde que seja um decisão de uma escolha entre duas opções conhecidas Quantas pessoas dependentes de SP e SL você conhece ? Veja a relação

Motivação para Uso de Software Livre20 Como começar a utilizar SL ? Algumas abordagens: Radical: formatar o computador e somente utilizar SL Se não haver motivação e conhecimento suficientes acaba gerando idéia de repulsa a SL Em massa gera muitos problemas Moderada: migrar gradativamente os aplicativos e por último o S.O. Mais empregada pelas empresas, propõe um nível de controle e um controle em eventuais obstáculos Leve: deixar as duas opções instaladas de aplicativos e/ou S.O. Normalmente não muda devido ao conformismo

Motivação para Uso de Software Livre21 Guia de Migração de Software Livre O Guia tem origem em dois Comitês Técnicos do Governo Eletrônico Brasileiro: Implementação do Software Livre Sistemas Legados e Licenças Ação conjunta com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) coordenaram um trabalho de seis meses, com diversos órgãos públicos da Administração Federal Documento de 185 páginas abordando o mais diversos aspectos de estudo, projeto e implantação/migração de Software Livre. Disponível sob licença GNU FDL em:

Motivação para Uso de Software Livre22 Para o quê necessitamos de um computador ? Acesso à Internet (www, correio eletrônico, MI,...) Manipular documentos (texto, planilhas, apresentações,...) Lazer (jogos, filmes, música,...) Motivos específicos (simulações, desenvolvimento,...)

Motivação para Uso de Software Livre23 Sistema Operacional ??? O sistema operacional serve para dar suporte aos software que serão utilizados Deve permitir a instalação e funcionamento dos softwares e hardware de modo simples Deve permitir a execução e funcionamento dos softwares e hardware de modo eficaz e eficiente O quê você realmente usa no computador o S.O. ou os aplicativos ???

Motivação para Uso de Software Livre24 Software Proprietário x Software Livre

Motivação para Uso de Software Livre CCT/UDESC e Software Livre (Cont.) Quem pode auxiliar: Não contratar/chamar o “sobrinho” ou “primo”: Mesmo sendo “feras em computadores”, pouco devem saber de uma migração Fazer estudos: Existem dezenas de empresas aptas a executar a tarefa. A própria migração pode ser tema de pesquisa na instituição de ensino ! Aprender com quem já fez: Quem chamaram, como fizeram ? Consultar outras pessoas/instituições é um dos caminhos naturais

Motivação para Uso de Software Livre Algumas considerações: Atual governo federal quer tornar o Brasil o “País do Software Livre”, para que não seja lembrando apenas pelo samba, futebol e caipirinha. Conseqüentemente: Editais com verba para projetos baseados em Software Livre Inclusão Digital baseada Software Livre Maior apoio e reconhecimento para instituições que utilizam, pesquisam e disseminam Software Livre O software proprietário não está erradicado, porém terá que ser muito claramente descrito e justificada a sua adoção

Motivação para Uso de Software Livre Algumas considerações (Cont.): Software Livre e Software Proprietário em tratando-se de software básico (SO, navegador, cliente de correio e suíte de escritório) são conflitantes e geralamente exclusivos Embora existam aplicativos de legados como Software Livre, o mercado continuará sendo essencialmente de software proprietário Software Livre não funciona apenas em GNU/Linux, existem versões para outros sistemas operacionais O Software Livre ocupará a sua parcela no mundo, que antes era ocupada por Software Proprietário. Porém SP e SL devem buscar convivência harmônica (quando necessário)

Motivação para Uso de Software Livre

29 Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.0