DIREITO PENAL I AULA 19_ TEMA 05: EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE (PÁG. 83 A 86) EM 01/11/2006. ANA PATRÍCIA RODRIGUES PIMENTEL MAURÍCIO I. DA ROSA WEB TUTORA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE
Advertisements

Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
ALTERAÇÃO, SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL Aborto Arts. 124 a 128, CP Aline Freitas.
ÉTICA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Renato de Mello Jorge Silveira Advogado Professor Titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 7)
DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
CONTESTAÇÃO CPC
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
MEMORIAS TESES DE DEFESA
Direito da Infância e Adolescência
Direito da Infância e Adolescência
TEORIA GERAL DO PROCESSO – APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Professor
Juizado Especial Criminal
SENTENÇA NO PROCESSO DO TRABALHO
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – OAB – Dia 23/11/2016
Ação Penal Privada Direito Penal IV.
MAURÍCIO ANTONIO TAMER Atualização Legislativa APELAÇÃO
Meios de Defesa do Devedor
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
Prof. Sebastião Ferreira de Souza
EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
ÁRBITRO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA ARBITRAGEM
FIANÇA.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Renato Capanema Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Execução provisória da sentença
Professor: Yuri Nadaf Borges
FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS – FAL.
DIREITO PENAL CONSTITUCIONAL Professora: Daniela Duque-Estrada
Petição inicial Profa Lucélia Sena.
PENSÃO POR MORTE.
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
MEDIDAS ASSECURATÓRIAS
PONTO Nº PROCEDIMENTO SUMÁRIO
Ponto 2.1: Assistência (Intervenção de Terceiros)
AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA
DA COMPETÊNCIA NO PROCESSO DE EXECUÇÃO
Formação, suspensão e extinção do processo
PRESCRIÇÃO PENAL
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
Classificação das ações
INSS - CUSTEIO: PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (teoria e testes)
27/11/2018 Práticas Judiciárias.
Crimes de Trânsito Direito Penal IV.
Intervenção de terceiros
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL certezas e incertezas
Procurador da Parte: Postulação, Mandato, Direitos e Deveres
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Execução provisória da sentença
Ponto 4-1: Despesas. Custas. Honorários. Gratuidade da Justiça
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
Ponto 6-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Ação penal Prof. Marcelo Santiago
TUTELA PROVISÓRIA na (ação de) dissolução parcial de sociedade
07/05/2019 DA DESERDAÇÃO Arts a
Suspensão, Extinção e Exclusão do Crédito Tributário III
JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO
Inscrição na OAB; Mandato judicial Prof. Arthur Trigueiros
PONTO 2-1: COMPETÊNCIA GERAL
Ponto 2-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Ponto 3-1: CAPACIDADE PROCESSUAL
Ponto 4.3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS III
Ponto 5-2 COMPETÊNCIA (penal)
Ponto 6-1: ADVOGADO/GRATUIDADE
Pós - Graduação Penal e Processo Penal
Pós – Penal e Processo Penal
Transcrição da apresentação:

DIREITO PENAL I AULA 19_ TEMA 05: EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE (PÁG. 83 A 86) EM 01/11/2006. ANA PATRÍCIA RODRIGUES PIMENTEL MAURÍCIO I. DA ROSA WEB TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO

OBJETIVO DA AULA ESTUDAREMOS NA AULA DE HOJE:  A DECADÊNCIA;  A PEREMPÇÃO;  A RENÚNCIA E O PERDÃO;  A RETRATAÇÃO;  E O PERDÃO JUDICIAL.

EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE ART. 107 DO CP: EXTINGUE-SE A PUNIBILIDADE: PELA PRESCRIÇÃO, DECADÊNCIA E PEREMPÇÃO; PELA RENÚNCIA DO DIREITO DE QUEIXA OU PELO PERDÃO ACEITO, NOS CRIMES DE AÇÃO PRIVADA; PELO PERDÃO JUDICIAL, NOS CASOS PREVISTOS EM LEI.

A DECADÊNCIA É A PERDA DE EXERCER O DIREITO DE REPRESENTAÇÃO OU DE QUEIXA,POR NÃO EXERCER- LA, NO PRAZO PREVISTO EM LEI.  PRAZO PREVISTO EM LEI: 6 (SEIS) MESES.

ART. 103 DO CP O OFENDIDO (OU SEU REPRESENTANTE LEGAL)DECAI DO DIREITO DE QUEIXA OU DE REPRESENTAÇÃO SE NÃO O EXERCER DENTRO DO PRAZO DE SEIS MESES CONTADOS A PARTIR DO DIA EM QUE VEIO A SABER QUEM É O AUTOR DO CRIME.

ART. 103 DO CP NO CASO DA AÇÃO PENAL PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA, DEVE SER CONTADO DO DIA EM QUE SE ESGOTOU O PRAZO PARA O OFERECIMENTO DA DENÚNCIA.

CARACTERÍSTICAS DA DECADÊNCIA SOMENTE OCORRE CONTRA A INICIATIVA PRIVADA; TEMPESTIVIDADE: ENQUANTO NÃO FOR OFERECIDA A DENÚNCIA OU QUEIXA; NÃO SOFRE SUSPENSÃO NEM INTERRUPÇÃO; PODE SER DECRETADA DE OFÍCIO PELO JUIZ. TEM PRAZO ÚNICO DE EXERCÍCIO.

A PEREMPÇÃO É A PERDA DO DIREITO DE PROSSEGUIR NA AÇÃO PENAL EXCLUSIVAMENTE PRIVADA, POR TER SIDO O QUERELANTE INERTE NOS ATOS PROCESSUAIS. NOS TERMOS DO ART. 60 DO CPP

ART. 60 DO CPP: CONSIDERAR-SE-Á PEREMPTA A AÇÃO PENAL: I – QUANDO, INICIADA ESTA, O QUERELANTE DEIXAR DE PROMOVER O ANDAMENTO DO PROCESSO DURANTE 30 DIAS SEGUINTES. II – QUANDO, FALECENDO O QUERELANTE, OU SOBREVINDO SUA INCAPACIDADE, NÃO COMPERECER EM JUÍZO, PARA O PROSSEGUIMENTO NO PROCESSO, DENTRO DO PRAZO DE 60 DIAS (ART. 31 E 36 DO CPP)

III – QUANDO O QUERELANTE DEIXAR DE COMPARECER, SEM MOTIVO JUSTIFICADO, A QUALQUER ATO DO PROCESSO A QUE DEVE ESTAR PRESENTE, OU DEIXAR DE FORMULAR O PEDIDO DE CONDENAÇÃO NAS ALEGAÇÕES FINAIS. IV – QUANDO SENDO QUERELANTE PESSOA JURÍDICA, ESTA SE EXTINGUIR SEM DEIXAR SUCESSOR.

A RENÚNCIA É A DESISTÊNCIA DE PROPOR A AÇÃO PENAL EXCLUSIVAMENTE PRIVADA O PERDÃO É A DESSISTÊNCIA DE PROSSEGUIR COM A AÇÃO PENAL EXCLUSIVAMENTE PRIVADA. ANTES DEPOIS

A RENÚNCIA:  EM RELAÇÃO A UM CO-AUTOR: A TODOS SE ESTENDEM;  NA OMISSÃO DE UM DOS AUTORES DO CRIME, NO CONCURSO DE AGENTE: OPERA- SE A RENÚNCIA TÁCITA EM RELAÇÃO AOS DEMAIS (ART. 49 DO CPP).

O PERDÃO:  SOMENTE PODERÁ SER CONCEDIDO POR ATO BILATERAL, DEVENDO O OFENSOR ACEITAR O PERDÃO DECLARADO;  É EXTENSIVO A TODOS OS QUERELANTES QUANDO CONCEDIDO AO UM DELES;  DEVE SER CONCEDIDO ANTES DO TRÂNSITO EM JULGADO DA SENTENÇA.

A RETRATAÇÃO SIGNIFICA DESDIZER-SE, RETIRAR O QUE FOI DITO, CONFESSAR QUE ERROU. O CÓDIGO PENAL, DETERMINA OS CASOS QUE A RETRATAÇÃO SO AGENTE, EXTINGUE A PUNIBILIDADE.

EXEMPLO: ART. 143 DO CP: O QUERELADO QUE ANTES DA SENTENÇA, SE RETRATAR CABALMENTE DA CALÚNIA OU DA DIFAMAÇÃO, FICA ISENTO DA PENA.

REQUISITO DO OFENSOR (AGENTE) EM ALGUNS TIPOS PENAIS DETERMINADOS; DEVE SER FEITA ANTES DA SENTENÇA. É IRRESTRITO E INCONDICIONAL, VALENDO APENAS ÀQUELE QUERELADO QUE A DECLAROU. CORRIGIR PÁGINA 84

O PERDÃO JUDICIAL DEFINE-SE NA FACULDADE CONCEDIDA PELO JUIZ, PELAS CIRCUNSTÂNCIAS RELEVANTES E AS FORMAS EXCEPCIONAIS DO CRIME PRATICADO, O JUIZ PODE DEIXAR DE APLICAR A PENA.

O PERDÃO JUDICIAL: APLICAÇÃO DE FORMA RESTRITA (TIPO INDICADO PELA LEI) E EXTENSIVA; DIREITO PENAL PÚBLICO SUBJETIVO DE LIBERDADE; A SENTENÇA QUE CONCEDE O PERDÃO TEM NATUREZA CONDENATÓRIA_ CONSTITUTIVA ( CONDENA O RÉU E DEPOIS CONCEDE- LHE O PERDÃO). OBS: ART. 120 DO CP

ART. 107, VII E VIII DO CP  EXTINGUE-SE A PUNIBILIDADE PELO CASAMENTO DO AGENTE COM A VÍTIMA, NOS CRIMES CONTRA O COSTUME.  PELO CASAMENTO DA VÍTIMA COM TERCEIRO, NOS CRIMES REFERIDOS NO INCISO ANTERIOR, SE COMETIDO SEM VIOLÊNCIA REAL OU GRAVE AMEAÇA E DESDE QUE A OFENDIDA NÃO REQUEIRA O PROSSEGUIMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL OU DA AÇÃO PENAL NO PRAZO DE 60 DIAS A CONTAR DA CELEBRAÇÃO. CASAMENTO SUBSEQÜENTE REVOGADO LEI Nº /2005

PRÓXIMA AULA A PRESCRIÇÃO MOMENTO DE OCORRÊNCIA E OS EFEITOS DAS CAUSAS EXTINTIVAS DE PUNIBILIDADE. (PÁGINA 86 A 94)  ART. 107, IV.  ART. 109, 110,111, 112 E 113 DO CP  ART. 114 A 119 DO CP.