E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Advertisements

O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
GOVERNO VARGAS E O EQUILÍBRIO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A PEDAGOGIA NOVA Azilde L. Andreotti Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:
Título do projeto de pesquisa Autora: Iranice Pereira da Silva Orientador(a): Alexandre Santana.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Oportunidade única para abordar o desafio da "equidade a partir do início”
Número do trabalho - Título
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Formas e tendências das relações entre Pesquisa e Extensão
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Comunidade de Aprendizagem
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
TÍTULO nome do autor 1; nome do autor 2; nome do autor 3
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
TÍTULO DO ARTIGO Autor (Instituição) Co-Autor (Instituição)
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
Título do Trabalho a ser apresentado
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Currículo e planejamento
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Ler e Escrever: Desafio de todos
Análise de texto Prof. Rógi.
TEMA: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
O que é? Transtorno de desenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, relacionamento social, aprendizagem escolar, na percepção dos sentidos.
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Deficiência Visual e Seus Saberes Práticos
30anos CENPEC.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
TÍTULO (FONTE 54) Autor(es) (48) Instituição (44) (44)
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
AGENTES DA SOCIALIZAÇÃO
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Avaliar desempenho de servidores
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
O Desenvolvimento Psicomotor
Autores e Instituições de contato
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
¹Autor. ²Autor 3Autor ;4Autor; RESULTADOS E DISCUSSÕES
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Título do trabalho Autores do trabalho
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Metodologia da Pesquisa
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
<espaço para figura> Opcional.
TÍTULO DO TRABALHO ÁREA TEMÁTICA Autor 1 – Instituição de Origem
Avaliar desempenho de servidores
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
Orientador (a); Coorientador (a);
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
TITULO MAIÚSCULO FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
programa saúde na escola (PSE)
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira

FAMÍLIA E ESCOLA: UM OBJETIVO EM COMUM ● Trataremos, neste capítulo, sobre a relação entre escola e a família; destacaremos alguns importantes aspectos no que se refere ao papel e responsabilidades dessas duas instituições, e como as mesmas interagem na consecução de um objetivo comum: a aprendizagem das crianças. ● A sociedade tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas, mudanças estas que tem afetado de forma fundamental a estrutura e equilíbrio das famílias. A escola também, ainda que de forma mais lenta e compassada, tem procurado se adaptar a essas mudanças, mas o que urge nos nossos dias é a interação entre ambas, promovendo uma maior eficiência na educação e ensino das crianças.

● A escola como detentora do conhecimento científico deve fornecer e promover nessa relação, todo seu cabedal de conhecimento de forma que esse esforço leve em consideração os aspectos particulares da situação social e cultural hora vigente, e que influenciam de forma decisiva o equilíbrio familiar. ● Por sua vez as famílias, responsáveis pelo desenvolvimento social e psicológico de seus filhos, devem buscar a interação com a escola, promovendo, questionando, sugerindo e interagindo de forma a fornecer elementos que através de discussões e ampla comunicação com os educadores promovam as iniciativas que vão de encontro às necessidades dos educando.

Família: Uma Abordagem Histórica ● Após a chegada da Família Real no Brasil, a família passou a ter papel primordial na educação e desenvolvimento do país. O modelo dos colonizadores europeus se impôs como modelo social da família, Freitas (, 2011, p. 18). Portanto para o autor a família pode se definir como uma célula da sociedade. Através de seus valores formam-se cidadãos do bem e é a partir da sua educação que vai se desenvolver socialmente e culturalmente

● “A família, do ponto de vista do individuo e da cultura, é um grupo tão importante que, na sua ausência, dizemos que a criança ou o adolescente precisa de uma “família substituta ou devem ser abrigados em uma instituição que cumpra suas funções materna e paterna, isto é, as funções de cuidados para a posterior participação na coletividade.