Apresentando o Relatório de Avaliação - MEC - Recredenciamento do IFB – realizado em março/2016 PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida.

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Apresentando o Relatório de Avaliação - MEC - Recredenciamento do IFB – realizado em março/2016 PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Brasília Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional Coordenação Geral de Planejamento

Relatório de avaliação Recredenciamento do IFB  Período da visita: de 08/03/2016 a 12/03/2016;  Fundamentação: Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.  Eixos - Notas EixosNota Eixo 1: planejamento e avaliação institucional2 Eixo 2: desenvolvimento instrucional3,2 Eixo 3: políticas acadêmicas2,6 Eixo 4: políticas de gestão2,6 Eixo 5: infraestrutura física3,1

Relatório de avaliação Justificativas  Eixo 1: planejamento e avaliação institucional  Nota: 2,0  Justificativa:  o Planejamento da IES apresentado em seu PDI 2014­/2018 não tem sido acompanhado pela CPA, que está prevista mas não apresenta um funcionamento adequado não podendo servir de ferramenta de indicativos para gestão das ações da IES.

Relatório de avaliação Justificativas  Eixo 2: desenvolvimento institucional  Nota: 3,2  Justificativa:  A IES apresenta políticas em seu PDI que estão implantadas, contudo algumas ações estão incipientes em relação as práticas de extensão e pesquisa desenvolvidas pela IES.

Relatório de avaliação Justificativas  Eixo 3: políticas acadêmicas  Nota: 2,6  Justificativa:  A IES possui suas políticas de ensino estruturadas, contudo suas ações necessitam ser revisitadas em alguns itens tais como: acompanhamento de egresso e atuação de egressos no ambiente sócio econômico; inovação tecnológica e propriedade intelectual, politicas para pesquisa e iniciação científica

Relatório de avaliação Justificativas  Eixo 4: políticas de gestão  Nota: 2,6  Justificativa: O PDI prevê políticas de capacitação docente e do corpo técnico administrativo que precisam ser revistas, tendo em vista que atualmente estão unificadas e esta proposta não permite ações específicas para a capacitação, principalmente do corpo técnico administrativo. O sistema de registro acadêmico ainda está em fase de desenvolvimento o que não permite o acompanhamento dos discentes de seus processos e a agilidade do fornecimento de documentos quando necessário.

Relatório de avaliação Justificativas  Eixo 5: infraestrutura física  Nota: 3,1  Justificativa: A IES não possui estrutura definida para o adequado funcionamento da CPA nem gabinetes para professores em tempo integral. A biblioteca funciona precariamente em local improvisado não possui política definida pela IES de atualização do acervo.

Relatório de avaliação Justificativas  Conceito final  Nota: 3,0  Justificativa: Pelo exposto e considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e neste Instrumento de credenciamento o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília ­ IFB, apresenta perfil qualificado como SUFICIENTE que expressa o referencial mínimo de qualidade, obtendo o CONCEITO FINAL 3.

Relatório de avaliação Recredenciamento institucional do IFB – Março/2016  E agora, o que fazer?