IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão da Força de Trabalho Diversificada. 1. Diversidade.
Advertisements

Na historia e filosofia.  “O PODER CORROMPE”  “TODO PODER É VIOLÊNCIA”  “SABER É PODER”
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Os aspectos culturais dos recentes ataques racistas e homofóbico contra estudantes da Universidade de Brasília (UnB) PROFESSORA MS. GELCIVÂNIA MOTA SILVA.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Variação Linguisticas A variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos A Política do Reconhecimento Charles Taylor TAYLOR, C. "A política de reconhecimento“. In TAYLOR, C. (Org.) Multiculturalismo.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
Geo – Terra Graphien – Descrever
Desigualdades no mercado de trabalho
Fundamentos das Ciências Sociais
DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic
III Semana de Software Livre
Os conceitos elementares do materialismo histórico-dialético
DESIGUAL- DADE SO CIAL Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL / (conexões de saberes – Sociologia)
Acesso à Justiça.
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Desigualdade de Género
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
1º bimestre Temática central: Política e sociedade
COLETIVO YALODÊ-BADÁ. PRECONCEITO Atualmente o preconceito e assuntos relacionados a este passam compreendidos como questões inerentes ao homem, ou seja,
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
PARÁBOLA.
Como construir hipóteses?
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
Século XIX.
QUESTÃO 1 RESPOSTA: A.
Prof. Dagoberto e Profa. Sandra
A DIVERSIDADE CULTURAL
DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Argumentação a partir das consequências
Oficina de Serviço Social
Personalidade e capacidade jurídica
Século XIX.
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
CAPITALISMO E SOCIALISMO Capítulo 1 Página F1. capitalismo  DOUTRINA Propriedade privada dos:. meios de produção. bens de produção. bens de consumo.
HISTÓRIA Escola Instituto de Educação de Guaratinga ProfessorA:Maria Carmelita Batista G. Alunos(as):Rayssa,Káren,Kewry e Claudia Série:8 ano A.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Aula: Renascimento e Modernidade
DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA
Marx – Ideologia Sociologia.
Poder, dominação e Política
Sociologia e/do trabalho: questões gerais
EDUCAR PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
Com base em apresentação de Heloisa Buarque de Almeida e textos:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade e desigualdade refere-se não a um aspectos essencial, mas a uma circunstância associada a uma forma de tratamento Desigualdade relativa a um determinado aspecto = concessão de mais privilégios ou restrições

IGUALDADE DIFERENÇA Em uma primeira aproximação as diferenças são inerentes ao mundo humano (e também natural) Nem todas as diferenças são naturais, algumas são construídas socialmente EXEMPLOS?? Ocorrência de diferenças no mundo social está articulada a própria diversidade dos seres humanos, seja no que se refere a características pessoais (sexo, etnia, idade), seja no que se refere à questões externas (nascimento em uma determinada localidade, país)

IGUALDADE DESIGUALDADE Está necessariamente situada dentro de um determinado espaço de reflexão ou interpretação que a especificará Implica em estabelecer critérios mais ou menos claros dentro de cada espaço de reflexão. Por estar sujeita a uma circunstancialidade histórica, a desigualdade é, em última instância, reversível por meio da ação social.

IGUALDADE DIFERENÇA Relacionam-se mais habitualmente ao SER Não existem gradações (ou estados), mas sim categorias diferenciadas uma das outras DESIGUALDADE Relacionam-se mais habitualmente ao ESTAR ou mesmo TER Relacionados às gradações e às possibilidades de reversibilidade

DIFERENÇAS COMO DESIGUALDADES Uma sociedade pode assumir um determinado tipo de conexão entre diferença e desigualdade DISCRIMINAÇÃO – ajuda a impor precisamente um jogo de dominação e estratificação social que afeta com menor ou maior violência grupos menos favorecidos Equivale a determinado modo de conduzir socialmente as diferenças com vistas a tratá-las desigualmente Uma categoria discriminada de homens passará a ser tratada desigualmente em relação à outra recebendo, por exemplo, menos oportunidades sociais (participação política, educação) chegando, em alguns casos, à segregação espacial ou exclusão social.

DESIGUALDADES COMO DIFERENÇAS Possibilidade de que uma determinada contradição relacionada com desigualdade passe a ser lida socialmente como uma contrariedade relacionada com diferenças LIDERDADE E ESCRAVIDÃO – A estratificação social no Brasil Colonial fundou-se no deslocamento da noção desigualadora de Escravo para uma coordenada de contrários fundada sob a perspectiva da Diferença entre homens livres e escravos. Nesta perspectiva, um indivíduo NÃO ESTÁ escravo, ele É escravo OUTROS EXEMPLOS??

DIFERENÇAS COMO DESIGUALDADES DESIGUALDADES COMO DIFERENÇAS Diversos exemplos históricos mostram as profundas implicações que se escondem nestas leituras. Os deslocamentos não são gratuitos, não ocorrem senão como representantes de profundas alterações que se dão na história de determinadas sociedades Indiferença: no sentido negativo de ignorar ou desconsiderar diferenças significativas e relevantes também pode produzir desigualdades. EXEMPLOS??

PANORAMA ECONÔMICO - Míriam Leitão O fenômeno Obama Obama não pode ser comparado a nada. Ele não pode ser apresentado como prova de que certos estão os que, aqui, defendem a tese de que não deve haver política de ação afirmativa, porque isso acentuaria as divisões étnicas. É um equívoco; mais um dos tantos que se comete no Brasil quando se analisa a questão racial. Os Estados Unidos, com políticas de ação afirmativa, construíram uma sólida e afluente classe média negra. Isso não superou as divisões construídas historicamente, mas deu mais poder aos negros, fez deles um grupo eleitoral consciente e cortejado. Abriu portas nas grandes corporações a profissionais negros. Tornou possível um general negro como Colin Powell e mulheres negras poderosas como Condolezza Rice. As diferenças não foram eliminadas, mas eles estão na elite.