Programa de Reabilitação Visual para Escolares com Baixa Visão Rita de Cássia Ietto Montilha Maria Elisabete R F Gasparetto Maria Ines R S Nobre Zélia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Felipe Amaral Rodrigues APRENDIZAGEM EM INGLÊS. Introdução e Justificativa Este projeto tem por objetivo descrever e desenvolver uma ferramenta que auxilie.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
GT – Educação Superior em Ibero-américa Universidades Federais
Dr. Rodrigo Rudge Ramos Ribeiro Prof. Dra. Magda Adelaide Lombardo
Autoras: Gabriela da Cruz Evangelista Cali Laguna Achon
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE Profª Drª Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Prof.ª Drª Márcia.
Inclusão no Ensino Superior: Perspectiva da inclusão na percepção de servidores técnico-administrativos FINANCIAMENTO: AUTORES: Carlos Eduardo CANDIDO.
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Psicologia: ciência e profissão.
Percepção de professores e funcionários para análise da política e gestão universitária Carlos Eduardo Candido Pereira-Doutorando José Luís Bizelli -
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Pesquisa Mercadológica
PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1];
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
Adriane Rodrigues, Degram Lopes e Fabiane Leal
2 Graduandos em Medicina, Universidade de Rio Verde (UniRV)
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Marcia Fortes Wagner¹, Anderson Siqueira Pereira2, Margareth.
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
I Encontro de Licenciaturas da
QUALIDADE DE VIDA NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE – SC SEGUNDO A ESCALA DE QUALIDADE DE VIDA DE FLANAGAN. (Medicina) Rosemeri Maurici da Silva, Francine.
VERÍSSIMO S. DE JESUS1 , ANTONIO J. P. JUNIOR2 FRANCK N. M. BARBOSA3
Estrutura da monografia segundo a norma ABNT
Tipos de estudos epidemiológicos
Doação de sangue, uma busca sem fim!
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
ESCOLA: UM AMBIENTE PROMOTOR DA SAÚDE EMOCIONAL DOS PROFESSORES?
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
Projeto: Badminton na UFS
A FAVOR DA INCLUSÃO SOCIAL Paloma Yasmin da Silva Paulino;
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
VIII Fórum Institucional de Ensino
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
DELINEAMENTO DA PESQUISA
Titulo Nome dos autores
PROJETO DE PESQUISA.
Construindo a intervenção psicossocial
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Programa de Reabilitação Visual para Escolares com Baixa Visão Rita de Cássia Ietto Montilha Maria Elisabete R F Gasparetto Maria Ines R S Nobre Zélia Z L C Bittencourt Keila M M Carvalho Universidade Estadual de Campinas Brasil

“Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” CEPRE

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação Faculdade de Ciências Médicas Universidade Estadual de Campinas

Introdução De acuerdo con las estimaciones de la OMS en millones de personas del mundo entero sufrían discapacidad visual 39 millones de ellas eran ciegas. (OMS, 2013)

Introdução 246 milhões sofrem de perda moderada ou severa da visão 90% dessas pessoas vivem em países em desenvolvimento, como Brasil (OMS, 2013)

Introdução El objetivo del PLAN DE ACCIÓN MUNDIAL SOBRE SALUD OCULAR es: – reducir la discapacidad visual evitable como problema de salud pública mundial y – garantizar el acceso de las personas con discapacidad visual a servicios de rehabilitación (OMS, 2013)

Introdução Baixa visão e Cegueira entre estudantes adolescentes pode limitar : – experiências de vida, –o desempenho na realização de tarefas, –o desenvolvimento emocional e social, comprometendo sua qualidade de vida

Introdução Nesse contexto: O Programa de Reabilitação do Cepre- FCM – Unicamp –Atende escolares com deficiência visual por meio Grupo interdisciplinar de reabilitação

Objetivo Descrever como a equipe interdisciplinar de reabilitação propiciou ações de reabilitação entre escolares com deficiência visual, visando favorecer conhecimento e uso de recursos de tecnologia assistiva

Método Estudo quanti e qualitativo –Vivências com recursos de tecnologia assistiva –levantamento descritivo População: – escolares com deficiência visual participantes do Programa de Reabilitação do CEPRE/FCM/ UNICAMP e que estudavam em escolas regulares.

Método A coleta de dados –Diário de campo - vivências –questionário semi-estruturado, aplicado por meio de entrevista. verificar o conhecimento e uso de tecnologias assistivas levantar o interesse, pela utilização das mesmas no âmbito escolar.

Resultados A população foi composta por 33 escolares com baixa visão média de idade de 14 anos 60% sexo feminino

Resultados Os participantes foram divididos em subgrupos de aproximadamente 7 Participaram de 7 encontros com profissionais de pedagogia e de terapia ocupacional

Resultados 70,0% dos sujeitos relataram não conhecer os recursos de tecnologia assistiva e sua importância 71,0% dos entrevistados relataram a ausência desses recursos no âmbito escolar.

Resultados Atividades realizadas nos encontros –Apresentação de recursos de tecnologia assistiva visando o uso da visão residual –Vivências com os recursos ópticos e não ópticos em atividades de leitura e escrita

Resultados Atividades realizadas nos encontros –Vivências com a informática –Vivências com jogos –Vivências em atividades cotidianas como culinária –Troca de experiências

Resultados TABELA 3 – INTERESSE NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA – APÓS A VIVÊNCIA PARA O CONHECIMENTO E USO DOS MESMOS N=33 * f % Tiposcópio 058 Plano inclinado1322 Pautas ampliadas1119 Fontes ampliadas1119 Régua adaptada 814 Braille móvel 915 Dosvox/Lawindows 712 Informática 7 12 * Respostas Múltiplas

Considerações Finais Os escolares relataram grande satisfação por utilizarem os recursos de tecnologia assistiva, Houve troca de experiências e vivências entre os participantes Expressaram melhoria do uso da visão residual.

Considerações Finais Os escolares relataram necessidade e interesse no uso desses recursos nas atividades escolares e no cotidiano.

Referências Salud ocular universal : un plan de acción mundial para Organización Mundial de la Salud, ( ht_form/en/index.html).