UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA P ROF. D R. ANTONIO V. H. SOLA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Advertisements

DIREITO CONCORRENCIAL PROF. WILIAM CARVALHO. Aspecto PROFISSIONAL -Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Positivo -Graduado em Direito.
PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.yolasite.com.
Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho, MSc Vice-Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Natal/RN, TRABALHO FINAL DE CURSO.
Fundamentos de Programação: Apresentação Cleone Silva Técnico em Informática.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
OBJETIVOS DO ENADE Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação. Avaliar.
TRABALHO DE CURSO I Ementa: O Trabalho de Curso I consiste em desenvolver trabalhos, dentro do campo da Administração, com o objetivo de colocar em prática.
Banco de Dados Contrato Pedagógico.
I Reunião de Pais e Mestres
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação

Física - Mecânica Contrato Pedagógico.
Critérios de aprovação
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Professor Ademilson Teixeira
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
ANATOMIA PATOLÓGICA - AVALIAÇÃO
INFORMES GERAIS 2º/2016 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Parte III – Planejando o Projeto
DIREITO CONSTITUCIONAL I
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Estágio Curricular Supervisionado 2018
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
EEEM Profª Salomé Carvalho
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
APRESENTAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Física - Termodinâmica
Avaliar desempenho de servidores
Física - Eletromagnetismo
Serviço de Psicologia e Orientação
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Discussão geral da disciplina O Plano de Ensino da Disciplina
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Elaborado por: Professor Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Avaliar desempenho de servidores
Elaborado por: Professor Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Professor Dani Prestini
Contextualização: escola e alunos
FILOSOFIA E ÉTICA.
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Banco de Dados Contrato Pedagógico.
Física - Termodinâmica
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Metodologia do Ensino de Física I
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Calendário de Recuperações TCC E METODOLOGIA
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA P ROF. D R. ANTONIO V. H. SOLA

ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I MPORTÂNCIA DA DISCIPLINA CAPACITAR OS ENGENHEIROS PARA O TRABALHO NA ÁREA DE GESTÃO DE ENERGIA EM EMPRESAS.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA Compreender o uso de energia, seus impactos ambientais e socioeconômicos. Promover a conscientização e a capacitação para a Gestão de Energia e ações de melhoria da eficiência energética. Elaborar Projetos nos usos finais de energia.

DIDÁTICA DA DISCIPLINA – FUNDAMENTADA EM QUATRO PILARES: I) AMBIENTE COM ALTO NÍVEL DE APRENDIZAGEM II) INTERAÇÃO ALUNO & CONHECIMENTO III) INTERAÇÃO PROFESSOR & ALUNO IV) RELACIONAMENTO TEORIA & PRÁTICA

DIDÁTICA DA DISCIPLINA RELACIONAMENTO TEORIA & PRÁTICA Fixação gradual dos conceitos e ligação entre a teoria e a prática: AULA TEÓRICA QUESTIONÁRIO EXERCÍCIOS/PROJETOS Apresentação e discussão dos conceitos Fixação dos conceitos Ligação com a prática

DESEMPENHO DO ALUNO

AVALIAÇÃO ATIVIDADES PRÁTICAS Avaliação dos trabalhos. OS TRABALHOS DEVERÃO SER FEITOS SOMENTE EM SALA DE AULA, EXCETO POR MOTIVO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO OU FORÇA MAIOR. NESTE CASO O TRABALHO DEVERÁ SER DISCUTIDO COM O PROFESSOR ANTES DE SER ENVIADO. APROVEITAMENTO EM SALA DE AULA Interesse pelas aulas; Empenho nos trabalhos; Espírito de equipe com os colegas;

DESEMPENHO DO ALUNO AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO Proporcionada a todos que precisarem ou quiserem recuperar o aproveitamento acadêmico. Prova individual com toda a matéria ao final do semestre letivo.

APROVAÇÃO NOTA FINAL MAIOR OU IGUAL A 6,0 FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 75% Nota parcial em Energia e em Eficiência energética: NOTA PARCIAL 1: Trabalhos de energia: T1 a T9 NOTA PARCIAL 2 :Trabalhos de eficiência energética: T10 a T20

ÉTICA NA DISCIPLINA

ÉTICA - D EFINIÇÃO Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Dicionário Michaelis

FRAUDE- D EFINIÇÃO Logro; falsificação de produtos, documentos, marcas etc.; qualquer ação ilícita, desonesta, ardilosa que busca enganar ou ludibriar alguém. Não cumprimento de um dever, de uma obrigação: a promessa era fraude. Figurado. Que não é verdadeiro; pessoa falsa: ele sempre foi uma fraude. (Etm. do latim: fraus. fraudis) Dicionário Online de Português

R EGULAMENTO D ISCIPLINAR D ISCENTE Art. 5º XII – Transcrever, transmitir e/ou receber frases, textos e fórmulas de fonte documental ou virtual, de forma ilícita em avaliações acadêmicas ( e.g. cola acadêmica).

Q UEM FRAUDA O SISTEMA DE AVALIAÇÃO : Transgride o Regulamento Disciplinar discente da UTFPR. Descumpre um dever junto à instituição de ensino que emite o diploma com a sua chancela. Ingressa no mercado de trabalho sem o conhecimento, as habilidades e competências necessárias esperadas pelo empregador.

QUAL O PERFIL DO ENGENHEIRO QUE A UTFPR ESTÁ FORMANDO?

QUAL O PERFIL PROFISSIONAL QUE VOCÊ DESEJA TER?

POSTURA ÉTICA ELABORAR OS PRÓPRIOS DOCUMENTOS; NÃO UTILIZAR DOCUMENTOS ELABORADOS POR OUTROS ALUNOS, QUER SEJA DO MESMO SEMESTRE OU DE ANTERIORES. DOCUMENTOS NESSA CONDIÇÃO SERÃO “ZERADOS”. QUANDO FIZER TRABALHO EM DUPLA, PARTICIPAR EFETIVAMENTE DO TRABALHO COM O(A) COLEGA. NÃO ALTERNAR ELABORAÇÃO DE TRABALHO ENTRE A DUPLA.

RECOMENDAÇÕES EVITAR FALTAR ÀS AULAS; OBSERVAR A SEQUÊNCIA: Teoria Questionário Exercício/projeto OBTER O MATERIAL DA AULA NA PÁGINA PESSOAL. ENVIAR OS TRABALHOS DE PREFERÊNCIA NAS AULAS OU IMEDIATAMENTE APÓS, OBSERVANDO OS LIMITES DE DATAS. MANTER BACKUP DO MATERIAL DISPONIBILIZADO E ENVIADO; Ter acesso fácil ao material nas aulas.

DATAS PARA ENTREGA DE TRABALHOS NOTA PARCIAL 1 TRABALHOS T1 A T9 ENTREGUES ATÉ 28/09/2016 NOTA PARCIAL 2 E FINAL TRABALHOS ENTREGUES ATÉ 07/12/2016 EVENTUAIS TRABALHOS NÃO ENTREGUES ANTERIORMENTE SERÃO CONSIDERADOS NESTA PARCIAL.

CONTATO DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAL: //paginapessoal.utfpr.edu.br/sola ENVIO DE TRABALHOS Exclusivamente no da disciplina: AS DÚVIDAS NÃO SERÃO SANADAS POR !