Ciência da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Ambientes Colaborativos de Pesquisa, Ensino e Trabalho  Palavras-chave: Trabalho Colaborativo, Mídias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Sistemas Colaborativos  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO.
Advertisements

Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Apresentação do Projecto Ciência na Escola Hugo Domingos Administrador do projecto.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
Ferramenta Android baseada em realidade aumentada e serviços baseados em localização usando notificações Acadêmico – Ronaldo Rampelotti Orientador – Dalton.
Ciência da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Ambientes Colaborativos de Pesquisa, Ensino e Trabalho  Palavras-chave: Trabalho Colaborativo, Mídias.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa MENTAL – Um Projeto Colaborativo  Palavras-Chave: Mapa Mental; Trabalho Colaborativo; Mídias Digitais.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Interface Homem-Computador
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Apresentação da Disciplina
Espaço Colaborativo BVS Brasil
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
Tecnologias de Informação e Comunicação
} } } L T E X L T E X L T E X A A A Curso de Introdução à Edição em
Wikis, Wikipédia e Websites
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
Laboratório de Mídias Sociais
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
AMBIENTE DIGITAL COMO UM ECOSISTEM -Fundamentos
DESENVOLVIMENTO COMERCIAL DE SISTEMAS
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Ciências da COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO, & COMPUTAÇÃO
Geoprocessamento.
O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante.
Título do Projeto Nome do Aluno
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
1.
Ciência & Engenharia da Computação
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód
MBA em Marketing e Comunicação
Evolução do ensino a distância
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
RESULTADOS E CONCLUSÕES
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Trabalho de Conclusão de Curso I
Flávia Maria Santoro Seminários PPGI Flávia Maria Santoro UNIRIO Agosto 2007.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Prof. Dr. Pimentel ComunicaTEC Tecnologias de Comunicação
e-­Lattes:­ Extração e Análise de CV Lattes
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
“GUIA” FONTES DE CONSULTA BIBLIOGRÁFICA ONLINE
Gerência da Informação - Apresentação da Disciplina1 Temas para Seminários Fluxo de Trabalho - Workflow Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) Sistemas.
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
Transcrição da apresentação:

Ciência da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Ambientes Colaborativos de Pesquisa, Ensino e Trabalho  Palavras-chave: Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web jornalismo, e o CiberJornalismo  P rof. Benedito Medeiros Neto - FAC/CIC FAC – GRADUAÇÃO  Disciplina: Comunicação + Informação + Computação = CIC/ICC/CCI  30 de Agosto de 2016

AMBIENTES COLABORATIVOS (de Pesquisa; de Aprendizagem; e de Trabalho)

CONCEITOS DE AMBIENTE/FRAMEWORK COOPERATIVO E/OU COLABORATIVO  O Ambiente/FrameWork cooperativo e um grupo de agentes (pessoas ou máquina) que cooperam na resoluc ̧ a ̃ o de problemas mas que têm a capacidade de resoluc ̧ a ̃ o EM um agente isolado.  O Ambiente/FrameWork colaborativo e um grupo de agentes (pessoas ou máquina) que colaboram na resoluc ̧ a ̃ o de (um) problema(s) que esta ̃ o ALÉM da capacidade de resoluc ̧ a ̃ o de um agente isolado.

OS PRIMEIROS AMBIENTES PESQUISA, ENSINO E TRABALHO COLABORATIVO

SISTEMAS COLABORATIVO COOPERATIVO  Ambiente/FrameWork Colaborativos ou Cooperativos são sistemas de informação que fornecem suporte computacional aos indivíduos (máquinas) que tentam resolver um problema em cooperação com outros. Sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo, … (Wikipidea).

COLABORATIVE ENVIRONMENT (same site; same time)

AMBIENTE (COOPERATIVO &Web Semântico)  Já o sistema concorrente e aquele no qual os agentes na ̃ o colaboram por um objetivo em comum, cada um trabalhando apenas para seu proprio objetivo.

AMBIENTE (Cooperativo; Colaborativo)

ARQUITETURA DO AMBIENTE EM CAMADAS - 1 Arquitetura em camadas do Ambiente Colaborativo a ser proposta proposto estará divido em 3 camadas:  A primeira camada e de entrada. Nesta camada esta ̃ o as classes que permitem ao administrador definir como o ambiente colaborativo sera utilizado, por exemplo a definic ̧ a ̃ o do script que sera utilizado e definic ̧ a ̃ o dos grupos.

COMPUTER SUPPORTED COOPERATIVE WORK

UMA MODELAGEM DO AMBIENTE COLABORATIVO - 2  A segunda camada compreende as classes que permitem o trabalho. Estas classes oferecem os recursos para que o usuario interaja com o sistema colaborativo. ..

UMA MODELAGEM DO AMBIENTES COLABORATIVO - 3  A terceira camada e a camada de saida, nesta camada todos os usuarios podem visualizar o trabalhos realizado pelas interac ̧ o ̃ es dos usuarios com o sistema.

CSCW – Conceitos Básicos CSCW: Irene Greif do MIT (Massachusetts Institute Technology) e Paul Cashman da DEC (Digital Equipament Corporation) em  Área: Pesquisa multidisciplinar focada em métodos efetivos de compartilhar informações e coordenar atividades  Objetivo: Compreender como a tecnologia apoia o desenvolvimento da interação humana para produzir um produto ou trabalho específico

PRODUTOS CSCW – "Groupware” = SISTEMAS COLABORATIVO.BR Mesmo Local Locais Diferentes Mesmo Tempo Clicker Cheering Meters Cinematriz BackChannel Crowdvoting Google Drive Innvation Redes Sociais Twiddle Triple Beat Google Drive Tempos Dife- rentes FourSquare Display Públicos MAGICBroad Google Drive Wikipedia GWAP Redes Sociais Compra Coletiva CrowsFunding Delicious CrowdVoting Google Drive

COMUNIDADES de Práticas - CoPs  O desenvolvimento de ambientes de Comunidades (Virtuais/aprendizagem) de Prática (CoPs), dentro do contexto da Web Semântica possibilita o trabalho em um domínio de conhecimento específico e um caráter social.  Ambiente Colaborativo* que utiliza os recursos da Web Sema ̂ ntica, e que favorece o processo de Trabalho Colaborativo. O Ambiente Colaborativo e baseado em scripts de colaborac ̧ a ̃ o e integrado a um framework de criac ̧ a ̃ o de CoPs estruturadas sema ̂ nticamente(*).

COMUNIDADE DE PRÁTICA – CoP sbgc.org.br – Gestão do Conhecimento

COMUNIDADES DE PRÁTICAS - CoPs  O desenvolvimento de ambientes de Comunidades (Virtuais/aprendizagem) de Prática (CoPs), dentro do contexto da Web Semântica possibilita o trabalho em um domínio de conhecimento específico e um caráter social.  Ambiente Colaborativo que utiliza os recursos da Web Sema ̂ ntica, e que favorece o processo de Trabalho Colaborativo. O Ambiente Colaborativo e baseado em scripts de colaborac ̧ a ̃ o e integrado a um framework de criac ̧ a ̃ o de CoPs estruturadas sema ̂ nticamente.

Características de Produtos de CoP CoP do Protegé OntoShare Platyplus Wiki Referências et Artigo em [7] e.net Conceito CoP Padrão Ferramenta que dá suporte a CoPs Foco na troca de conhecimento Ferramenta Wiki Wiki Web Web Semân- tica Com recursos semânticos Metadados: RDFs, perfil do usuário e confronto com interesses Metadados - uma página é um recurso RDF Recursos Wiki Wiki Web; Fórum; Site (Portal); Repositório Repositório; Mecanismos de busca de acordo com modelos semânticos (conceituais) e perfis de usuário Wiki estruturada de forma semântica; Navegação direcionada conforme sujeitos e predicados dos recursos RDF;

PROPOSTA DE ESTUDOS E PROJETOS COLABORATIVOS - 1 A) CRIAR AMBIENTES TRABALHO COLABORATIVOS para Estudantes de Jornalismo (Vide FCAd) 1)Escolher os "Groupwares" factíveis 2) Usar smartphone, Computador e Tabletes 3) Implementar Atividades síncronas e assíncronas 4) Aplicar o Modelo Colaborativo 3C, Coordenação, Cooperação e Comunicação (Script)

PROPOSTA DE ESTUDOS E PESQUISA -2 B) IMPLATAÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL CEDOC/MDM: UMA VERSÃO PARA USO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS article/view/713 C) IMPLEMENTE UMA BIBLIOTECA DIGITAL SEMÂNTICA PARA O CEDOC/FAC (Vocabulário Controlado/ Vide FCAd.org) D) ESPECIFICAR E DESENVOLVER UMA APP PARA SUPORTE AO AMBIENTE COLABORATIVO DO CEDOC

ETAPAS DOS PROJETOS COLABORATIVOS  Planejamento (o que nós queremos?/Metodologia Big6 ou outra)  Fontes de pesquisa  Meios (Requisitos Funcionais e não Funcionais)  Execução (Projetos Colaborativos em Rede)  Acompanhamento dos trabalhos  Relatórios (Mapas; textos; aplicativos/Entregáveis)  Avaliação das apresentações pelos pares e dos textos pelos professores. Possíveis publicação dos melhores trabalhos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS –  Artigos de Referências (+100)  Livros, Teses e Dissertações  Núcleos de Pesquisas  Metodologias e Métodos  Projetos de Pesquisa  (Vide site: