21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
Advertisements

RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Organização do SEP. 2. Organização do Trabalho. Programação e planejamento dos serviços. Trabalho em equipe. Prontuário e cadastro.
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
SIPAT - GEGUÁ ILHA D’AGUA - PETROBRÁS
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
ELETRICISTA.
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Normas regulamentadoras.
RISCOS PROFISSIONAIS E ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
História Natural da Doença
Administração Financeira III
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Elementos chaves/ Aplicação:
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
Gestão de Saúde e Segurança
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Oficina de Proteção Infantil
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Yaneisy Guerra González
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
A Influência da Gestão Ambiental na Segurança do Trabalho
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Denis Spir Bonamin Eng. Ambiental e Segurança de Trabalho.
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Ergonomia - Mapa de Risco
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Saúde e Segurança no Trabalho
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
IMPLATAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DO IDOSO
História Natural da Doença
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
SESMT Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
VIII Fórum Institucional de Ensino
Segurança em Unidades de Processo
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Módulo V Etapas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA): política ambiental, planejamento, implementação e operação, verificação.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014

Norma Regulamentadora – 01 As novas proposições e a participação do Médico do Trabalho. Dra. Denise F. Brzozowski Especialista em Medicina do Trabalho

A nova NR 1: Gestão sistematizada da segurança e da saúde no trabalho, com a finalidade de manter a integridade física e moral dos trabalhadores.

 Conhecer, avaliar e definir os riscos provenientes do desenvolvimento da atividade econômica específica.  Identificar os riscos existentes e os que venham a existir.  Aplicar os princípios de prevenção.  Elaborar o Documento Síntese – DS.  Elaborar o plano/processo de prevenção.  Acompanhar as medidas aplicadas.

Gestão da Saúde e da Segurança no Trabalho NR 1

 RISCO  Possibilidade de consequências negativas ou danos para a saúde e integridade física ou moral do trabalhador, relacionados ao trabalho.  FONTE DE RISCO - PERIGO  Aspecto ou elemento material ou imaterial, situação ou contexto do trabalho que, de forma isolada ou combinada, tem potencial intrínseco de dar origem a riscos à saúde e à segurança no trabalho.

1. Avaliação dos riscos (todos) 1.1. Identificação de fontes de risco 1.2. Análise de riscos Definição da gravidade/severidade das consequências possíveis Definição da probabilidade de ocorrência das consequências possíveis.( abordagem qualitativa, quanti e semi quantitativa) Estimativa do(s) nível(eis) de risco. ( muito alto, alto, moderado e baixo)

1.3. Avaliação da importância dos riscos. ( exigências físicas e mentais, a capacidade e competência do trabalhador) 2. Planejamento das ações preventivas. 3. Planejamento das ações para eliminação ou redução dos riscos. 4. Acompanhamento da efetividade do processo preventivo.

Análise dos Riscos Todos os fatores que afetam a probabilidade e a severidade dos danos Para cada Risco:  Severidade do dano possível;  Probabilidade ou chance de sua ocorrência;  Nível de risco – fatores de risco influenciam na definição dos níveis de risco.

Gradação da probabilidade do dano  Descritor qualitativo.  Índice.  Valor numérico.

Exposição  Contato do trabalhador com um agente químico, físico ou biológico ou com qualquer situação gerada pelo ambiente de trabalho, incluindo aspectos ergonômicos, psicossociais e de segurança.

Plano de Ação Atribuições e responsabilidades da organização - Recursos humanos, técnicos, materiais e financeiros; - Documentação; - Formação e capacitação dos envolvidos; - Consulta, comunicação e participação dos trabalhadores.

8.6. Prontuários médicos X PCMSO a)Descrição das condições habituais de exposição a agentes ou aspectos nocivos do trabalho; b) Perfil de exposição – Consultas, Periódicos, Mudança de Função e Retorno ao Trabalho; c) Descrição das medidas de prevenção e proteção coletivas, organizacionais ou individuais ; d) Atualização das modificações de funções, processos e ambientes de trabalho.

 OSHAS  Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO) como parte de uma estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger os trabalhadores.  Permite identificar e controlar consistentemente os riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.

Um sistema de gestão eficiente deve basear-se em:  Uma política de saúde e segurança ocupacional apropriada para a empresa.  Identificação de riscos e requisitos legais de saúde e segurança ocupacional.  Objetivos, metas e programas que assegurem a melhoria contínua.  Atividades de gestão que controlem os riscos para a saúde e a segurança ocupacional.  Monitoramento do desempenho de saúde e segurança, operacional.  Revisões, avaliações e melhorias contínuas do sistema.

Tipo de RiscosFontes Análise de gravidade Definição de probabilidade Importância dos riscos Risco de queda de altura Atividade em altura Escadas inadequadas Risco de queda – Muito alto Grande Muito importante Risco de lombalgia Atividade em altura em escada inadequada. Má postura Risco de lombalgia - Alto MédiaImportante Risco de dor em ombros Atividade em altura Elevação de membro superior acima dos ombros Risco de dor em ombros – Alto MédiaImportante Risco de CEOAtividade de cortar cerca viva com a face próxima aos galhos Risco de CEO- AltaGrandeMuito importante

Tipo de Riscos Planejamento de ações preventivas Ações para eliminação ou redução dos riscos Acompanhamento Risco de queda de altura Fornecer equipamentos adequados. Orientar o trabalhador sobre como realizar a atividade. Orientar o trabalhador sobre os riscos da atividade. Adequar a escada Realizado dia Realizado/fornecido Risco de lombalgia Fornecer equipamentos adequados. Orientar o trabalhador sobre como realizar a atividade Orientar o trabalhador sobre os riscos da atividade. Adequar a escada Realizado dia Realizado/fornecido Risco de dor em ombros Fornecer equipamentos adequados. Orientar o trabalhador sobre como realizar a atividade Orientar o trabalhador sobre os riscos da atividade. Adequar a escada Realizado dia Realizado/fornecido Risco de CEOFornecer equipamentos adequados. Orientar o trabalhador sobre como realizar a atividade Orientar o trabalhador sobre os riscos da atividade. Adequar a escada Realizado dia Realizado/fornecido

Trabalho!

Trabalho!!!

Muito Obrigada!