FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 3  EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO  Profª: Carlas C Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Advertisements

CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Tributação Direta das Pessoas Jurídicas
Noções Introdutórias Facilitador: Antomar de Oliveira Rios.
Nova Estrutura do Balanço: Grupos, Contas e Extinção EQUIPE: Adenilson Marcos João Pedro Laura Brandão Sirley Almeida Sarah Aguiar.
Tecnologia em Gestão da Qualidade Contabilidade Introdutória Setor de Educação Profissional e Tecnológica Setor de Educação Profissional e Tecnológica.
Considerando as informações abaixo: (Empresa Comercial) INDICADORES INFORMAÇÕES SOBRE O ANO DE 2010 Partic. Cap. Terceiros s/PL62,00% Ativo Circulante.
Diferença de Regime de Competência e de Caixa Exemplo Prático Prof. Jediel Mendes.
Cap 04 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus 4.1 – Introdução; 3.2 – Importância do passivo; 4.3 – Situação financeira Capital circulante líquido.
UNIP ECONOMIA E FINANÇAS PARA ENGENHEIROS E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO AULA 2 – Conceitos de Demonstrativos - Balanços Patrimoniais. PROFESSOR LUIZ ROBERTO.
PATRIMÔNIO. PATRIMÔNIO A Escola Patrimonialista define a Contabilidade como: a ciência que estuda o patrimônio, em seus aspectos estático e dinâmico.
C ONTABILIDADE Profº. A. S. Morante. DEFINIÇÃO: Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações,
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 7  CONTA E LANÇAMENTOS CONTÁBÉIS - ELEMENTOS, TEORIAS E TIPOS DE CONTAS + LANÇAMENTOS  Profª: Carlas C Ferreira.
Noções de Contabilidade
DOAR Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
Análise das Demonstrações Contábeis
Administração financeira
Contabilidade e Orçamento Público Regime Contábil e Plano de Contas
Ativo Intangível Participantes Cleidiane Rodrigues Vieira
APRESENTAÇÃO PESSOAL/ALUNOS FORMATO DE AULA
Resumo das operações 1- Integralização das quotas da Sra. Alzira na Holding da qual ela também é sócia, nas mesmas proporções do Mercado. 2- Devolução.
Demonstração de Fluxo de Caixa
Introdução Conclusão Materiais e Métodos Referências Resultados
Investimentos e Consolidação
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 5
Contabilidade Empresarial
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
Administração do Capital de Giro
Contabilidade Geral I Site:
UNIDADE 2 - FATOS CONTÁBEIS
Consolidação das Demonstrações Contábeis
Contabilidade Gerencial
Capital de Giro e análise das demonstrações financeiras
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2015
Demonstrações Financeiras Básicas
Início da aula de hoje 01/03, só apresentação
Objetivo Definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos.
Contabilidade Financeira aplicada ao SAP
Variações Patrimoniais
2ª AULA O Processo Contábil
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
PROFA.GABRIELE BUENO GOULART DE ANDRADE
Fundamentos de Contabilidade
Será que eu vou dar conta disso?
BALANÇO PATRIMONIAL.
Prof. Everson José Juarez
Objetivos da Administração Financeira
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Relatórios Contábeis Capítulo 02
ANHANGUERA EDUCACIONAL – S.JOSÉ DOS CAMPOS 2016
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
AULA Nº 3 GESTÃO FINANCEIRA E DE RISCO
Introdução a Análise de balanços
Fundamentos de Contabilidade
PLANILHA DE CÁLCULO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA
Análise de Demonstrações Financeiras
Fundamentos de Contabilidade
Investimentos e Reorganizações Societárias
Capital de Giro e Análise Financeira
Noções de Contabilidade
João Felipe Bezerra – Nº USP Juliana Vaz – Nº USP
PLANILHA DE CÁLCULO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Prof. Esp. Rosicler Aparecida Turmas: CC122N2.1 CC122N2.2
PLANILHA DE CÁLCULO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 3  EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO  Profª: Carlas C Ferreira

 Sabemos que o patrimônio é formado pelos bens, direitos e obrigações da entidade. No Balanço Patrimonial o ativo de uma empresa deve ser igual ao seu passivo. Vale lembrar que os bens e direitos são o ativo ou a parte positiva de uma empresa, e as a obrigações formam a parte negativa da entidade, o passivo.  O ativo de uma entidade, também chamado de patrimônio bruto, capital aplicado ou recursos investidos, trará as aplicações dos recursos da entidade, ou seja, onde a entidade investiu esse dinheiro.

 O ativo pode ser dividido em várias categorias:  – ativo circulante: são as disponibilidades financeiras, bens e direitos, realizáveis no exercício subsequente, ou seja, são os bens que a entidade tem e que vão ser realizáveis, transformando-se em dinheiro até o ano seguinte. Exemplo: dinheiro, venda de direitos a terceiros, que a entidade tem a receber no ano seguinte.  – ativo não circulante: subdividido em realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível, aloca os demais bens e direitos da entidade. Exemplo: imóveis, direitos de longo prazo, veículos e etc.

 “As a obrigações formam a parte negativa da entidade, o passivo.” O passivo se divide em circulante e não circulante:  Passivo circulante é composto pelas obrigações exigíveis ao longo do exercício seguinte.  Passivo não circulante são as dívidas exigíveis após o exercício seguinte.  Chamamos de passivo exigível a soma das obrigações da sociedade com terceiros (bancos, funcionários, governo, fornecedores). 

 O Patrimônio Líquido mostrará se a entidade teve mais dívidas do que bens e direitos, ou mais bens e direitos do que obrigações (dívidas).  O Patrimônio líquido também é chamado de capital próprio da entidade, pois são os valores que de fato pertencem à empresa. Esse patrimônio líquido começa a ser formado, quando a entidade é criada.

 O patrimônio líquido, ao contrário do ativo e passivo, não se divide em circulante e não circulante, mas em contas específicas, entre elas:  Capital social ou capital nominal: é a conta onde será registrado o valor que os sócios prometeram injetar na entidade.  Capital subscrito: é o capital que os sócios se comprometeram a entregar para a sociedade.  Capital realizado ou integralizado: é o capital que os sócios da entidade entregaram de fato, que será igual ao capital subscrito.

 Se o valor total do ativo for maior que o valor do passivo exigível, o Patrimônio Líquido ou Situação Líquida será maior do que zero. Assim, podemos afirmar que a situação líquida patrimonial da empresa será positiva ou superavitária. SL > 0 (positiva)  B + D > Obrigações com Terceiros  Já se o valor total do ativo for igual ao valor do passivo exigível, quer dizer, se o somatório dos bens e direitos for igual ao valor das obrigações com terceiros, o PL ou Situação Líquida da empresa será zero, ou nulo, ou seja, a empresa não terá lucro nem prejuízo.  SL nula ou 0  B + D = Obrigações com Terceiros

 Se, por outro lado, o valor total do ativo for menos que o valor do passivo exigível, o Patrimônio Líquido ou Situação Líquida será menor do que zero. Assim, podemos afirmar que a situação líquida patrimonial da empresa será negativa ou deficitária, também chamada de passivo a descoberto ou passivo descoberto. SL < 0 (negativa)  B + D < Obrigações com Terceiros  Diante do exposto, podemos afirmar que o Patrimônio líquido ou situação líquida é a soma da parte positiva do patrimônio, menos o passível exigível.

 A equação fundamental da contabilidade ou do patrimônio pode ser representada de várias formas, dentre elas: O Patrimônio Líquido (PL) será igual à soma dos bens e dos direitos menos as obrigações da entidade. Como os bens e direitos são chamados de ativos (A) e as obrigações são chamadas de passivo exigível, podemos colocar da seguinte forma:  A – P(EXIGÍVEL) = PL OU PL = A – P(EXIGÍVEL)