Resumo Objetivo e justificativa original plataforma de publicação aberta, inspirada na Web mercado de ideias e revisão por pares filtros e moderação a.

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Transcrição da apresentação:

Resumo Objetivo e justificativa original plataforma de publicação aberta, inspirada na Web mercado de ideias e revisão por pares filtros e moderação a posteriori espaço informal de aprendizagem, conectar indivíduos Resultados quantitativos : muito conteúdo (um quinto de todas as páginas da USP), de qualidade muito variada, muito visível, muitos acessos: 6 – 8 mil visitas / dia, décimo sub-domínio mais acessado da USP qualitativos: ensino e extensão; repercussão de uma experiência inovadora na área de tecnologia de educação Desafios / Futuro resolver tensão entre expectativas de que é “mídia” como integrar este tipo de plataforma na instituição?

Um mundo de novas possibilidades

Stoa: objetivos Aprendizagem é processo social (além de cognitivo) Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual) Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de salas de aula Compartilhar produção acadêmica na Web, gestão de identidade na Web, plataforma (baixa barreira de entrada)

Atividade Após 2 anos temos 9000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil posts, 9500 comentários, 5500 arquivos Acessos: visitas / dia décimo sub-domínio mais acessado da USP, 1/3 dos acessos do portal institucional

Usuários Jovens

um terço do tráfego do portal principal da USP * 18.4% webmail.usp.br * 8.5% sistemas2.usp.br * 6.8% usp.br * 6.2% sistemas.usp.br * 4.8% fmrp.usp.br * 3.9% dedalus.usp.br * 3.4% if.usp.br * 3.2% ciagri.usp.br * 2.7% sc.usp.br * 2.7% stoa.usp.br * 2.2% fea.usp.br * 2.1% ime.usp.br * 1.6% cirp.usp.br * 1.6% eel.usp.br * 1.6% esalq.usp.br * 1.5% eesc.usp.br * 1.5% fflch.usp.br * 1.5% teses.usp.br * 1.4% icb.usp.br * 1.3% poli.usp.br * 1.3% fcf.usp.br * 1.1% hcnet.usp.br * 1.1% iq.usp.br * 1.1% cena.usp.br * 1.0% redealuno.usp.br * 0.8% fcfrp.usp.br * 0.8% ffclrp.usp.br * 0.7% eerp.usp.br * 0.6% eca.usp.br * 0.6% icmc.usp.br * 0.6% fo.usp.br * 0.6% pediatriasaopaulo.usp.br * 0.5% sistemas1.usp.br * 0.5% fm.usp.br * 0.5% iqsc.usp.br

6-8 mil visitas / dia, quase 3 milhões total

Top 10 do mês de abril 2009: atualidade, extensão e apoio ao ensino

Post da Dra. Anete sobre nódulos na tireóide

Apoio às disciplinas da USP

Relato pessoal de um assalto Atualidades e função “ombudsman” O que está occorendo na comunidade?

Stoa: moderação? Como evitar “conferir valor ao que não o tem” e “mau uso da reputação da USP”? Grau de moderação: o que é tolerável no espectro de pornografia de criança (intolerável para todos) até a segunda Lei da termodinâmica (aceitável para todos)? Tipo de moderação: central (administradores do Stoa) ou distribuida (sistema de votação tipo Digg/Reddit) Onde um sistema institucional deve se posicionar?

comunidade vs plataforma centralizado vs distribuido Onde um sistema institucional deve se posicionar? A Web. Moderação feito somente pela polícia, interpol, etc Wordpress.com, blogspot.com etc., plataformas de blogs. Knol: “wikipedia” do google, mas sem comunidade, com comentários; somente "hate speech', etc. proibido; tentativa de usar nomes verificados. Arxiv. Repositório de artigos científicos. Moderaçao “na entrada” por exigir uma afiliação acadêmica. Wikipedia. moderação forte, distribuida (pela comunidade) Jornais, Revistas, Encyclopedia Britannica: moderação forte centralizado comunidade plataforma

Centralizado vs Distribuído

Como inserir na instituição? Como inserir uma plataforma com gestão “horizontal” e por consenso, uma rede distribuido, sem controle central numa instituição com organização hierárquica? Como obter legitimidade? (consenso de quem?) Precisamos começar seriamente na forma de gestão. Talvez um conselho deliberativo com representantes das partes interessadas. Como inserir uma plataforma com gestão “horizontal” e por consenso, uma rede distribuido, sem controle central numa instituição com organização hierárquica? Como obter legitimidade? (consenso de quem?) Precisamos começar seriamente na forma de gestão. Talvez um conselho deliberativo com representantes das partes interessadas.

Mais serviços: gestão de cursos “Federação” de Moodles, Integração com Júpiter / Fênix, Apresentar tecnologia da Web a docentes, criar ambiente para e por docentes

Mais serviços : Wiki

Atribuição Gimme that Camara: Trampolina: Brincando:

Stoa suas ideias em rede Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP Para mais informações: