Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Projeto de Extensão Unisul
Significado Etimológico
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
Plano de Ação Estratégica
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Identidade Institucional no IFCE
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Observação de Aulas - Reflexão
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
AÇÕES DE MELHORIA 2016/2017 Observação de Aulas.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Pré Escolar 1º Ciclo Terminar
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
Organização Projeto Turma Mais.
Orçamento Participativo Jovem Escolar
AÇÃO DE MELHORIA Processos de Ensino Aprendizagem
Projecto E-learningUP|
Coordenação: Vani Kenski
Reunião de Equipa BEMC/BE POUSA 18 de outubro 2017 Glória Sousa.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
1.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
“Supervisão Pedagógica”
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
A Educação Inclusiva 25 setembro 2017 Encontros para consulta pública
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Fernando Batista > O ISCTE-IUL > ORGANIZAÇÃO
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA – 2019
Plano curricular de turma
Manual de Boas Práticas Movimento Associativo de Pais
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Aprender com a biblioteca escolar: apresentação Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Apresentação Câmara Municipal da Calheta
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo

ResponsabilidadeInclusão A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo A NOSSA VISÃO Valorizar a história do agrupamento, a nossa cultura, a nossa matriz; Encontrar caminhos que podem ser distintos, mas que nos poderão conduzir a pontos de chegada próximos; Lutar pela harmonia e pela excelência, pela cumplicidade e pela competitividade; Acompanhar os alunos ao longo do seu percurso e prepará-los para o futuro. OS NOSSOS VALORES JustiçaTolerância Solidariedade HonestidadeRespeito LiberdadeIgualdade

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo Estabelecimentos de ensino Unidades de Apoio AlunosProfessoresFuncionários 2 EB – 2.º e 3.º ciclos 13 EB – 1. ciclo 8 EB – 1.º ciclo + JI 4 Jardins de Infância 2 Unidades Apoio Multideficiência 1 Unidade Apoio Autismo  EUA  Moçambique  Roménia  Ucrânia  México  Suíça  Portugal  Holanda  França  Reino Unido  China  Brasil  Alemanha  Andorra  Moldávia  Espanha  Canadá  Áustria QUANTOS SOMOS / COMO SOMOS

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo 3208 ALUNOS DISTRIBUÍDOS POR TODO O AGRUPAMENTO

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo 193 ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 1.º Ciclo º Ciclo º Ciclo - 66

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo AUXÍLIOS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 37,2%

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo HABILITAÇÕES LITERÁRIAS DOS PAIS Mães Pais Todos

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo ALUNOS COM COMPUTADOR E INTERNET 77% 13%

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo LIDERANÇA E GESTÃO Definição das competências do pessoal docente e não docente e dos vários coordenadores de estruturas intermédias; Desenvolvimento de projetos, parcerias e ideias inovadoras; Rentabilização e otimização dos recursos existentes; Clima de confiança, de partilha e de corresponsabilização; Criação de linhas de ação para o ano letivo; Regimento próprio das várias estruturas educativas; Parcerias e protocolos; Criação do institucional; Acesso remoto interno e externo à escola e sede e EB de Freiria; Plataforma Moodle; Uniformização de documentos; Liderança Gestão Autoavaliação e melhoria Plano de ação e melhoria.

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo PRESTAÇÃO DO SERVIÇO EDUCATIVO Articulação intra e interdepartamental; Trabalho colaborativo entre docentes, não docentes e entidades; Atribuição de uma hora semanal nas turmas de 9.º ano para orientação vocacional; Ensino Articulado da música; Oferta de clubes / salas específicas e integração em projetos; Oficinas para os alunos com NEE; Critérios e instrumentos de avaliação acessíveis a toda a comunidade educativa; Planeamento e articulação Práticas de ensino Monitorização e avaliação do ensino e das aprendizagens Reuniões de disciplina; Articulação vertical entre os vários ciclos; Articulação horizontal entre os departamentos; Orientação Educativa como oferta complementar; Educação Tecnológica / Robótica como oferta de escola.

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo Sucesso/Insucesso - alunos com Necessidades Educativas Especiais 1.º ciclo 2.º ciclo 3.º ciclo Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade RESULTADOS

Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo 1.º ciclo Avaliação Interna - Evolução do Sucesso 2.º ciclo 3.º ciclo

% de alunos que concluíram % positivas a Português Média a Português % positivas a Matemática Média a Matemática 2013/ 2014 Observado95,0%80,03,1057,7%2,80 Esperado97,1%81,43,0462,3%2,55 Nacional96,4%80,03,1164,0%2, /2015 Observado97,3%90,03,3875,63,09 Nacional86,13,2870,4%2,98 A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo 4.º ano Avaliação Externa - Evolução do Sucesso RESULTADOS Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo % de alunos que concluíram % positivas a Português % positivas a Matemática Média a Português Média a Matemática Observado88,181,659,53,102,80 Esperado86,275,945,53,042,55 Nacional87,374,446,82,902, Observado92,078,357,43,052,82 Nacional 77,055,53,002,60 Avaliação Externa - Evolução do Sucesso 6.º ano RESULTADOS Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo % de alunos que concluíram % positivas a Português % positivas a Matemática Média a Português Média a Matemática Observado80,9%74,4%53,8%3,10%2,80% Esperado86,9%71,7%57,1%2,98%2,86% Nacional83,7%68,6%52,9%2,80%2,60% Observado89,775,4%37,3%2,97%2,28% Nacional76,3%49,8%2,90%2,40% Avaliação Externa - Evolução do Sucesso 9.º ano RESULTADOS Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo RESULTADOS Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade QUADRO DE MÉRITO DE EXCELÊNCIA (média igual ou superior a 4,5) 187 QUADRO DE MÉRITO DE VALOR Desporto Escolar Robótica Ciência na Escola Cidadania Solidariedade Concursos 65

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo RESULTADOS Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade 75,2 % totalmente satisfeito 22,8 % satisfeito 2 % não responde Pré-Escolar 37 % totalmente satisfeito 45,7 % satisfeito 13,9 % nem satisfeito nem insatisfeito 1,5 % insatisfeito 1 % totalmente insatisfeito 0,2 % não sabe 0,7 % não responde Ensino Básico Satisfação - Pais 98% 82,7%

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo RESULTADOS Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade Satisfação - Alunos 1.º ciclo 25,4 % totalmente satisfeito 32,7 % satisfeito 18,4 % nem satisfeito nem insatisfeito 8,1 % insatisfeito 8,5 % totalmente insatisfeito 1,5 % não sabe 5,5 % não responde 2.º e 3.º ciclos 81,6 % totalmente satisfeito 12,6 % satisfeito 2,6 % nem satisfeito nem insatisfeito 1,9 % totalmente insatisfeito 1,3 % não responde 94,2% 58,1%

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo RESULTADOS Resultados académicos Resultados sociais Reconhecimento da comunidade 60,1 % totalmente satisfeito 27,3 % satisfeito 5,1 % nem satisfeito nem insatisfeito 0,4 % totalmente insatisfeito 0,4 % não sabe 6,7 % não responde Satisfação - Pessoal Docente e Não Docente Pessoal Docente e Não Docente 87,4%

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo OS NOSSOS OBJETIVOS Valorizar o desenvolvimento global, pessoal e social dos alunos e das suas aprendizagens; Implementar práticas educativas de inclusão e de acompanhamento; Criar uma cultura de trabalho colaborativo, de partilha e de boas práticas; Implementar práticas educativas de sucesso para todos; Envolver os pais e restante comunidade educativa;

A aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Agrupamento de Escolas de São Gonçalo Sempre Sempre nossos!