FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG ETICA BIOÉTICA E DEONTOLOGIA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques 2016.2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Advertisements

OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
Dilemas Éticos. O que é Ética? 1. parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL E BIOÉTICA Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG ETICA BIOÉTICA E DEONTOLOGIA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques.
Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral De acordo com Osmar Markeivicz conceito de Liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
Liberalismo Econômico
Colégio Salesiano Prof. Breno Marques
Recuperação de Filosofia – 3º ano
Ética, Moral e Valores Assessoria de Formação Sindical.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
ÉMILE DURKHEIM.
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
Projeto de Extensão Comunicação, Saúde e Mídia
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Definição dos Termos.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
EPIDEMIOLOGIA.
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
Pesquisa em Psicologia
Jean-Paul Sartre ( ) Plinio Lukian e Douglas Nunes.
Ética Profissional A ética e a moral.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
(Karl Emil Maximilian Weber)
Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos
Análise de texto Prof. Rógi.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
Aculturação.
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Realidade e Senso Comum
02 – Moral – Fundamento da Moralidade
ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL Prof. Kenedy Ap. dos Santos 2018.
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
ÉTICA.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Curso Básico de Espiritismo
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
A VOCAÇÃO.
FENOMENOLOGIA.
Aspectos éticos da ação gerencial do enfermeiro
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Objetivo, Definições, Significado
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
(Karl Emil Maximilian Weber)
A Crítica da Razão Prática
Émile Durkheim Filipe Ferreira E Shayane Krapf.
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Aristóteles Ética & Política
TEMA: CRIME, MORAL E ÉTICA
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Reflexividade e formação de professores
Conceitos importantes para o estudo da História
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG ETICA BIOÉTICA E DEONTOLOGIA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques

CONCEITOS DE ÉTICA e MORAL  No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.  Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

CONCEITOS DE ÉTICA e MORAL  Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.  Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

CONCEITOS DE MORAL O que é Moral: Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”. As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.

ÉTICA  Já a palavra Ética, Motta (1984) define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social

PRINCIPIOS  Princípios são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pela qual uma sociedade civilizada deve se orientar. Em qualquer lugar do mundo, princípios são incontestáveis, pois, quando adotados não oferecem resistência alguma.  Amor, felicidade, liberdade, paz e plenitude são exemplos de princípios considerados universais. Como cidadãos pessoas e profissionais, esses princípios fazem parte da nossa existência e durante uma vida estaremos lutando para torná-los inabaláveis. Temos direito a todos eles, contudo, por razões diversas, eles não surgem de graça. A base dos nossos princípios é construída no seio da família e, em muitos casos, eles se perdem no meio do caminho.  (JERÔNIMO MENDES)

VALORES E VIRTUDES  Valor, na forma como estamos analisando, é tudo aquilo que carregamos para a nossa vida, e que se acumula com princípios adquiridos por aqueles que respeitamos, seja em casa, no trabalho, na escola ou na família. A virtude pode ser entendida como uma disposição constante de praticar o bem e evitar o mal. É uma qualidade própria de cada indivíduo que busca realizar efeitos positivos para a sua vida, sem que este prejudique alguém, assim como o pensamento do filósofo chinês Confúcio: “O homem que é firme, paciente, simples, natural e tranquilo está perto da virtude”. A família possui um papel muito importante neste quesito, assim como cita o escritor brasileiro Coelho Neto: “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”.  Disponivel em valores-na-atualidade##ixzz3UrV7MAkW valores-na-atualidade##ixzz3UrV7MAkW

Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral

De acordo com Osmar Markeivicz conceito de Liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do se humano. De maneira positiva, a liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. A liberdade é um principio constituinte para que o ser humano possa ser julgado acerca de sua responsabilidade em seus atos. A liberdade qualifica os atos humanos.

Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral  A relação entre liberdade e reponsabilidade moral é de complementariedade.“ os atos só tem caráter moral na medida em que nele intervém a liberdade”.(LECLERCK)  Logo, a moralidade dos atos consiste em fazer o uso da liberdade.  Quando a liberdade é privada, não há responsabilidade moral. Portanto, o homem é responsável pelos atos que pratica com liberdade.  Atos Morais segundo Vasquez, são aqueles nos quais podemos atribuir ao agente uma responsabilidade não só pelo que se propôs a fazer, mas também pelos resultados ou consequências da sua ação

Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral  Para haver responsabilidade moral é necessário haver liberdade e conhecimento.  Quem não possui consciência para agir, não pode ser responsável pelos seus atos.  E fundamental para que o individuo seja responsável pelos seus atos que não sofra qualquer tipo de coação. Logo o individuo é isento de responsabilidade moral, quando não teve a possibilidade de agir de outra maneira.  A condição primordial da ação é a liberdade. A liberdade é essencialmente capacidade de escolha.

Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral Ato moral é um comportamento humano passível de aprovação ou desaprovação a partir das normas aceitas por determinada sociedade. A exemplo temos os casos: defender alguém que não pode se defender quando é agredido na rua; denunciar a injustiça cometida contra alguém; Ato imoral: aquele que é imoral tem conhecimento das regras da moral, mas mesmo assim pratica atos que são repudiados pela maioria da sociedade.  extorquir dinheiro de uma pessoa idosa através de um esquema fraudulento é um ato imoral e ilegal.  um trabalhador que aceita um suborno para quebrar uma regra. Ato amoral o indivíduo amoral não tem conhecimento das normas morais, e por isso o seu comportamento não é moldado de acordo com a moralidade.

Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral

 ENADE 2007  QUESTÃO 22 Um Fisioterapeuta, que realizava atendimento na enfermaria, é chamado com urgência ao ambulatório do hospital para atender a um adolescente com Distrofia Muscular de Duchenne, que se apresenta com intensa dispnéia, devido a hipersecreção. Após realizar a avaliação completa do paciente, o profissional prescreve um tratamento baseado em drenagem postural, tapotagem e aspiração, com o objetivo de desobstruir as vias aéreas desse paciente. Por estar de plantão na enfermaria e não poder abandonar o posto, o Fisioterapeuta solicita que o atendente de enfermagem do ambulatório realize o atendimento. Com base no Código de Ética Profissional, pode-se concluir que a atitude do Fisioterapeuta está  (A) correta, pois ele está sobrecarregado e, dessa forma, nenhum paciente ficará sem atendimento.  (B) correta, ao escolher o atendente para fazer o atendimento em seu lugar, pois o mesmo está familiarizado com as técnicas.  (C) correta, pois escolheu as melhores técnicas para desobstrução das vias aéreas.  (D) errada, pois deveria delegar suas funções, somente, para um enfermeiro que possua titulação de nível superior.  (E) errada, pois o Fisioterapeuta não deve delegar suas funções a outros profissiona