Câncer Ósseo Doscente: Sheila Bezerra. Componente Curricular: Fisioterapia em Oncologia Discentes: Giovana Batista Clemente Joyce Ribeiro Alves Luana Isabelle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distrofias Musculares
Advertisements

Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
Cancro :.
TUMORES ÓSSEOS MALIGNOS
Os ossos Ossos do corpo humano.
Sitema esquelético.
ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
FISIOTERAPIA E TUMORES ÓSSEOS
Tuberculose osteoarticular Alessandra Gunzbuger Camila Sampaio Cinthya Mora Crislaine Siston Felipe Sence Patricia Hallak.
DISCIPLINA DE PROPEDÊUTICA ESTOMATOLÓGICA. Algumas coisas que vocês precisam saber: –Nós nos empenhamos para que vocês aprendam e saiam daqui com conhecimento!!!!
Envelhecimento do Sistema Nervoso Beatriz Alves Sheila Bezerra Dayane Freitas Iohana Queiroz Joyce Mikaelly Período: Luana Dinally 5°B Tatiana Cavalcante.
Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa. Câncer!!
FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA GRUPO:  Maria Cristiane Ibiapino Chavier  Maria da Guia Alves da Nóbrega  Maria Eduarda Arruda das Mêrces  Rosana Melo Paulino.
SISTEMA ESQUELÉTICO Prof° Leandro Penitente. DIVISÃO DO CORPO HUMANO.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
GECAPE 24/06/2014 PRISCILA SCHENKEL Dr. Carlos Jorge da Silva Dr. Carlos Toyama Dr. Henrique Zuppani Irmandade da Santa Casa de São Paulo Serviço de Radiologia.
Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos
NOVOS SINTOMAS DE CANCRO DA MAMA Quero partilhar esta mensagem com vocês dado que há pouco tempo faleceu uma amiga devido a esta doença. Por favor leiam.
BIOQUÍMICA Docente: Ana Karina Abadio Discente: Jasciene Kraemer de Souza Vitamina D em crianças e adolescentes com Anemia falciforme.
Saúde do Idoso. Docente: Alexander Quadros Discentes: Clarinês Cândido Luiz Alberto Severo Marcia Flores.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
MOCHILAS ESCOLARES COMO PRESERVAR SUA COLUNA E TER BOA POSTURA!
Tromboembolismo pulmonar Eguinaldo Lopes do Nascimento Técnico/Tecnólogo em Radiologia Esp. em imaginologia.
Hospital CTFM/GACC O Hospital CTFM/GACC (Centro de Tratamento Fabiana Macedo de Morais do Grupo de Assistência à Criança com Câncer) é uma instituição-hospital.
Ossos – Sistema Esquelético
A Jornada da paciente de colo de útero
Tumor Estromal Gastrointestinal do Retroperitoneu - GIST ou EGIST?
JANINE MARUSSI FELLOW MSK 13/03/2014
Sistema esquelético e muscular
RTC3D x IMRT Ernani Castilho.
RETINOBLASTOMA.
GRUPO DE ESTUDOS DE NEURORRADIOLOGIA
BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
Discussão de artigo R4 Fábio Akira Uyeno 27/03/2014
Fábio Mota Gonzalez Médico Radiologista - Multimagem e IHEF
GECAPE 2015 Apresentador: Rafael Steinwandter
ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE BEXIGA
Distrito 4730 ROTARY Para Prevenir Para ajudar Para salvar!
Artigo 23-3 Diego A. Effio Solis
Diagnósticos. Tipos de Diagnósticos Clínico De difícil diagnóstico pois a doença assemelha-se a outras (mononucleose, estreptocócica); Por ser assintomática,
Varicocele Acadêmicas de Enfermagem: Ludymila Cordeiro Marcela Marita Yasmin Oliveira Saúde da Criança e do Adolescente Professor: Gledson Amorim.
ESPONDILITE ANQUILOSANTE
FATORES PROGNÓSTICOS E PREDITIVOS DO CÂNCER DE MAMA:
GRACE BRUNA SERGIO DIOSER
CÂNCER DE MAMA ALUNA: JOANA FALCÃO PROFESSORA: ROBERTA WALESKA.
MATOS, Jefferson David Melo
Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA.
Introdução à Ressonância Magnética. Introdução – Definição de RM  A ressonância magnética (RM) refere-se ao uso de campos magnéticos e ondas de rádio.
1. O que e? 2. Imagens 3. Video Video  A radiografia convencional é o processo de obtenção de imagens bidimensionais do corpo humano utilizando feixes.
EFEITOS DO EXERCICIO FISICO E/OU ATIVIDADE FISICA EM PACIENTES COM CÂNCER.
DISPLASIA DO DESENVOLVIMENTO DO QUADRIL JOÃO PAULO FLORES DA MOTA R1- ORTOPEDIA- SEMPER.
DETECÇÃO DE FRATURAS ÓSSEAS ATRAVÉS DA LUZ
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais.
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
Sitema esquelético.
Trauma Músculo-Esquelético
OUTUBRO ROSA Serviço de Convivência Sodiprom
CONCEITO HANNAH MAMEDE. CONCEITO Organização Mundial de Saúde: “ A Medicina Nuclear é a especialidade que se ocupa com o diagnostico, tratamento e investigação.
DOR ABDOMINAL AGUDA Dra. Natália Pereira Lima Pagan.
Atividades Lúdicas voltadas a capacidades físicas. PRATICA
Diabetes.
TRABALHO DE CIÊNCIAS SISTEMA LOCOMOTOR.  O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre.
Tratamento conservador em pacientes com hérnia de disco
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
CAMPOS DOS GOYTACAZES, 28 DE JUNHO DE 2019 Trabalho de Conclusão de Estágio Ac. Fernanda Cristina de Souza Ângelo, Preceptor: Dr Diogo Arêas.
A leucemia linfóide aguda (LLA) é uma neoplasia maligna resultante da proliferação clonal e acúmulo de células que exibem marcadores celulares associados.
FRATURAS E LUXAÇÕES Alunos: Deborah E. Furtado Hugo Vianna Professora: Carolina Sampaio.
Osteocondrite de Sinding-Larsen-Johansen
Transcrição da apresentação:

Câncer Ósseo Doscente: Sheila Bezerra. Componente Curricular: Fisioterapia em Oncologia Discentes: Giovana Batista Clemente Joyce Ribeiro Alves Luana Isabelle da Silva Pereira Curso: Fisioterapia 6 Período “A”.

Introdução / Fisiopatologia

É um tipo de câncer que acomete qualquer osso do corpo. Frequentemente afeta os ossos longos dos braços (úmero, rádio e ulna) coxas (fêmur), perna (tíbia e fíbula), coluna e pelve. Dividido em:  Tumor ósseo primário: quando o câncer se desenvolve diretamente no osso previamente normal.  E Tumor ósseo secundário: quando se origina em qualquer outro órgão e se dissemina para os ossos.

Tipos de Tumores Ósseos

Osteossarcoma: é o tumor ósseo maligno primário mais frequente na faixa etária das crianças e adolescentes. Acomete principalmente os ossos dos joelhos, ombros e quadris Tumor de Ewing: acomete principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens. Os ossos mais acometidos são os das coxas, braços, pernas e pelve. Condrossarcoma acomete principalmente os adultos. É um tumor maligno formador de cartilagem. Acomete principalmente os ossos das coxas, braços e pelve. Metástases ósseas: são as neoplasias malignas mais comuns dos ossos. São disseminações secundárias de tumores malignos originados em outros órgãos e sofreram disseminação para o esqueleto.

Quadro Clínico / Sinais e Sintomas

Dor nos ossos. Inchaço e sensibilidade perto da área afetada. Ossos quebradiços. Fadiga. Perda de peso não intencional Febre. Calor local. Redução da força muscular e da amplitude de movimento. Perda de peso e fadiga. Se a doença se disseminar, por exemplo, para o pulmão, pode causar sintomas, como dificuldade respiratória.

Diagnóstico

Os principais exames de imagem realizados no diagnóstico dos tumores ósseos são: Radiografia: apresenta margens irregulares em vez de uma imagem sólida e uniforme na radiografia. O radiologista pode dizer se um tumor é maligno devido a sua aparência no raios X, mas somente a biópsia pode confirmar. Tomografia Computadorizada: ajuda a diagnosticar sua extensão e disseminação para outros órgãos, como pulmões ou fígado. Muitas vezes ela é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer. Ressonância Magnética: determinar o tamanho e a localização de um tumor bem como a presença de metástases.

Tratamentos Utilizados

Quimioterapia Medicamentos para matar o Cancro (proliferação anormal de células.) são usados para matar as células do tumor e encolher o tumor.

Terapia de Radiação Usa feixes de raios-X ou raios gama de alta energia para matar as células cancerosas.

Cirurgia A cirurgia envolve a remoção da secção do osso afetado e um pouco de ao redor de osso saudável (apenas no caso do câncer se espalhou para os tecidos) e a substituição de parte do osso com um implante metálico chamado de prótese. A artroplastia com colocação de endopróteses é uma boa opção de escolha para os cirurgiões, pois é um tratamento seguro devido á baixa taxa de complicações clínicas. Implantação de osso de aço.

Atuação Fisioterapêutica

Para que o fisioterapeuta alcance seus objetivos o primeiro passo é realizar uma avaliação criteriosa. É imprescindível o tratamento fisioterapêutico para uma recuperação mais rápida e adequada. A abordagem fisioterapêutica deve englobar recursos, técnicas, exercícios e manobras que objetivem analgesia, redução do processo inflamatório local e ganho de amplitude de movimento. Posteriormente, fortalecimento das cadeias musculares envolvidas, treino sensório motor, de coordenação e de marcha deverão ser focados.

Manobras Exercícios

Fortalecimento

Treino Sensório Motor

Auxiliar o paciente na escolha dos melhores dispositivos para o auxílio da marcha, prescrever uso de órteses apropriadas, realizar exercícios específicos para ganho de força, mobilidade, equilíbrio e coordenação. Educar pacientes e familiares para programas de atividades e exercícios domiciliares, promovendo a maior independência funcional possível.

Referências Site da OncoFisio: Juliana C. Scheleder Fisioterapeuta e Especialista em Fisioterapia em Oncologia – SBFC. Vídeo – YouTube R4Q5sIXlhA

Obrigado !