Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários CGAL/SDA Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários Rodrigo Barbosa Nazareno Engº. Agr. Fiscal Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

Projeto Fortalecimento e Melhoria da Gestão da SDA
SISTEMA DE CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS NA ÁREA VEGETAL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DEPARTAMENTO.
VARIAÇÃO DE PREÇOS DE FERTILIZANTES
FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
Sistema de garantias sanitárias para a exportação de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal Outubro 2013.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Comissão de Saúde da Mulher- Cofen  Valdecyr Herdy Alves  Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi  Maria do Rozário de Fatima Borges Sampaio  Maria.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
ORIENTAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO COFINANCIAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PETI PELO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNAS DOCUMENTO.
Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários CGAL Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários LANAGROs.
INTERAÇÃO DA AÇÃO DO FARMACÊUTICO NO MAPA. A Carreira de Fiscal Federal Agropecuário é composta pelos servidores Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários,
DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL - DIPOV COORDENAÇÃO GERAL DE QUALIDADE VEGETAL - CGQV Missão Mapa: promover o desenvolvimento sustentável.
Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – DIPOV Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas - CGVB.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
LEGISLAÇÃO DE INTELIGÊNCIA Proposta para reforma legal CCAI, Brasília 10 nov 2015.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Proposta de Resolução de inclusão de exames.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
CEEQ Câmara Especializada de Engenharia Química
Agrotóxico: Estratégia Intersetorial de Redução do Uso em MG (5)
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
Ministério da Justiça e Cidadania
QuímicA 2017.
“Impactos do controle inadequado de pragas
da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL
LEGISLAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA Professora:Rosicler Cusinato
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
Programas de qualidade – Formas de participação e avaliação
Procedimentos no Comércio Internacional de Sementes e Mudas
Associação Brasileira de Sementes e Mudas
FRANCISCO ROBSON DA COSTA ORIENTADORA: ELISIANE BISOGNIN
AGRICULTURA FAMILIAR: geração de renda, agregação de valores e comercialização EDNALDO SILVA BELO Engenheiro Agrônomo São Luís – MA 2016.
Aula 1: Introdução à Análise Bromatologia
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL FRENTE AOS CURRÍCULOS DE AGRONOMIA
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
ASPECTOS LEGAIS DA PRODUÇÃO DE SEMENTES
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL
“PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL - PAP” Maio / 2012
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
FACULDADE SANTO AGOSTINHO CURSO DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA II PROFESSORA: ODARA SÁ ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
Denis Spir Bonamin Eng. Ambiental e Segurança de Trabalho.
COMPROMISSO  RESPONSABILIDADE TREINAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL MANUTENÇÕES E SERVIÇOS.
Sistema Brasileiro de Inspeção de
Assinatura do Empregador Assinatura do Instrutor
CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SP
Prevenção e controle da malária Marcelo Urbano Ferreira Departamento de Parasitologia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
Programa Gás Legal Comitê Nordeste I Maceió – AL –
Professor: Wilson José da Silva, Ph.D.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Atividade: Elaboração de um plano para implementação de Boas Práticas
Ações para a Acessibilidade
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Soluções para a Agricultura
Rastreabilidade. Luiz Borges Júnior. Out
CREA – MG, BELO HORIZONTE – MG, 20/10/2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
Transcrição da apresentação:

Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários CGAL/SDA Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários Rodrigo Barbosa Nazareno Engº. Agr. Fiscal Federal Agropecuário Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários Coordenador-Geral

Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal Departamento de Sanidade Vegetal Departamento de Sanidade Vegetal Departamento de Saúde Animal Departamento de Saúde Animal Secretaria de Defesa Agropecuária Secretaria de Defesa Agropecuária Outros: Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo, Polícia Federal, Ministério Público, IBAMA, Governos de outros países (ex.: provimento de material de referência e treinamentos). Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários

SLAV Jundiaí/SP SLAV Jundiaí/SP SLAV Belo Horizonte/MG SLAV Belo Horizonte/MG SLAV Varginha/MG SLAV Varginha/MG SLAV Andradas/MG SLAV Andradas/MG SLAV Rio de Janeiro/RJ SLAV Rio de Janeiro/RJ SLAV Campo Grande/MS SLAV Campo Grande/MS SLAV São José/SC SLAV São José/SC LANAGRO PE LANAGRO GO LANAGRO SP LANAGRO RS LANAGRO PA LANAGRO MG Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários LABORATÓRIOS CREDENCIADOS Base Legal Base Legal: Decreto 5.741/2006 Institui a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários Base Legal Base Legal: IN 57/2013

Localização dos Laboratórios Nacionais Agropecuários (LANAGROs) e suas Unidades Avançadas (SLAVs) Área construída > m²

Escopo dos Lanagro A Rede Lanagro opera mais de ensaios laboratoriais em 16 áreas de atuação

Laboratórios Credenciados por área de atuação ÁREAS DE ATUAÇÃO Nº de Unidades Laboratoriais Credenciadas Agrotóxicos02 Físico-Química de Alimentos de Origem Animal e Água19 Físico-Química de Alimentos de Origem Vegetal para fins de Classificação11 Físico-Química de Alimentos para Animais04 Físico-Química de Bebidas e Vinagres10 Diagnóstico Animal178 Diagnóstico Fitossanitário06 Fertilizantes, Corretivos e Substratos02 Produtos Farmacêuticos de Uso Veterinário01 Microbiologia em Alimentos e Água25 Biotecnologia e Organismos Geneticamente Modificados02 Qualidade do Leite10 Resíduos e Contaminantes em Alimentos19 Identificação Genética e Material de Multiplicação Animal08 Produtos Biológicos de Uso Agronômico02 Sementes e Mudas*- TOTAL**299 Em 11/04/2016 * Laboratórios de Análise de Sementes e Mudas: 157 laboratórios credenciados segundo IN 09/2005. ** 257 portarias publicadas

Lanagro SP Indicado como referência pela OIE (Influeza Aviária e Doença de Newcastle) Laboratório NB 4 OIE em construção

Lanagro GO Combate à fraude por troca de espécies em pescados. Análises de OGM.

Lanagro MG Laboratório NB 4 OIE 24h sob supervisão de Técnicos em manutenção - Gerador de L diesel (5 dias de autonomia). Entra em 15 a 30s; - 60 baterias industriais no-brakes (5 horas); legislação: 30 min. - Engenheiro elétrico do quadro mora a 1km do laboratório

Macro desafios para a Rede de Laboratórios Aprimoramento da gestão da Rede de Laboratórios do MAPA por meio da adoção de ferramentas como Gestão Estratégica (B.S.C.); Atuar junto aos Departamentos de fiscalização da SDA no sentido de melhor definir as demandas por ensaios laboratoriais adotando ferramentas avançadas de estatística (análise com base em risco); Atualização (modernização) da infraestrutura predial e de equipamentos dos Lanagros; Automação, informatização e adequação de RH; Melhorar o controle e utilizar de modo racional os laboratórios credenciados pelo MAPA. Implementar o Projeto Sagres Fase II. (programa de bolsas MAPA – CNPq)