PROFESSORA: PATRÍCIA REGINA DE S. CARNEIRO PRÉ-VESTIBULAR: VERBO ESTUDANTIL FEIRA DE SANTANA-BA: 16/09/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA GERAL Aula 08 – FUNÇÕES E PROPRIEDADES QUÍMICAS - REAÇÕES I
Advertisements

Profs: Renato Acconcia Cláudio de Freitas
Aula 1 2° ano Professor: Bruno
Funções inorgânicas Dissociação iônica NaCℓ  Na+ + Cℓ- Ionização
Equilíbrio em Soluções Aquosas
Ácidos e Bases: Cálculos de pH e pOH
Teorias ácido-base ARRHENIUS. Teorias ácido-base ARRHENIUS.
Ácidos e Bases.
ÁCIDOS, HIDRÓXIDOS E SAIS
Química Inorgânica Ácido de Brönsted-Lowry:
Ligações Químicas LIGAÇÃO IÔNICA
CAPÍTULO 16 Equilíbrio Ácido-Base
Capítulo 17 Aspectos adicionais dos equilíbrios aquosos
Equilíbrio ácido-base
EQUILÍBRIO IÔNICO.
“Funções Inorgânicas”
Capítulo 16 Equilíbrio ácido-base Nomes:Pedro Augusto Rodrigues Tássio de Rezende Prof. Dr. Élcio.
Funções químicas Ácidos, Bases, Sais e óxidos
Capítulo 4 Reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções
DEFINIÇÕES DE ÁCIDOS E BASES
Funções Inorgânicas Profª. Suziane A. Jacobs.
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
Equilíbrio ácido-base
Equilíbrio Ácido-Base
Equilíbrio Ácido-Base
ÁCIDOS E BASES ORGÂNICOS.
Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração
Exercício 1 Química Equilíbrio Iônico Hidrólise Salina
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Tópico 4:
Ligações Químicas 9° ano. Ligação Química A regra do octeto: Os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que eles estejam rodeados.
ÁCIDOS BASES E SAIS Nome; Adriana n;01 Marlon N;30 1ºfases.
Ácidos Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico,
Química Orgânica II Prof. Alonso Goes.  Se enquadram em 4 categorias: ◦ Substituição, Adição, Eliminação, ou rearranjo.  SUBSTITUIÇÃO: ◦ reações características.
Química Geral Aula 3 – Tabela e Ligações. Tabela Periódica.
QUÍMICA.
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
Ácidos e bases Definição: A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como.
Ligação Química Energia de ligação.
Ligações Química Bruno Santana lima.
Bioquímica da Água Bioquímica Marcelo Correa.
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
Interações Interatômicas
Conceitos Modernos de Ácidos e Bases
H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = - Reação de óxidorredução
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
FUNÇÕES INORGÂNICAS.
Quimica 11º.
Quimica Orgânica Introdução.
Propriedades Bioquímicas da Água
Base Ana Clara, Sarah G..
Introdução as reações químicas
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Equilíbrio Iônicos em soluções aquosas
Reação de neutralização
Profa. Márcia Souza Fonseca
Reações em soluções aquosas
AULA 02 BALANCEMENTO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO ARISTIDES CIPRIANO.
Geometria Molecular.
Conceitos fundamentais da atomística
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
REAÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS I
Bases NaOH  Na+ + OH- Ca(OH)2  Ca2+ + 2OH- Al(OH)3  Al3+ + 3OH-
Ligação Covalente MÓDULO 07 Página 254 Prof. Callegaro.
GEOMETRIA MOLECULAR A forma geométrica de uma molécula pode ser
Teorias Ácido-Base Prof. Marcel Piovezan
Mas o que um sal ? Do ponto de vista prático. Os sais apresentam como principal característica o sabor salgado: Sal de cozinha Bicarbonato de sódio Permanganato.
Reações de Neutralização Ácido-Base
QUÍMICA INORGÂNICA III – SAIS
Ligação química Na natureza, raramente ocorrem átomos isolados  instáveis. Os átomos se unem para adquirir maior estabilidade, formando 11 Na 17 Cl ouredes.
Transcrição da apresentação:

PROFESSORA: PATRÍCIA REGINA DE S. CARNEIRO PRÉ-VESTIBULAR: VERBO ESTUDANTIL FEIRA DE SANTANA-BA: 16/09/2009

CONCEITO DE ARRHENIUS Ácidos: são espécies que, em solução aquosa, liberam íons H + como único cátion. Ex.: HCl H + + Cl - H 2 SO 4 2H + + SO - 4

Bases: são espécies que, em solução aquosa, liberam íons OH- como único ânion. Por isso também são chamados de Hidróxidos. Ex.: NaOH Na + + OH - Ca(OH) 2 Ca OH -

Atualização do conceito de Arrhenius Os íons H + liberados pelos ácidos, se combinam com a água para formar íons H3O +, chamados hidrônio ou hidroxônio. H + + H 2 O H 3 O +

Sendo assim, as equações de ionização dos ácidos dadas nos exemplos anteriores são mais completas se escritas em forma: HCl + H 2 O H 3 O + +Cl - H 2 SO 4 + 2H 2 O 2H 3 O + + SO - 4

Conceito de Brönsted-Lowry O conceito de Arrhenius tem três limitações principais: 1. É restrito a soluções aquosas e muitas reações importantes ocorrem em outros solventes;

1. 2. A água não é o único solvente a ionizar ácidos ou dissociar base; 3. Não permite prever o caráter ácido de espécies químicas não hidrogenados, bem como o caráter básico de espécies químicas que não contêm hidroxila.

Essas dificuldades começaram a ser sanadas quando Brönsted e Lowry propuseram a seguinte ampliação para o conceito de Arrhenius: Ácidos: são espécies doadoras de prótons.

Bases: são espécies receptoras de prótons. Ex.: HCl + H 2 O H 3 O + + Cl - ácido base

Portanto, uma reação de ácido-base de Brönsted-Lowry ocorre sempre segundo o esquema : ÁCIDO 1 + BASE 1 ÁCIDO 2 + BASE 2 Onde o ácido e a base fortes originam, espontaneamente, o ácido e a base mais fracas.

Observação: Certas substâncias, a depender do meio reacional, podem se comportar ora como ácidos, ora como base de Brönsted-Lowry- são substâncias anfóteras ou anfipróticas.

Ex.: HNO 3 + H 2 O H 3 O + + NO - 3 Ácido H 2 SO 4 + HNO 3 H2NO HSO + 4 base

Conceitos de Lewis Os conceitos de Arrhenius e de Brönsted-Lowry apresentaram uma limitação em comum: nenhum deles podia dispensar o hidrogênio. Essa dependência foi eliminada por Lewis, quando conceituou ácidos e bases em termos eletrônicos.

Ácidos: são espécies capazes de receber um par de elétrons numa ligação covalente dativa. Bases: são espécies capazes de doar um par de elétrons numa ligação covalente dativa.

Ex.: BF 3 + NH 3 F 3 BNH 3

Como regra geral, temos: Os principais ácidos de Lewis são os cátions e as principais bases de Lewis são as substâncias onde o átomo central tem par de elétrons disponível com possibilidade de formar ligação covalente dativa(5A, 6A e 7A).

CONCEITOSÁCIDOSBASES ARRHENIUS Liberam como único cátion H + ou H 3 O + em solução aquosa. Liberam como único ânion OH - em solução aquosa. BRÖNSTED-LOWRY Doam prótons.Recebem prótons. LEWIS Aceitam par de elétrons, numa ligação covalente dativa. Doam par de elétrons numa ligação covalente dativa.

Um conceito amplia o outro Arrhenius Brönsted- Lowry Lewis

Portanto, vamos analisar uma mesma reação através dos três conceitos: HCl + H 2 O H 3 O + + Cl - Arrhenius: HCl é ácido, pois em água fornece H 3 O +.Por este conceito não se pode classificar H 2 O nem como ácido nem como base.

Brönsted-Lowry: continua ácido, pois é doador de H + a água. H 2 O é base, pois recebe H +. Lewis: HCl é ácido de Lewis, pois o H recebe um par eletrônico em ligação dativa.H 2 O é base, pois possui um par eletrônico para ceder.

Questão (UFBA)Analise as afirmações abaixo, relacionadas aos conceitos de ácidos e bases: (01)Segundo Brönsted-Lowry, ácido são espécies capazes de doar prótons. (02)Segundo Lewis, bases são espécies capazes de receber prótons. (04) Segundo Arrhenius, ácidos são espécies capazes de aceitar um par de elétrons para o estabelecimento de uma ligação dativa.

(08)Os ácidos de Arrhenius são também ácidos segundo Brönsted. (16) Os ácidos de Arrhenius são também ácidos segundo Lewis. (32) As bases de Brönsted são também bases segundo Arrhenius. (64) As bases de Lewis são também bases segundo Brönsted.